WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Estudo do IP móvel e sua aplicação em sistemas de comunicações  móveis para tráfego de dados  (2)

Autor: Aurélio Corbioli Neto 

GLOSSÁRIO  

Acknowledgment - uma mensagem que informa a um remetente que seus dados foram recebidos corretamente pelo receptor pretendido.
Address resolution
- o processo de determinar o endereço da camada de enlace de um nó cujo o endereço da camada de rede é conhecido (por exemplo, determinar o endereço Ethernet que corresponde a um endereço IP). 
Advertise reachability - o processo pelo qual um roteador envia atualizações de rotas afim de anunciar que o roteador é um bom Next Hop a ser usado para alcançar um destino específico ou um grupo de destinos.
Agent Discovery - o processo pelo qual um nó móvel determina sua localização atual ou seu movimento (de um foreign link para outro) e adquire um foreign agent care-of address em um foreign link. O Agent Discovery é uma extensão do ICMP Router Discovery.
AH (Authentication Header) - um cabeçalho de protocolo que provê autenticação, verificação de integridade, proteção a uma possível réplica e não rejeição para um pacote IP completo.
Área de cobertura (Coverage area) - a área sobre a qual o sinal de um transmissor (sem fio) pode ser recebida com segurança.
ARP (Address Resolutation Protocol) - um protocolo padrão que realiza resolução de endereços entre endereços IP e vários endereços da camada de link.
Autenticação (Authentication) - Aprova ou desaprova a identidade reivindicada de alguém ou alguma coisa.
Autorização (Authorization) - o processo de verificação onde comprova-se que a unidade tem permissão de acesso a um recurso.
Backbone - um link ou links de alta velocidade usados para interconectar os roteadores de provedores de serviço ou organizações.
Binding - uma associação no home agent entre o home address do nó móvel e seu care-of address atual e o tempo de vida remanescente desta associação.
Bit - um dígito binário (0 ou 1).
Bridge - um dispositivo da camada de enlace que retransmite frames entre dois ou mais links conectados.
Broadcast packet - um pacote destinado para todos os nós em um link único ou em vários links.
Buffering - no contexto de tráfego em tempo real, uma estratégia na qual dados são acumulados por algum período de tempo, considerando as variações nos atrasos de transmissão. 
Byte
- um grupo de oito bits (também chamado de octeto ou caracter).
Camada de apresentação - Camada 6 do modelo de referência OSI, responsável por definir a sintaxe e codificação dos tipos de dados de diferentes sistemas operacionais.
Camada física - camada 1 do modelo de referência OSI, responsável for transferir bits de informação através de um meio particular de comunicação.
Camada de rede (network layer) - camada 3 do modelo de referência OSI, que é responsável por mover pacotes de uma fonte original para o destino final através de uma topologia arbitária de roteadores e links.
Camada de sessão - Camada 5 do modelo de referência OSI, responsável por prover serviços orientados a aplicação para as camada superiores (por exemplo: verificação da transferência de grandes arquivos).
Camada de transporte - Camada 4 do modelo de referência OSI, responsável por mover segmentos contendo dados de camadas mais acima, da origem para o destino. Protocolos da camada de transporte confiáveis como o TCP, garantem a não ocorrência de erros e a entrega em ordem sequencial de dados das camadas superiores. Outros, como o UDP, provêm pouco mais que a capacidade de multiplexação que o IP provê por si mesmo.
Care-of address - um endereço usado temporariamente por um nó móvel como ponto de saída de um túnel quando o nó móvel está conectado em um foreign link.
CDPD (Cellular Digital Packet Data) - uma WAN wireless padrão para envio de pacotes IP através de canais livres de um sistema celular analógico.
Ckecksum - um valor calculado a partir do conteúdo de um cabeçalho de um protocolo e / ou um payload, usado para detectar erros em transmissões.
Collocated care-of address - um endereço temporário designado a uma das interfaces do nó móvel.
Congestionamento (Congestion) - uma condição na qual os roteadores de uma rede estão sobrecarregados com pacotes e são incapazes de direcioná-los à frente, devido a velocidade de seus links conectados.
Controle de congestionamento (Congestion Control) - um algoritmo do TCP que detecta congestionamento e diminui a quantidade de dados que um remetente pode transmitir durante períodos de congestionamento.
Criptografia - manipulação matemática de dados, de maneira complexa, para garantir a proteção da informação. 
Desencapsulamento - o processo de extrair um primeiro pacote (cabeçalho e payload), da região de payload de um segundo pacote.
Device driver - software que encobre as características específicas de um hardware de uma interface de rede e os protocolos de camadas mais baixas, da camada de rede.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) - um protocolo pelo qual um host obtêm de um servidor certas informações que ele necessita para comunicar-se, como um endereço IP, comprimento de prefixo e o endereço do servidor DNS.
DNS (Domain Name System) - um sistema na Internet que mapeia o nome de hosts em endereços IP.
Encapsulamento (Encapsulation) - o processo de colocar um primeiro pacote (cabeçalho mais payload) dentro da região de payload de um segundo pacote. 
Encapsulamento Recursivo (Recursive Encapsulation) - uma condição na qual pacotes tunneled reentram continuamente no mesmo túnel antes de sair do mesmo.
Endereço lógico (logical address) - endereços usados pelos protocolos da camada de rede, que são independentes dos endereços físicos ou da camada de rede.
Entry-point - o nó realizando a função de encapsulamento em um túnel.
Ethernet - um protocolo da camada de link designado para compartilhar uma media e tipicamente utilizado sobre fio de cobre. A Ethernet geralmente opera a 10 Mbps ou 100 Mbps.
Exit-point - o nó realizando a função de desencapsulamento em um túnel.
FDDI (Fiber Distributed Interface) - um protocolo da camada de link designado para compartilhamento em uma media baseada em fibra-ótica, que opera a velocidade de 100 Mbps.
Foreign Agent - um roteador com no mínimo uma interface no foreign link atual do nó móvel. Quando um nó móvel utiliza um foreign agent care-of address, o foreign agent é responsável pela extração de um pacote do túnel e entrega o mesmo para o nó móvel. Um foreign agent poderá também servir como um roteador padrão para pacotes enviados por um nó móvel registrado.
Foreign agent care-of address - um endereço de um foreign agent que tem no mínimo uma interface no foreign link atual do nó móvel.
Foreign link (foreign network) - qualquer outro link diferente do home link do nó móvel, isto é, qualquer link no qual o prefixo de rede não é igual ao prefixo de rede do home address do nó móvel.
Fragmentação (fragmentation) - o processo no qual um extenso pacote IP é particionado em partes menores (chamados fragmentos) afim de encaixá-los dentro um link MTU (Maximum Transfer Unit).
Frame - um cabeçalho mais um payload (camada de link), isto é, um cabeçalho da camada de link mais um pacote.
FTP (File Transfer Protocol) - um protocolo da camada de aplicação na Internet, usado para transferir arquivos entre dois hosts através da rede.
Gratuitous ARP - uma mensagem ARP Reply (provendo um mapeamento entre o endereço IP do remetente e o endereço link-layer) a qual não é requisitada por qualquer mensagem ARP Request correspondente. Por exemplo, um nó móvel envia vários gratuitous ARP's quando quer que o mesmo retorne a seu home link.
GRE (Generic Routing Encapsulation) - uma forma opcional de tunneling que pode ser suportada pelos home agents, foreign agents e nós móveis. O GRE permite que um pacote payload de qualquer protocolo da camada de rede seja encapsulado dentro de um pacote de qualquer outro (ou do mesmo) protocolo da mesma camada.
Header (Cabeçalho) - uma pequena porção de dados anexada aos dados passados abaixo por uma camada superior e enviada através da rede.
Higher layer - uma camada de protocolo imediatamente acima do IP. Exemplos seriam protocolos de transporte, como o TCP e o UDP, protocolos de controle como o ICMP, protocolos de roteamento como o OSPF e Internet ou protocolos de camadas inferiores utilizando tunneling sob IP, como IPX, Apple Talk ou o próprio IP. 
Home address - um endereço permanente de um nó móvel que é utilizado em correspondência com outros nós, independente da sua localização atual.
Home Agent - um roteador com no mínimo uma interface no home link do nó móvel. O home agent intercepta pacotes destinados para o home address e envia-os via túnel para o care-of address do nó móvel, quando o mesmo está conectado ao foreign link. Um nó móvel informa a seu home agent seu care-of address atual através de um protocolo de registro autenticado, definido pelo IP Móvel.
Home link (home network) - o link que possui o mesmo prefixo de rede de um home address permanente de um nó móvel.
Hop - a distância entre uma fonte e um destino medida no número de roteadores que os separam (por exemplo, hosts vizinhos estão "zero hops" distantes, hosts separados por um simples roteador estão "um hop"distantes, etc.)
Host - qualquer nó que não seja um roteador.
Hostname - um string de caracteres usados para identificar um host ou um roteador no DNS.
Host móvel (mobile host) - um nó móvel que mantém conectividade por si mesmo.
HTTP (HyperText Transfer Protocol) - um protocolo da camada de aplicação na Internet usado para transferir páginas web e outros conteúdos para a WWW (World Wide Web).
ICMP (Internet Control Message Protocol) - um grupo de mensagens de erro e diagnóstico usadas por hosts e roteadores para reportar problemas ou informações de status. O ICMP deve ser suportado pelo nó que reivindica suportar IP.
IESG (Internet Engineering Steering Group) - um grupo que vigia as atividades do IETF e aprova documentos de grupos de trabalho antes dos mesmos serem publicados como RFCs.
IETF (Internet Engineering Task Force) - grupos de trabalho para produzir e definir padrões para a Internet ou resolver um problema operacional na Internet. O grupo de trabalho IP Routing for Wireless/Mobile Hosts (mobileip) produziu as RFC's 2002-2006, que definem a operação do IP Móvel.
IGMP (Internet Group management Protocol) - um grupo de mensagens usadas pelos hosts para unirem-se (tornarem-se membros de) grupos multicast e por roteadores multicast para investigar qualquer membro em um link específico.
Integrated Mobility Extension - uma extensão que o nó móvel pode acrescentar em suas mensagens Registration Request afim de receber pacotes de outros protocolos além do IP, enquanto conectado em um foreign link.
Interface - a conexão física de um nó com o link.
Interface física - uma interface que conecta um nó a um meio físico.
Interface virtual - uma interface que realiza encapsulamento ou desencapsulamento, mas, ao contrário de uma interface física, não conecta um nó a um meio físico.
Internet - uma rede global baseada no grupo de protocolos do TCP/IP.
Intranet - uma rede privada baseada nos protocolos TCP/IP que também é parte da Internet global, protegida de intrusos pelo firewall ou uma rede que não é conectada a Internet global.
IP (Internet Protocol) - o protocolo da camada de rede da Internet. O IP provê a entrega de pacotes pelo melhor esforço, sem conexão, em nome da camada de transporte e dos protocolos das camadas mais altas.
IP address - um identificador na camada IP para uma interface ou um grupo de interfaces.
IP in IP Encapsulation - o protocolo padrão da Internet para tunneling de pacotes IPv4 dentro de pacotes IPv4. Todos os foreign agents, todos os home agents e todos os nós móveis que suportam operação com collocated care-of address devem implementar IP in IP Encapsulation.
IPCP (Internet Protocol Control Protocol) - um protocolo de controle de rede PPP (NCP) que negocia endereços IP e outros parâmetros necessários para a correta operação do IPv4 sobre link PPP.
IPv4 - versão 4 do Internet Protocol.
IPv6 - versão 6 do Internet Protocol, o sucessor do IPv4.
LAN (Local Area Network) - um link cobrindo uma área geográfica relativamente pequena, tipicamente na ordem de metros ou centenas de metros.
Layer (camada) - a combinação de um protocolo e o serviço que ele provê. 
Link - a media sobre a qual os nós podem comunicar-se na camada de link, isto é, a camada imediatamente abaixo do IP. Exemplos: Ethernet, links PPP, X.25, Frame Relay ou redes ATM.
Link MTU (Maximum Transfer Unit) - o tamanho máximo de um frame individual que o protocolo da camada de link é capaz de transferir.
Link-layer address (endereço link-layer) - um identificador usado para indicar a fonte e o destino de um frame link-layer.
Medium (ou media) - uma facilidade de comunicação sobre a qual os bits podem ser transferidos na camada física, isto é, a camada abaixo da camada de link de dados. Exemplos: fio de cobre, fibra-ótica, e canais de rádio. 
Membros -  receptores de um grupo multicast
Minimal Encapsulation - uma forma opcional de tunneling do IPv4 em IPv4 que pode ser suportada por home agents, foreign agents e nós móveis. A Minimal Encapsulation tem 8 ou 12 bytes menos overhead que a IP in IP encapsulation.
Mobilidade (mobility) - a habilidade de um nó mudar seu ponto de conexão de um link para outro, enquanto mantém todas as comunicações existentes e usando o mesmo endereço IP no novo link.
Mobilidade heterogênea (Heterogeneous mobility) - mobilidade através de diferentes tipos de links e medias subjacentes. O IP Móvel é único na habilidade de prover mobilidade heterogênea.
Mobilidade homogênea (Homogeneous mobility) - mobilidade através de um simples tipo de link  e a media subjacente. CPDP e IEEE 802.11 provêm mobilidade homogênea, enquanto o IP Móvel acomoda tanto mobilidade homogênea como heterogênea.
Multicast Routing Protocol - um protocolo utilizado por roteadores multicast para trocar informações sobre a localização dos membros de grupos multicast.
- um host ou um roteador.
Nó móvel (mobile node) - um nó com capacidade de mobilidade, isto é, um nó que pode mudar seu ponto de conexão de um link para outro, enquanto mantém todas as comunicações existentes e usando o mesmo endereço IP no novo link.
Nó nômade (nomadic node) - um nó capaz de nomadicity.
Nomadicity - a habilidade de um nó mudar seu ponto de conexão de um link para outro mas sem terminar todas as comunicações em andamento no seu link anterior e iniciar novas comunicações no seu novo link (com um novo endereço IP).
Orientado a conexão (Connection- oriented) - um protocolo que tem três diferentes fases: estabelecimento da conexão, transferência de dados e encerramento da conexão.
OSI (Open System Interconnection) - um modelo de referência de sete camadas para comunicações de computadores.
Pacote (packet) - cabeçalho mais payload.
Pacote IP - um cabeçalho IP mais um payload.
Pacote multicast - um pacote destinado a varios nós, isto é, cada membro de um grupo multicast.
Path MTU (MTU do caminho) - o menor dos links MTU individuais compreendendo o caminho entre uma fonte original e o destino final.
Payload - a porção de um segmento, pacote ou frame  contendo dados que serão passados abaixo por um protocolo de uma camada superior ou aplicação.
Peers - duas entidades de protocolo do mesmo tipo comunicando-se atravé da rede.
Port - uma palavra de 16 bits que permite às entidades receptoras do TCP e do UDP determinarem quais das possíveis aplicações das camadas mais altas devem receber  a porção de dados de qualquer segmento que chega através da rede.
PPP (Point-to-Point Protocol) - um padrão da camada de link para encapsulamento de pacotes de vários diferentes protocolos em links ponto a ponto, como linhas telefônicas.
Prefix-length (comprimento de prefixo) - o número de bits que abrange a porção do prefixo de rede de um endereço IP.
Prefixo de rede (network prefix) - um string de bits que consiste de algum número de bits iniciais de um endereço IP. O prefixo de rede é idêntico para todos os nós no mesmo link.
Protocol entity - um módulo de hardware ou software dentro do dispositivo de rede que implementa um protocolo específico.
Protocolo - um grupo de regras e procedimentos governando como dois ou mais computadores cooperam para realizar funções específicas atráves da rede.
Protocolo de roteamento (Routing protocol) - um protocolo usado entre roteadores para trocar informações sobre a localização de destinos na rede (por exemplo: OSPF, RIP, BGP).
Proxy ARP - uma mensagem ARP Reply enviada por um nó designado em nome de algum outro nó, que é incapaz de responder a uma mensagem ARP Request por si mesmo. Por exemplo, um home agent envia mensagens Proxy ARP para um nó móvel que registrou seu care-of address em um foreign link.
Rede móvel (mobile network) - uma coleção de hosts e roteadores que são fixos entre si, mas são coletivamente móveis, como uma unidade, em relação ao resto da porção fixa da Internet.
Registro (Registration) - o processo pelo qual um nó móvel informa a seu home agent seu care-of address atual e, em alguns casos, requer  serviço de um foreign agent.
Relaying - o processo pelo qual um nó recebe dados da camada de transporte ou da camada de aplicação de um primeiro nó, processa a informação recebida e finalmente transmite este dado para um segundo nó. Um relaying node consome o pacote e gera um novo pacote para transportar a informação.
RFCs (request for Comments) - uma série de documentos que contêm protocolos padrões da Internet, como também uma grande variedade de outras informações interessantes e úteis, de relevância para a comunidade da Internet.
Rota (Route) - uma entrada numa tabela de roteamento.
Rota específica (host-specific route) - uma entrada na tabela de roteamento que combina exatamente um destino. Uma rota específica tem um comprimento de prefixo igual a 32 bits.
Rota padrão (default route) - uma entrada na tabela de roteamento que combina todos os possíveis destinos. Uma rota padrão tem um comprimento de prefixo igual a zero bit.
Roteador (Router) - um dispositivo da camada de rede que direciona pacotes não explicitamente endereçados para ele mesmo.
Roteador multicast - um roteador capaz de direcionar pacotes multicast.
Routing table (tabela de roteamento) - uma entidade de software ou hardware dentro de um host ou roteador que utiliza isto para selecionar o Next Hop e a interface de saída para pacotes que ela transmite.
Routing table entry - uma entrada na tabela de roteamento consistindo de um target, prefix-length, o Next Hop e a interface.
RS-232 - um protocolo da camada física frequentemente usado para conectar computadores em modens.
Segmento - um cabeçalho da camada de transporte mais payload. Um segmento geralmente forma o payload de um pacote IP.
Soft state - um grupo de variáveis mantidas por um entry-point de um túnel afim de retransmitir mensagens ICMP geradas dentro do túnel para a fonte final de um pacote.
TCP (Transmission Control Protocol) - um protoco de transporte confiável, full-duplex e orientado a conexão usado através da Internet.
Topologia - o layout de uma rede, especificamente, a interconexão entre hosts, roteadores e links na rede.
Túnel (tunnel) - o caminho seguido por um primeiro pacote enquanto ele é encapsulado dentro do payload de um segundo pacote.
UDP (User Datagram Protocol) - um protocolo da camada de transporte não confiável, não orientado a conexão usado através da Internet.  O UDP é um pouco mais que uma interface da camada de aplicação para o IP.
Unicast - um pacote destinado para um único host ou roteador. 
WAN (Wide Area Network) - um link através de uma área geográfica relativamente grande, tipicamenete na ordem de kilômetros ou milhares de kilômetros.
Window (Janela) - no TCP, o número máximo de segmentos que um nó pode enviar para seu peer antes de parar e esperar por acknowledgements.

Anterior                Home WirelessBR                Próxima