WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

GSM - CONCEITOS BÁSICOS       (2)

Cortesia especial da Agilent Technologies Brasil    (*)

Esta página contém 2 figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

A interface aérea do sistema GSM

 

Este é um sistema GSM. 
As estações móveis (MS), sejam telefones celulares (e portáteis) e as tradicionais unidades móveis instaladas em automóveis, falam com o Sistema da Estação Base (BSS) pela interface aérea de RF. 
O Sistema de Estação Base (BSS) é formado por uma Estação Transceptora Base (BTS) e um Controlador de Estação Base (BSC). 
É comum que diversas BTS estejam localizadas em um mesmo local, criando de 2 a 4 células setorizadas ao redor de uma torre de antena comum. 
As BSC são freqüentemente ligadas à BTS por links de microondas. 
O link do BSC à BTS é chamado de interface Abis. 
Tipicamente, de 20 a 30 BTS serão controladas por um BSC. 
Por sua vez, diversas BSS são subordinadas a uma Central de Comutação e Controle (MSC), que controla o tráfego entre diversas células diferentes. 
Cada Central de Comutação e Controle (MSC) terá um Registro de Localização de Visitante (VLR), no qual as unidades móveis que estiverem fora das células de sua área local serão listadas, de forma que a rede saiba onde encontrá-las. 
A MSC será também conectada ao Registro de Localização de Unidade Móvel Local (HLR), a Central de Autenticação (AUC) e ao Registro de Identidade do Equipamento (EIR), de forma que o sistema possa verificar se os usuários e equipamentos são assinantes em situação legal. 
Isto ajuda a evitar o uso de unidades móveis roubadas ou fraudadas. 
Há também instalações dentro do sistema para as organizações de Operações e Manutenção (OMC) e de Gerenciamento da Rede (NMC). 
A Central de Comutação e Controle (MSC) também possui uma interface para outras redes, como as Redes Privadas Fixas de Telefonia Móvel (PLMN), Redes Públicas de Telefonia Comutada (RPTC) e redes RDSI.

A mesma visão, simplificada:


Obs: LAP-D (protocolo de Acesso ao link para dados (RDSI)
       LAP-Dm ( Protocolo de acesso ao link do canal Dm
       Dm - canal de controle (terminologia de RDSI aplicada ao serviço móvel)
       Abis (Application binary interface) - trata-se de um link terrestre

Observando um quadro mais simples do sistema GSM, podemos ver a estação transceptora base, o controlador de estação base, a central de comutação e controle e a rede pública de telefonia comutada, ligadas por linhas grossas (links de fibras ópticas e microondas). 
O link entre as unidades móveis e a estação base é a interface aérea. 


(*)  Agradecimento
Esta matéria é uma cortesia especial da
Agilent Technologies Brasil, que autorizou sua publicação com pequenas adaptações em relação ao documento original. Apresentamos nossos sinceros agradecimentos.
Helio Rosa - Coordenador do WirelessBR
(29/09/2002) 

Home WirelessBR                   Anterior                    Próxima