WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

CDMA - CODE DIVISION MULTIPLE ACCESS        (10)

Autor: Rogério Boros


10. Conclusão

Para atender às necessidades das operadoras e seus assinantes, há um número de objetivos que devem ser alcançados com a migração dos sistemas analógicos para digitais. Verificou-se, por exemplo pelo Grupo de Infra-estrutura Celular da Motorola, que o IS-54 TDMA era muito limitado para atingir requerimentos de uma nova geração de sistemas celulares. Apesar de apresentar um aumento de capacidade em 3 vezes, ele não pareceu atender às especificações de qualidade de voz, novos serviços e ampliação de capacidade no futuro. 

As características técnicas de qualidade e capacidade do IS-95 CDMA se traduziram em uma comunicação extremamente confiável, de boa relação custo/benefício para ser competitiva e lucrativa no futuro das comunicações sem fio, trazendo vantagens econômicas qualitativas para as operadoras e assinantes. 

10.1. O CDMA para Sistemas Celulares

Quando implementado em sistemas telefônicos celulares, a tecnologia CDMA oferece numerosos benefícios para a operadora e seus assinantes: 

·         Aumento de capacidade de 8 a 10 vezes o de um sistema AMPS e de 4 a 5 vezes do sistema GSM.

·         Qualidade de chamada melhorada: CDMA fornece um sinal melhor e mais consistente, trazendo maior qualidade de voz e chamadas do que as outras tecnologias.

·         Projeto simplificado de sistema: não é mais necessário fazer um planejamento de freqüências detalhado como em sistemas analógicos e TDMA.

·         Privacidade avançada: dada à baixa probabilidade de interceptação e à codificação do sinal CDMA.

·         Maior tempo de conversação e standby para telefones portáteis: permitido pelo preciso controle de potência e outras características do sinal, assim a unidade móvel pode transmitir a frações inferiores aos sistemas AMPS e TDMA.

·         Características avançadas: vocoders múltiplos de alta qualidade, SMS (serviço de mensagens curtas), ativação do móvel pelo ar, sleep mode, dados/fax. 

10.2. CDMA para Personal Communications Services (PCS)

Os serviços de comunicação pessoal (PCS) são uma tentativa de antecipar os sistemas de comunicação sem fio do futuro, através dos quais pessoas podem se comunicar com quem, quando e aonde queiram. 

O CDMA é uma excelente solução para PCS, pois oferece alta capacidade e maior faixa de cobertura. Requerendo menos células que os outros tradicionais sistemas, o CDMA também é visto como a solução mais efetiva em custo para esta tecnologia. 

Desde a ampliada eficiência espectral à aprimorada qualidade de chamada e flexibilidade de características, o CDMA oferece benefícios chave para as operadoras PCS wireless, alguns que são especialmente relevantes:

·         Capacidade aumentada: ao longo do tempo, operadoras que fornecem maior capacidade dentro do mesmo espectro terão menores despesas operacionais.

·         Qualidade de áudio: o CDMA tem um número de características únicas que fornecem uma robusta transmissão RF, assegurando também melhor performance em relação a chamadas derrubadas.

·         Flexibilidade de Vocoders: vocoders diferentes podem ser usados para diferenciação de produto e serviço.

·         Menor bloqueio: a capacidade no CDMA é flexível, e tem um limite suave. Como resultado, a taxa de bloqueio é reduzida uma vez que a capacidade pode crescer em resposta à demanda.

·         Cobertura ampliada: redução do número de células necessárias para a mesma cobertura em comparação com outras interfaces aéreas, preservando a mesma qualidade de áudio.

·         Baixa custo de implantação: com uma larga vantagem na margem do link (por volta de 5 dB), um sistema CDMA requer aproximadamente metade do número de células para a mesma cobertura e carga do sistema. Essa eficiência diminui os custos de aquisição de equipamentos e sites, e é especificamente efetiva para novas implantações. 

10.3. CDMA para Wireless Local Loop (WLL)

Em muitos países em desenvolvimento, há uma grande demanda por novos serviços telefônicos residenciais e comerciais. Cada vez mais operadoras buscam tecnologias sem fio para rapidamente fornecer milhares de novas linhas com alta qualidade e preço razoável. 

Os benefícios do CDMA fazem dele uma excelente tecnologia a ser escolhida pelas companhias de telefonia fixa. Num ambiente de telefonia fixo, estima-se que o CDMA pode fornecer de 15 a 20 vezes a capacidade de um sistema AMPS, resultando na maior capacidade por célula oferecida para aplicações WLL [Motorola]. Assinantes em um sistema fixo requerem menos potência RF para atender a qualidade necessária, portanto mais assinantes podem ser incluídos em um canal de código. 

Além disso, o CDMA otimiza o uso do espectro de rádio, o qual é um recurso progressivamente escasso a nível mundial. A capacidade de reuso simples de freqüências e possibilidade de bandas descontínuas, além de sua faixa ampliada de cobertura, simplifica o projeto de RF e implantação. Isso permite às operadoras investir em menos sites com instalação mais rápida, diminuindo o tempo de retorno do investimento.

Bibliografia 

[RNT] RNT, ano 18 – no. 208 A – Dezembro/1996 – ISSN 0102-3446 

[Motorola] “CDMA Technology & Benefits. An Introduction to the Benefits of CDMA for Wireless Telephony.” Motorola, Inc. – Cellular Infrastructure Group – Abstract Version 1.3 – Março/1996

[Dino] “CDMA, Introdução, Projeto, Comunicações Wireless” – Adriana Gonçalves B. de F. Dino – Tese de Mestrado – Junho/1997 

[CDG] www.cdg.org 

[Tripathi] “Handoff in Cellular Systems” – Tripathi, Reed & Van Landingham – IEEE Personal Communications, The Magazine of Nomadic Communications and Computing – vol. 5 no. 6 – Dezembro/98 

[Lee] “Overview of Cellular CDMA” – Lee, William C. Y. – Transactions on Vehicular Technology, vol. 40, no. 2 – Maio/1991 

[Viterbi] “CDMA, Principles of Spread Spectrum Communication” – Viterbi, Andrew J. – Addison-Wesley Publishing Company – Junho/1995 

[Dinan] “Spreading Codes or Direct Sequence CDMA and Wideband CDMA Cellular Networks” – Dinan, Esmael H. e Jabbari, Bijan – IEEE Communications Magazine – vol. 36 no. 9 – Setembro/1998  

 

Home WirelessBR                     Anterior