WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 


Caracterização e Modelamento do Canal Wireless Indoor     (5)
 

Autores:  Alan Queiroz da Silva, Aline Danielle Masaki Tabarana, Antônio Marcos de Lima Araújo,
Carlos Leonidas,  Mirian Carla Pinheiro Viana,  Ronaldo Oliveira dos Santos
(*)


Esta página contém 2 figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.
 

7.  RESULTADOS

Os resultados analisados foram obtidos com o auxílio de uma camada perfeitamente casada, UPML [6], utilizada para truncar o domínio numérico. Dessa forma tem-se uma região limitada para o cálculo dos campos eletromagnéticos e além do que, livre de reflexões espúrias, uma vez que este tipo de condição de contorno permita que as ondas eletromagnéticas que se propagam além dos limites do cenário não introduza reflexões indesejáveis na região a ser analisada.
Inicialmente, analisou-se a distribuição espacial do campo elétrico Ez, considerando a fonte de excitação dentro da residência, Figuras 8(a) e 9(a) e com a fonte de excitação fora da residência, Figuras 8(b) e 9(b).

Figura 8 – Distribuição de campo elétrico após 275 interações
 

Figura 9 – Distribuição de campo elétrico após 425 interações

Em ambos os casos podem se observar claramente os efeitos da refração quando o campo elétrico propaga-se através das paredes da residência.
Observa-se também que o campo elétrico propaga-se para fora do domínio numérico, mostrando a funcionalidade da condição de contorno.
 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima