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Tutorial de programação J2ME 
Parte 3 - Pág. 1  
Plataforma Java 2 Micro Edição (J2ME)

Autor: Rodrigo P. Garcia Corbera 

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Tutorial J2ME - Parte 3

Introdução

Como pudemos aprender nos tutoriais anteriores, os dispositivos celulares podem implementar em seu sistema o KVM, a máquina virtual que roda aplicações J2ME. A API de programação para aparelhos celulares está baseada em CLDC e MIDP. Para maiores detalhes veja o tutorial - parte 1 (http://geocities.yahoo.com.br/brasilwireless/tutorial_j2me/j2me_01/j2me_01.html)
Também pudemos ver um exemplo de aplicação em J2ME que escreve na tela do celular a frase "Hello World!", conforme a figura abaixo:

 

O exemplo da aplicação "Hello World!" e as estruturas de programação utilizadas podem ser encontrados no tutorial - parte 2 (http://geocities.yahoo.com.br/brasilwireless/tutorial_j2me/j2me_02/j2me_02.html).

Neste capítulo 3 do tutorial vamos abordar como compilar e testar a aplicação "Hello World!" utilizando o Wireless ToolKit que a Sun Microsystems disponibiliza em seu site (para maiores detalhes de como obter as ferramentas, veja o tutorial - parte 1).

Suponhamos que o Toolkit foi instalado no diretório "C:\J2MEwtk". Dentro desse diretório teremos a seguinte estrutura de arquivos e diretórios referente ao próprio Toolkit:

· Arquivo: BinaryLicense.html contem o contrato da licença de uso do Toolkit. 

· Arquivo: BinaryReleaseNotes.html contem notas sobre a versão instalada do Toolkit. 

· Arquivo: index.html página HTML que aponta para a documentação do Toolkit. 

· Diretório appdb\ contem arquivos de dados tais como informações RMS de cada Midlet. 

· Diretório apps\ contem as aplicações demonstração e novas aplicações/projeto que são criados adicionalmente no KToolbar. É aqui que será criada a estrutura para nossa aplicação "Hello World!". 

· Diretório bin\ contem arquivos Batch e outros executáveis usados pelo Toolkit. 

· Diretório docs\ contem documentação e guias de uso do Toolkit e das APIs do J2ME. 

· Arquivo lib\midpapi.zip contem as classes com as APIs CLDC e MIDP. Esses arquivos são usados durante compilação dos arquivos fonte (*.java) e na pré-verificação do byte-code das classes geradas por esse fontes (*.class). 

· Diretório sessions\ contem dados de monitoração da execução das aplicações no simulador. Com esses dados é possível monitorar o uso da memória, rede e outros durante a execução de um Midlet. 

Para uso neste tutorial é necessário que o código a seguir seja copiado para um arquivo texto sem formatação (do tipo gerado com NotePad) e salvo com o nome "HelloJ2ME.java". Note que a linguagem JAVA faz distinção entre minúsculas e maiúsculas e portanto deve-se tomar especial atenção ao nome do arquivo que tem que ser obrigatoriamente igual ao nome da classe que nele é definida.
O código do programa que será utilizado em este tutorial segue abaixo:

import javax.microedition.midlet.*;
import javax.microedition.lcdui.*;

public class HelloJ2ME extends MIDlet implements CommandListener
{
       private Display display;
       private TextField t;
       private Command comandoDeSaida;
       private Form formularioPrincipal;

       public HelloJ2ME() {
            display = Display.getDisplay(this);
            formularioPrincipal = new Form("HelloJ2ME");
            comandoDeSaida = new Command("Exit", Command.SCREEN,1);
            t = new TextField("Text","Hello World!",15,TextField.ANY);
            formularioPrincipal.addCommand(comandoDeSaida);
            formularioPrincipal.append(t);
            formularioPrincipal.setCommandListener(this); 
       }

       public void startApp() {
            display.setCurrent(formularioPrincipal);
       }

       public void pauseApp() {
       }

       public void destroyApp(boolean incondicional) {
       }

       public void commandAction(Command comando, Displayable s) {
            if (comando == comandoDeSaida) {
                 destroyApp(false);
                 notifyDestroyed();
            }
       }
}


Como usar o Wireless Toolkit?


Uma vez instalado conforme as instruções descritas no site da SUN, podemos iniciar o desenvolvimento de aplicações baseadas em J2ME. No nosso tutorial vamos demonstrar o uso do Wireless Toolkit através do programa "Hello World!".
O primeiro passo é iniciar o KToolbar que é onde criaremos um projeto. A figura abaixo ilustra onde pode ser localizada a aplicação em ambientes Windows.



Uma vez iniciado o aplicativo KToolbar, o mesmo se apresentará como a seguir.

 

[Continua]

 

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