WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 


A Busca pela Qualidade no Gerenciamento de Projetos (1)
 

Éder Souza e Silva e Érico Sandre Mendonça Machado

CENTRO UNIVERSITÁRIO EUROAMERICANO – UNIEURO
PRÓ-REITORIA E PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO DE MBA EM GESTÃO DE PROJETO DE SOFTWARE

Projeto de Monografia:
Busca pela Qualidade no Gerenciamento de Projetos
Publicado em 01/07/08

Trabalho de Conclusão de Curso de MBA em Gestão de Projeto de Software
Centro Universitário
EUROAMERICANO – UNIEURO

Autores:
Éder Souza e Silva
Érico Sandre Mendonça Machado



Resumo
O presente trabalho visa demonstrar a relação humana entre produtor e consumidor desde o inicio até os dias de hoje, buscando ao longo do tempo a qualidade do bem ou do serviço acordado entre eles. O trabalho enfoca os principais momentos desta busca pela qualidade, assim como os principais conceitos desenvolvidos a respeito desta temática através dos tempos. A utilização deste histórico é uma ferramenta para o aprendizado do gerenciamento de projetos, quanto ao gerenciamento da qualidade, descrevendo como a empresa nacional vem trabalhando no crescimento da qualidade de seus produtos em tecnologia da informação.

Palavras-chave: Qualidade, Projeto, PMBOK

Abstract
This paper aims to demonstrate the human relationship between producer and consumer from the beginning until today, looking over time the quality of the good or service agreed between them. The work focuses on the key moments of this quest for quality, as well as the main concepts developed on this theme through the ages. Using this history is a tool for learning the management of projects, on the management of quality, describing as a national company has been working on the growth of the quality of its products in information technology.

Keywords: Quality, Design, PMBOK


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO
      1. MOTIVAÇÃO
2.  HISTÓRICO DA QUALIDADE       
      2.1   INÍCIO DA PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE
          2.2   A QUALIDADE COM OS JAPONESES
3.  A QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
      3.1   CONCEITOS E ASPECTOS DA QUALIDADE NA GERÊNCIA DE PROJETOS
4.  ENFOQUE DO GUIA PMBOK NO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
      4.1  GERENCIAMENTO DE QUALIDADE NO PMBOK
      4.2  O PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
      4.3  A GARANTIA DA QUALIDADE
      4.4  O CONTROLE DA QUALIDADE
5. EXEMPLO NA BUSCA DA QUALIDADE DE UMA EMPRESA BRASILEIRA
       5.1 O ESCRITÓRIO DE PROJETOS
       5.2 OS NOVOS PROJETOS
6.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. INTRODUÇÃO

1. MOTIVAÇÃO

A Qualidade na Gerência de Projetos é uma busca constante durante a trajetória da História humana, iniciando-se quando as pessoas começaram a produzir e também a se preocupar com a verificação do bem produzido antes da entrega. Com o passar dos tempos, a busca de mecanismos de controle de qualidade tem evoluído, e contribuído para a proposta de novos rumos para antigas fórmulas, adequando às práticas as novas necessidades, para que haja a satisfação do cliente e o desenvolvimento salutar das empresas que o atendem.
A busca da qualidade deve acompanhar o desenvolvimento histórico abordado pelos grandes estudiosos (Deming, Juran, Crosby e outros) do tema, assim como, levar em consideração os organismos de controle de qualidade da atualidade como ISO (International Organization for Standardization Organização internacional de normalização).
No capítulo "Histórico da Qualidade", os passos da busca da qualidade serão abordados desde o relacionamento entre as pessoas que elaboravam seus produtos até o recebimento pelos respectivos clientes, enfocando-se como os mecanismos de controle da qualidade dos produtos foram evoluindo até os dias de hoje.
No capítulo "A Qualidade no Gerenciamento de Projeto", os conceitos de gerenciamento da qualidade no processo de gerenciamento de projetos serão abordado junto com os aspectos que devem ser desenvolvidos ao longo do processo para que a busca pela qualidade seja uma constante meta.
No capítulo "Enfoque do Guia PMBOK no Gerenciamento da Qualidade! mostra como o PMBOK trata o Gerenciamento da Qualidade, detalhando os processos de planejamento, garantia e controle da qualidade.
No capítulo "Exemplos na Busca da Qualidade em uma Empresa Brasileira" relata como o processo de gerenciamento de qualidade acontece dentro de uma empresa brasileira, e como a busca pela qualidade abrange os processos de gerenciamento de projetos na área de Tecnologia.

2. HISTÓRICO DA QUALIDADE

Neste capítulo, será abordado o tema que explica como a busca pela qualidade surgiu no relacionamento entre as pessoas que elaboravam seus produtos e os seus respectivos clientes ao recebê-los, e como os mecanismos de controle da qualidade dos produtos foram evoluindo até os dias atuais.

2.1  INÍCIO DA PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE

Segundo João Ricardo Mendes (Gerenciamento de Projetos, 2006) a busca da qualidade já vem ocorrendo desde séculos passados, quando os trabalhos encomendados aos artesãos e pintores eram avaliados e discutidos por executores e os clientes. Esta avaliação já determinava a qualidade do produto entregue, servindo como base para determinar preço e o potencial do profissional que executou o trabalho. Este sistema de troca de informações entre o cliente e o profissional produziu produtos manufaturados de grande qualidade, gerando verdadeiras obras de arte.
Com a chegada da Revolução Industrial e conseqüente produção em massa, as pessoas estavam tão empolgadas com o ato de adquirir novos bens que não se preocupavam tanto com a qualidade dos produtos, porém esta época durou pouco. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a qualidade dos produtos passou a ser uma prioridade, pois os artefatos bélicos não poderiam ter uma baixa qualidade, o que colocaria em risco a ação no campo de batalha. Segundo Aguinaldo Fernandes, no período da Segunda Grande Guerra, surgiu às primeiras funções segregadas que possuíam a finalidade específica de fiscalizar. A garantia da qualidade dos produtos passou a ser uma tarefa destes supervisores.
Estes supervisores foram os responsáveis pelo aparecimento das primeiras ferramentas de estatísticas referentes ao controle de qualidade. As inspeções eram feitas com base em técnicas de amostragem, pois a realização em cem por cento dos produtos era impraticável, sendo realizadas em conformidade com produtos gráficos de controle. Estas ferramentas de controle tiveram uma grande evolução neste momento, sendo um dos elementos responsáveis pelo sucesso econômico norte-americano.

2.2  A QUALIDADE COM OS JAPONESES

No período pós-guerra, os japoneses receberam um grande ajuda dos americanos, que por estarem ocupados com a reconstrução do seu próprio país, enviaram do Dr. W. Edwards Deming para realizar visitas e seminários que expunham suas idéias, que vieram a causar uma impressão muito favorável. Estas idéias eram muito simples, e pregavam que ao invés de tentar melhorar a supervisão de qualidade dos produtos, o que não era muito eficiente, deveria haver uma preocupação com a compreensão a respeito das causas do surgimento dos defeitos, ou seja, entender porque os defeitos aparecerem. Com um entendimento do problema, o mesmo seria corrigido, ocasionando um menor desperdício e a criação de produtos com uma melhor qualidade. Deming é considerado o pai do milagre japonês.

Na década de 60, os japoneses desenvolveram a idéia do Controle da Qualidade Total (CQT). Este processo nasceu com a globalização da economia, e o conseqüente aumento do nível de exigência com relação a produtos que tivessem uma maior qualidade. Surgiu o pensamento de que a qualidade dos produtos também passava pela qualidade do projeto.

Nos anos 80, as idéias, métodos e práticas do CQT evoluíram para o Controle da Qualidade Por Toda Empresa (Companywide Quality Control). Sua área de atuação passava por todas as funções da empresa, fornecedores e compradores, com o objetivo de buscar a qualidade de serviços e produtos conforme requisitos dos consumidores bem como por meio da Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM).
Foram criadas, em 1987, as primeiras normas internacionais sobre Sistema de Qualidade, as normas ISO 9000. A figura 1.0 demonstra graficamente o processo da evolução da Qualidade.
 

Figura 1.0
Evolução Histórica da Qualidade
Fonte: Gerência Efetiva de Software Através de Métricas/ Aguinaldo Aragon, 1995

Portanto, a história demonstra que a qualidade nos processos de construção dos mais diversos produtos e execução dos mais variados serviços, sofreu uma evolução no seu controle. E, é um processo em constante evolução.


Autores:

Eder Souza e Silva (eder.silva@caixa.gov.br) é formado em processamento de dados (UNEB 1992), com MBA em gestão de projeto de software (UNIEURO 2008).
Trabalha na área de Informática desde 1988, tendo atuado em empresas das áreas financeira e de seguridade, estando desde 1990 na área bancária. Área principal de interesse: projeto, analise design e implementação na área bancária/financeira.
Atualmente é Especialista Técnico na Vice-Presidência de Tecnologia da CEF.

Érico Sandre Mendonça Machado (ercsm2@gmail.com) é formado em Direito (UNICEUB 1994), com MBA em gestão de projeto de software (UNIEURO 2008). Trabalha na área de Informática desde 1987, tendo atuado em empresas na área financeira e de prestação de serviços com ênfase em projetos de Recursos Humanos e Contabilidade, estando desde 1989 na área bancária. Área principal de interesse: gerência projetos, requisitos, analise design e implementação na área bancária, financeira e de investimentos. Atualmente é Consultor de Processo Sênior na Vice-Presidência de Tecnologia da CEF.

Home WirelessBR                     Próxima