WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 


A Busca pela Qualidade no Gerenciamento de Projetos (5)
 

Éder Souza e Silva e Érico Sandre Mendonça Machado

Esta página contém duas figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta

4.4 O CONTROLE DA QUALIDADE

Segundo Kaoru Ishikawa, O Controle da Qualidade Total é uma abordagem que tem como princípios básicos:
f) Qualidade em primeiro lugar - não os lucros a curto-prazo em primeiro lugar;
g) Orientação para o consumidor - não orientação sobre o enfoque da empresa;
h) O primeiro processo é o cliente;
i) Usar fatos e dados - utilização de métodos estatísticos;
j) Respeito pela humanidade como filosofia da administração - administração plenamente participativa;
k Gerenciamento por funções cruzadas. (Controle da Qualidade Total à Maneira Japonesa, 1993).

Segundo o PMBOK, o processo de controle da qualidade ocorre durante todo o projeto e envolve o monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios (PMBOK, 2004). As entradas para esse processo incluem o plano de gerenciamento da qualidade, as métricas da qualidade, as listas de verificação da qualidade, os ativos de processos organizacionais, as informações sobre o desempenho do trabalho, as solicitações de mudanças implementadas e as entregas de produtos.

As ferramentas e técnicas para o controle da qualidade são executadas utilizando as sete ferramentas básicas para a qualidade. São elas:
1) O diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe, é um diagrama que ilustra como diversos fatores podem estar vinculados a possíveis problemas ou efeitos. A figura 3 demonstra como é o diagrama de causa e efeito.

Figura 3
Diagrama de Causa e Efeito
Fonte: PMBOK, 2004

2) Os gráficos de controle estatístico permitem verificar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível. A figura 4 é um exemplo de um gráfico de controle de desempenho de prazos do projeto. Os gráficos podem ser aplicadas no projeto para monitorar se as variações de custos ou de prazos estão dentro de limites aceitáveis (+/-10%) ou no produto para monitorar se o número de defeitos encontrados durante os testes é aceitável ou não em relação aos padrões de qualidade planejados.


Figura 4
Exemplo de um gráfico de controle de desempenho de prazos do projeto
Fonte: PMBOK, 2004


 

Home WirelessBR                     Anterior                   Próxima