WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 


A Busca pela Qualidade no Gerenciamento de Projetos (7)
 

Éder Souza e Silva e Érico Sandre Mendonça Machado

Esta página contém uma figura grande. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta

4) O histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição de freqüência de variáveis. Um tipo de histograma ordenado por freqüência de ocorrência é chamado de gráfico de Pareto, a figura 6 é um exemplo de diagrama de Pareto. Esse gráfico mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada e é utilizado para identificar e avaliar não-conformidades.




Figura 6
Diagrama de Pareto
Fonte: PMBOK, 2004


5) O gráfico de execução é um gráfico de linha que mostra o histórico e o padrão da variação de uma ou mais variáveis. Geralmente esse gráfico é utilizado em análise de tendências.

6) O diagrama de dispersão mostra o padrão de variação entre duas variáveis, identificando possíveis relações de mudanças entre elas.

7) E por último às técnicas de amostragem estatística, inspeção e revisão de reparos de defeitos.

As saídas do processo de controle da qualidade identificam-se com as seguintes ações: medições de controle da qualidade; reparos de defeitos validados; atualizações da linha de base da qualidade; ações corretivas e preventivas recomendadas; mudanças solicitadas; reparo de defeito recomendado; atualização dos ativos de processos organizacionais; entregas validadas e; atualizações do plano de gerenciamento do projeto.

Portanto, o guia PMBOK demonstra que o gerenciamento da qualidade passa por todos os processos de gerenciamento de projetos. Descrevendo a necessidade do planejamento da qualidade, a realização da garantia da qualidade e o controle da qualidade.
 

Home WirelessBR                     Anterior                   Próxima