WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

WIRELESS JAVA

AUTORES : Giuliana Alcântara e Leandro Soares Indrusiak

 

Os três maiores fabricantes de handsets anunciaram para o primeiro semestre de 2001 o lançamento de seus modelos com suporte à tecnologia Java, prometendo esquentar o mercado de telefones móveis na próxima temporada.

Decepcionados com as baixas vendas dos aparelhos Wap, que foram preteridos pelos modelos mais baratos, largamente subsidiados pelas operadoras, os fabricantes correm atrás do prejuízo e procuram novas maneiras de agregar valor ao seu produto, esperando um crescimento significativo das vendas dos aparelhos mais caros.

Nessa linha de atuação, a Kyocera anunciou o SmartPhone, um modelo que roda a última versão do sistema operacional Palm, com uma tela pouco menor que a dos Palms III e V, e com 8Mb de memória.

Por sua vez, a Samsumg deve lançar em breve o primeiro celular com MP3 player integrado, capaz de armazenar até 64 MB de música, enquanto a Nokia aposta em aparelhos Wap com PDAs embutidos, como o 9210 (figura abaixo).

Mas a grande expectativa, a tecnologia que promete revolucionar o mercado de telefonia celular, são mesmo os aparelhos que suportam Java.

Java é a linguagem de programação independente de plataforma desenvolvida pela Sun Microsystems.
Originalmente feita para integrar circuitos de eletrodomésticos, ganhou a Internet, sendo utilizada largamente na Web com objetivo de dinamizar sites e integrar servidores.
A expectativa é que a utilização de Java facilite a integração do celular aos serviços Internet - a execução de blocos de softwares baixados pelo aparelho durante a navegação e a utilização de aplicações gráficas são os argumentos para convencer o consumidor.
Junte-se a isso a possibilidade de executar jogos multi-usuário, transmissão e visualização de figuras, bem como de fotografias digitais e acesso a sites interativos, como no caso de mapas e gráficos de cotação de ações.
Os três maiores fabricantes de aparelhos prometem lançar seus modelos com Java ainda no primeiro semestre de 2001.

A expectativa é grande, e com razão. O usuário poderá personalizar seu aparelho de acordo com as suas necessidades, fazendo download de aplicativos.
A vantagem evidente é a possibilidade de atualização permanente do software, não sendo mais necessário que o usuário compre um novo aparelho a cada vez que uma nova aplicação ou serviço é lançado.
Sendo mais fácil de usar que o WAP, uma vez que o Java permite interface gráfica personalizável, os fabricantes esperam um salto nas vendas.

A Motorola tem planos de incorporar Java a todos os seus aparelhos, desde os modelos para rede GSM até a nova linha iDEN (figura abaixo).


Seus handsets irão rodar o J2ME (Java 2 Platform, Micro Edition), uma versão compacta da linguagem padronizada pela Sun.
Vários desenvolvedores têm usado a J2ME para criar aplicações para a nova geração de handsets, disponibilizando-as na Internet para quem quiser testá-las - por enquanto usando emuladores.

Grandes empresas, como a japonesa Sega, também já anunciaram parcerias com a Motorola a fim de desenvolver games para integrar os novos produtos.
A Nokia irá incorporar Java aos seus handsets topo de linha. Pekka Isosomppi, gerente de comunicações da empresa em Espoo, Finlândia, afirma que os aparelhos Java não serão mais caros que os handsets atuais, embora reconheça que eles deverão incorporar mais memória para armazenar aplicativos (os modelos deverão ter entre 600kb e 700kb adicionais de memória flash).

As montadoras japonesas não ficam para trás e planejam lançar nos próximos meses aparelhos Java desenhados para a maior rede de telefonia celular do Japão, a NTT DoCoMo. Provedora de telefonia celular para 57% dos usuários daquele país, a NTT adotou o i-Mode, um modelo próprio para acesso a serviços de informação e email.
Com uma estratégia bem elaborada de marketing e um visual interessante, os aparelhos i-Mode impediram a penetração do Wap no mercado japonês.
A incorporação da linguagem Java aos celulares da rede japonesa traz também uma perspectiva interessante, que é a possibilidade de compatibilização entre os celulares japoneses e os europeus, atualmente os dois maiores consumidores do mercado wireless.

Entretanto, analistas do Gartner Group não acreditam que haverá padronização da linguagem a ser utilizada nos aparelhos de todos os fabricantes.

LEIA MAIS :

http://www.nokia.com/phones/9210

http://java.sun.com/products/consumer-embedded/wireless/

http://www.motorola.com/LMPS/iDEN/

http://www.jdance.com/wireless.shtm

http://developer.java.sun.com/developer/earlyAccess/j2mewtoolkit/

http://www.avidwireless.com/AVIDRapidTools.htm


(*) Nota sobre os autores:

Giuliana Alcántara (giuliana@eudoramail.com ) é sócia-gerente da Indrusiak Tecnologia, Ltda.
Formada Bacharel em Direito pela UFJF e Especialista em Computação Aplicada à Atividade Empresarial pela PUCRS, atua nas áreas de legislação em transações eletrônicas e de aplicações da tecnologia ao ambiente corporativo.

Leandro Soares Indrusiak (indrusiak@hop.com.br ) é professor da PUCRS e sócio da Indrusiak Tecnologia Ltda.
É formado em Engenharia Elétrica pela UFSM, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e é aluno do programa de doutorado em Ciência da Computação da UFRGS.
No corrente ano encontra-se em licença das atividades no Brasil, trabalhando como pesquisador visitante na Technische Universität Darmstadt, Alemanha.
Atua nas áreas de tecnologia de base (microprocessadores, system-on-a-chip, projeto de hardware) e de conectividade
(internet, redes wireless ad-hoc, plataforma Java).
Criou a Indrusiak Tecnologia, Ltda. e utiliza sua estrutura para possibilitar aplicações das novas tecnologias advindas da
pesquisa acadêmica, seja por desenvolvimento próprio ou por parcerias.

Home WirelessBR