WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Intel abraça o wireless

Autora:   Jana de Paula  (*)

Publicação inicial em 2002 na RNT           Republicado em 29/04/06

Intel abraça o wireless

Jana de Paula

Empresa fechou parceria com a Oi para incentivar o desenvolvimento de aplicações sem fio corporativas

A Intel e a Oi, operadora móvel da Telemar, formalizaram uma parceria para lançar ainda este ano – de preferência antes da concorrência, leia-se TIM – as primeiras soluções corporativas do mercado brasileiro para convergência entre telefonia celular e outras tecnologias móveis, incluindo as de W-LAN e W-VAN (wireless local area network e virtual area network). Para que os novos serviços estejam disponíveis a curto prazo, o acordo prevê incentivo ao desenvolvimento de aplicações entre os diversos elos da cadeia produtiva – do grande fabricante que adota os padrões mundiais da Intel ao pequeno desenvolvedor.

Paulo Cunha, gerente-geral da Intel do Brasil, enfatiza que a idéia não é criar novas empresas, através de contratos de risco tradicionais (venture capital). O que se prevê é a geração de benefícios que criem condições de investimento necessárias a cada projeto. Caso o projeto exija compra de infra-estrutura, contratação de mão-de-obra, consultoria e análise e aquisição de novos produtos, "aí estamos dispostos a aportar o capital necessário", explica Cunha.

Investir no segmento wireless através de empresas aptas a montar infra-estrutura que incremente o mercado faz parte da estratégia mundial da Intel, cuja previsão de investimento para este ano é de US$ 3,8 bilhões. No mercado mundial ela já investiu em dez companhias, gerando soluções de roaming e billing para a comunicação sem fio, por exemplo. No mês passado, a Intel já havi anunciado um aporte de capital na empresa de soluções sem fio corporativas Spring Wireless, cujo valor não foi revelado.

No Brasil, a idéia, a princípio, utilizar a rede GSM/GPRS da Oi, cujo investimento total é de R$ 2,7 bilhões, e os dispositivos pessoais móveis baseados em processador Intel Xeon e na arquitetura Intel Itanium. Mas, com o lançamento da plataforma Banias, previsto para o primeiro trimestre de 2004, a meta é ampliar o leque de aplicações, a partir de recursos como otimização de processamento e consumo, sobretudo em aplicações que exijam laptops sem fio.

Para a Oi, a parceria é estratégica, pois agiliza as ofertas para uma clientela sedenta. "Precisamos antecipar nosso cronograma de lançamentos corporativos. As empresas estão batendo à nossa porta em busca de soluções móveis com alta capacidade de processamento e a Intel nos trará este ganho de tempo", completa Alberto Blanco, diretor de marketing da operadora.
 


Jana de Paula é jornalista (ECO/UFRJ) e escreve sobre tecnologia desde 1983. Inaugurou a página de informática do Jornal do Commercio/RJ,  trabalhou na extinta revista Info do Jornal do Brasil, fez comentários para o primeiro programa de rádio sobre informática da cidade, na extinta Rádio Alvorada, foi editora da RNT no Rio de Janeiro e colaborou com as principais publicações da área, como WordldTelecom, B2B Magazine, Consumidor Moderno e AliceRamos.com.
Atualmente é a diretora de conteúdo do Thesis (www.instituto-thesis.com.br).
Email: jana.depaula@instituto-thesis.com.br.

Home WirelessBR          Blog Jana de Paula