WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

MÉTODOS DE CODIFICAÇÃO DE VOZ - UMA INTRODUÇÃO   (6) 

José de Ribamar Smolka Ramos

Esta página contém várias figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Métodos de Codificação de Voz – Uma Introdução (6)

A decodificação segue o processo inverso, como pode ser visto na figura 7.

Figura 7 – DPCM encoder e decoder

Embora não tenha encontrado nenhuma referência objetiva, suspeito que as diferenças negativas sejam representadas no formato de complemento de 2.

A qualidade do sinal de voz recuperado é inversamente proporcional à quantidade de bits utilizada para representar as diferenças. Com 4 bits por diferença o índice MOS é 4,1.

O bit rate do sinal digital também dependerá do número de bits usado para representar cada diferença.
A tabela 2 apresenta os bit rates associados aos números de bits por diferença possíveis.

 

A técnica de análise da correlação entre a amostra corrente e a amostra anterior utilizada no DPCM pode ser aprimorada, incorporando o algoritmo de linear prediction: durante intervalos curtos de tempo, é possível fazer uma previsão do valor de uma amostra como uma combinação linear das suas antecessoras. Isto quer dizer que uma amostra xn qualquer pode ter o seu valor previsto

 

calculado como um polinômio das k amostras anteriores:


 

Os coeficientes a1, a2 ... ak são chamados coeficientes de adaptação, e são calculados dinamicamente a partir das k amostras anteriores. Podemos, então, calcular a diferença δ entre o valor real da amostra e o seu valor previsto:


Mantendo o mesmo esquema básico dos VOCODERs DPCM (figura 7), apenas sofisticando o comportamento dos circuitos de predição e diferenciação, fazemos a transmissão das diferenças calculadas entre cada amostra e seu valor previsto. Esta forma de codificação é conhecida como Adaptive Differential PCM (ADPCM), e está padronizada pela ITU-T nas recomendações G.721, G.726 e G.727, com bit rates variando de 16 a 40 Kbps.

O índice MOS de VOCODERs DPCM depende do bit rate, chegando a 3,9 com bit rate de 32 Kbps. As principais aplicações de VOCODERs ADPCM são:

 

Home WirelessBR                    Anterior                    Próxima