WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

SINCRONIZAÇÃO EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES      (5)

Autor:    JULIAN ALEXIENCO PORTILLO 

Esta página contém um figura grande. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.


2.3. Novas topologias de sincronização

Com o advento da SDH, sistemas que eram capazes de transmitir sincronização já não são adequados e os novos serviços da rede requerem sincronização, assim sendo está ficando cada vez mais difícil garantir a rastreabilidade em redes em anel e barramento.

Problemas na rede afetam a transmissão da sincronização, há certas propriedades inerentes em uma rede de transmissão digital que fazem com que a sincronização se degrade como a intervenção do homem e a manutenção manual que afetam os sistemas de sincronização e também a manutenção diária e as intervenções manuais são uma fonte inevitável de falhas de sincronização.

As novas topologias, conforme mostrado na figura 2 com reconfiguração automática podem redirecionar os sinais e interromper a hierarquia de sincronização, pois elas são projetadas com sofisticados mecanismos de proteção. Entretanto, estes mesmos mecanismos podem ter impacto devastador na rede de sincronização.

Figura 2: Novas topologias de sincronização de redes

Fonte: Road show Sincronismo (2001)


A G.803 seção 6 estabelece algumas regras gerais para a sincronização das redes SDH.
A estratégia de sincronização consiste em integrar a sincronização da rede SDH com a arquitetura de sincronização da rede PDH existente, com um mínimo de modificações e reconfigurações.
A G.803 continua em estudo, assim como muitas das normas, logo, é importante que se efetue um planejamento, de maneira a fazer com que futuras mudanças na rede de sincronização possam ser facilmente acomodadas.

Determinou-se que a carga útil em um sinal de 2 Mbits/s (E1) transportada na rede SDH não pode ser utilizada para distribuição de sincronização devido ao processamento dos ponteiros, sendo assim existem duas alternativas:

No caso da recuperação da temporização a partir de um sinal de linha STMN, ocorrem problemas causados pelos relógios em cascata e no caso de obtenção de temporização fora da rede SDH, a instalação deve ser realizada com cuidado (nem sempre haverá sinais E1 transportados pela PDH disponíveis).

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima