WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 


Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento (4)
 

Autor:  Márcio Eduardo da Costa Rodrigues 

Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento

2.1.5. Arquitetura de rede

Sistemas 802.16 rev 4 podem operar em topologias de pontos consecutivos (CPN – Consecutive Point Networks), formando, por exemplo, configuração em anel, da mesma forma que enlaces ópticos. Outra possível configuração é a topologia mesh. Configurações mesh dão a cada nó da rede, incluindo aí os terminais de usuários, capacidade de roteamento. São redes auto-configuráveis, otimizando freqüentemente as rotas, eliminando nós defeituosos ou percursos congestionados.


2.2. Sistemas WiMAX

WiMAX é uma tecnologia de transmissão de sinais, sem fio, banda larga, suportando acesso fixo (ponto-a-ponto), nomádico (ponto-multiponto), portátil e móvel.
É interessante estabelecer, antes que se inicie no aprofundamento dos sistemas descritos neste trabalho, as definições que envolvem o termo “WiMAX”. Há duas versões de WiMAX, para endereçar diferentes tipos de necessidades de acesso [2].

▪ 802.16-2004 WiMAX
Essa designação abrange dois padrões de sistemas WiMAX: IEEE 802.16 rev 2004, que se subdivide nas várias designações WirelessMAN; e ETSI HiperMAN.
Usa OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplex), suportando acesso fixo e ponto-multiponto, operando em linha de visada (LOS – Line of Sight) ou em obstrução (NLOS – Non Line of Sight). Para esse tipo de sistema, fornecedores estão desenvolvendo equipamentos de usuário (SS – Subscriber Station, ou CPE – Customer Premise Equipment) tanto outdoor como indoor, bem como cartões PCMCIA para computadores. Inicialmente, os perfis de interesse baseiam-se no uso das faixas de freqüências de 3,5 GHz e 5,8 GHz.

▪ 802.16e WiMAX
Versão otimizada para operação no canal de comunicação rádio móvel. Baseado no padrão IEEE 802.16e, provê suporte para handoff e roaming . Adota SOFDMA (Scalable Orthogonal Frequency Division Multiple Access), uma técnica de múltiplo acesso que usa sub-canalização segundo os princípios do OFDM. As faixas de freqüências candidatas às implementações iniciais são 2,3 GHz e 2,5 GHz.

No presente trabalho, será dado enfoque aos padrões WiMAX propostos pelo IEEE. Tais padrões, abrangem as camadas física (PHY) e MAC (Medium Access Control) dos sistemas. A Tabela 1 apresenta um sumário dos tipos de acesso de sistemas WiMAX, relacionando ao padrão que possibilita cada acesso [2].
 

Definição

Dispositivos

Localidade/Velocidade

Handoff

802.16 rev 2004

802.16e

Acesso Fixo

CPEs indoor e outdoor

Simples/Estacionário

Não

Sim

Sim

Acesso Nomádico

CPEs indoor, cartões PCMCIA

Múltipla/Estacionário

Não

Sim

Sim

Portabilidade

Cartões PCMCIA ou mini-cartões

Múltipla/Velocidade de caminhada

Hard handoff

Não

Sim

Mobilidade simples

Cartões PCMCIA ou mini-cartões, PDAs ou smartphones

Múltipla/Baixa velocidade de automóvel

Hard handoff

Não

Sim

Mobilidade total

Cartões PCMCIA ou mini-cartões, PDAs ou smartphones

Múltipla/Alta velocidade de automóvel

Soft handoff

Não

Sim


Tabela 1 – Tipos de acesso WiMAX

Observações sobre a Tabela 1:
▪ IEEE – Institute of Electric and Electronic Engineers
▪ ETSI – European Telecommunications Standards Institute
▪ Handoff e Roaming são nomenclaturas usadas em sistemas móveis celulares para designar a troca de freqüências do usuário ao mover-se entre células. O Roaming envolve, adicionalmente, troca de gerência de comutação.
 

Home WirelessBR                             Anterior                              Próxima