WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 


Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento (12)
 

Autor:  Márcio Eduardo da Costa Rodrigues 

Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento




Intensidade de campo em função da percentagem de tempo

Campo para percentagens de tempo entre 1 e 50 % é obtido por interpolação entre valores de 1 a 10 % ou valores entre 10 e 50 %. É usada a Equação 12.

Equação 12:

onde:
E
sup – campo para percentual de tempo imediatamente superior ao desejado
E
inf – campo para percentual de tempo imediatamente inferior ao desejado


Equação 13:

Equação 14 (a e b):

Em que Qi (x) é a função complementar inversa da função cumulativa normal.


Para 0,01 < x < 0,99, as aproximações abaixo são válidas.

 

onde:

C0 = 2.515517
C
1 = 0.802853
C
2 = 0.010328
D1 = 1.432788
D
2 = 0.189269
D
3 = 0.001308
 


Com base no valor final de campo elétrico determinado pelas expressões apresentadas, o cálculo da atenuação básica é, como também recomendado por [15], dado pela Equação 19.

onde:
E – campo elétrico calculado pelo método, em dB
mV/m
f – freqüência, em MHz

Modelos consagrados para sistemas celulares, como COST-231 Hata e Walfish-Ikegami, podem ser usados para predição de cobertura de sistemas 802.16e. Deve-se ter a especial precaução de avaliar a faixa de freqüências de validade dos modelos, bem como altura de antenas da base e de terminais.

3.2.4. Modelos Físicos

São os modelos mais usados no cálculo de enlaces fixos. De forma geral, enlaces ponto-a-ponto e cada enlace de sistemas ponto-multiponto, são calculados pela composição da atenuação de espaço livre com alguma forma de se considerar o terreno, quer por difração, reflexão ou fator dependente de morfologia, ou, em geral, combinação de mais de um fator. Nesses modelos, também são incluídos os efeitos do rádio-clima da região, como chuvas e multipercursos troposféricos.
São os modelos adequados a uma predição específica de determinado enlace, inclusive com cálculos os mais precisos possíveis de sinais interferentes nos receptores. Também estão incluídos entre os modelos físicos os modelos de traçado de raios.
Entre os tópicos que mais permitem variações de cálculo e discussões estão difração por obstáculos simples e múltiplos, chuva e rádio-clima. Descrição aprofundada de modelos físicos é encontrada em [9] (Seção 3.5).

 

Home WirelessBR                             Anterior                              Próxima