WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

MMS – MULTIMEDIA MESSAGING SERVICE    (2)

Autor: MARCUS VINICIUS MESQUITA   

 

2  SMS VS. MMS – AVALIANDO AS TECNOLOGIAS DE MOBILE MESSAGING  

O SMS, como seu próprio nome sugere (Short Message Service), é um serviço de mensagens curtas de texto que permite o envio de mensagens de texto entre aparelhos celulares desde que ambos possuam tal funcionalidade. Essas mensagens são compostas de caracteres alfanuméricos e possuem um limite de até 160 caracteres que podem compor a mensagem. Veja abaixo na Figura 01 um exemplo de uso inteligente de caracteres alfanuméricos com o objetivo de simular um plano de fundo em uma mensagem SMS, minimizando assim o fato de não termos uma flexibilidade maior na formatação de uma mensagem do tipo.  

.+.’*.’+’*’.+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*

.+.’*.’.+.’*.’FELIZ .+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*.’

.+.’*.’ .+.’*.’NATAL .+.’*.’ .+.’*.’ ’ .+.’*.’

.+.’*.’+’*’.+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*.’ .+.’*

Figura 01 – Exemplo de mensagem SMS  

Apesar da limitação presente na quantidade de caracteres e uma estrutura não muito flexível na formatação da mensagem devido à utilização de caracteres alfanuméricos somente, a tecnologia SMS apresenta algumas vantagens em termos de comunicação como o mecanismo store and forward. As mensagens, ao invés de serem transmitidas de um dispositivo móvel A para um outro B, são encaminhadas para uma central chamada SMSC que armazenará (store) a mensagem enviada pelo remetente A e redirecionará (forward) para o destinatário B. Assim, se o dispositivo B estiver fora da área de cobertura da prestadora do serviço ou se estiver desligado ou inativo por algum motivo, a SMSC tentará entregar a mensagem quando verificar que o terminal de destino atingiu o estado ativo novamente. Quando a SMSC conseguir entregar a mensagem em B, a mesma notificará A com uma mensagem de confirmação de entrega.

Assim como o SMS, o MMS não é considerado um serviço em tempo real pois funciona da mesma forma em relação ao mecanismo store and forward e a confirmação de entrega da mensagem, com alguns detalhes que diferem um pouco uma tecnologia da outra, além das diversas outras funcionalidades e riqueza em conteúdo das MM’s. O elemento SMSC é substituído pelo MMSC que é a plataforma central que realiza o store and forward e diversas outras funções relacionadas ao MMS, no caso das MM’s. A figura 02 mostra os sistemas SMS e MMS.

 

               

Figura 02 – Envio de mensagens (SMS vs. MMS)

 

Uma diferença entre os dois sistemas de transmissão de mensagens é que o SMS utiliza o canal de sinalização do protocolo da interface aérea para encaminhamento da mensagem enquanto o MMS utiliza o canal de tráfego de dados para a transmissão. Daí o motivo da limitação do tamanho das mensagens SMS em aproximadamente 160 caracteres.

 

O SMS suporta somente texto enquanto o MMS possibilita diversas combinações com um rico conteúdo de tipos de mídia como imagem, texto, áudio e vídeo. Podemos dizer que o SMS está para o telefone celular assim como o DOS está para o PC enquanto o MMS está para o telefone celular assim como o Windows está para o PC. A tabela 01 mostra um resumo das principais diferenças entre os dois serviços:

 

Recursos

SMS

MMS

Store and forward (non real time)

Sim

Sim

Confirmação de entrega de mensagem

Sim

Sim

Suporte de mídia

Texto

Texto, áudio, imagem, vídeo

Mecanismo de entrega

Canal de sinalização

Canal de tráfego de dados

Protocolos

Específico do SMS ex.: SMPP

Protocolos da Internet ex.: MIME, SMTP

Plataformas

SMS Center

MMS Center

Tabela 01 – Comparação dos serviços SMS e MMS

 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima