WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

MMS – MULTIMEDIA MESSAGING SERVICE    (5)

Autor: MARCUS VINICIUS MESQUITA   


5    MMS PROTOCOL DATA UNIT  

A Protocol Data Unit (PDU) do MMS consiste logicamente de um cabeçalho e um corpo como mostrado na Figura 06.  

Figura 06 – MMS Protocol Data Unit

 Depois de composta a mensagem MMS (MMS PDU), a mesma é encapsulada na seção de conteúdo (WSP Content) da mensagem WSP. O campo content-type do cabeçalho da mensagem WSP (WSP Header) é definido como application/vnd.wap.mms-message, identificando assim que o tipo de conteúdo que está sendo transportado pelo protocolo WSP se trata de uma MM. Na Figura 07 é demonstrado um exemplo de mensagem MMS encapsulada numa mensagem WSP.  

Figura 07 – Exemplo de Mensagem WSP

 A Figura 08 mostra um exemplo de mensagem WSP e mais detalhes relacionado ao conteúdo da MMS PDU. Vemos assim que existem dentro da MMS mais outros tipos de conteúdo.

Figura 08 – Conteúdo da MMS PDU – multipart.related

 5.1  MMS HEADER  

Os primeiros três parâmetros que toda MMS PDU deve conter devem ser:

 

-    X-Mms-Message-Type – Preenchimento obrigatório. Especifica o tipo de transação;

-    X-Mms-Transaction-ID – Identificador único para a mensagem;

-    X-Mms-Version – Número da versão do MMS.  

O último parâmetro que uma MM deve conter é o Content-Type sendo seguido imediatamente pelo corpo da mensagem (MMS Body). Um exemplo de cabeçalho MMS é mostrado na Tabela 03.

 

X-Mms-Message-Type: m-send-req

X-Mms-Transaction-ID: 0123456789

X-Mms-Version: 1.0

From: +123/TYPE=PLMN

To: +456/TYPE=PLMN

Subject: My first test message!

Content-Type: application/vnd.wap.multipart.related;  
             
          type=”application/smil”;                      
                       start=”<0000>”

Tabela 03 – Exemplo de cabeçalho MMS

 Se a mensagem multimídia inclui uma apresentação, ou seja, uma parte que basicamente funciona como instruções de disposição e sincronização para os outros conteúdos da mensagem então o campo Content-type presente no cabeçalho do MMS (MMS Header) é definido como application/vnd.wap.multipart.related. Este tipo de conteúdo apresenta certos tipos de parâmetros extras, type e start. O parâmetro type define o tipo de apresentação (no exemplo da Figura 08, application/smil). O outro parâmetro (start) define qual das partes seguintes se refere à apresentação. Se por acaso o parâmetro start não for definido, a parte referente à apresentação deverá vir como primeiro elemento no corpo da mensagem.  

Cada um dos elementos da mensagem do tipo multipart.related começa com um campo Content-type, um campo Content-ID ou Content-Location. Estes campos são tipos de tags usados para referenciar as várias partes da mensagem durante a apresentação.  

5.2  MMS BODY  

Sempre que o conteúdo da mensagem se tratar como algo a ser exibido ao usuário, a parte de apresentação deverá ser incluída. Se não houver necessidade de mostrar o conteúdo ao usuário, a parte de apresentação não é necessário. Assim o Content-type deve ser definido como application/vnd.wap.multipart.mixed. Também não é preciso configurar os campos Content-ID ou Content-Location. Alguns terminais, porém, usam esses tags para nomear os conteúdos a serem armazenados no aparelho. Um exemplo de mensagem sem parâmetros de apresentação é mostrado na Figura 09.

Figura 09 – Conteúdo da MMS PDU – multipart.mixed  

No tópico seguinte explicaremos com mais detalhes a linguagem de apresentação da mensagem multimídia utilizada nos exemplos de formatação da MMS PDU acima.

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima