WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

MMS – MULTIMEDIA MESSAGING SERVICE    (7)

Autor: MARCUS VINICIUS MESQUITA   


7    
A QUESTÃO DA INTEROPERABILIDADE
 

Com o objetivo de disseminar o uso do MMS foi elaborado o Documento de Conformidade [10]. No documento, que foi elaborado com a parceria dos fabricantes Nokia, Ericsson, Motorola, Siemens entre outros, são definidas questões de interoperabilidade para o conteúdo e estrutura das MM’s, formatos de codificação e interoperabilidades técnicas.  

SMIL foi a linguagem de apresentação definida como padrão. A questão da limitação do layout como mencionado antes também é especificado no documento.  

De acordo como documento os formatos de codificação aceitos são:  

Imagens: Baseline JPEG, GIF87a, GIF89a, WBMP;

Áudio: AMR;  

O Documento especifica também a operação do MMS sobre o WAP 1.2 com suporte para um mínimo de 30 Kbytes como tamanho da MM. A codificação deve seguir os padrões WSP, IANA e ISO para os cabeçalhos e o conteúdo deve ser WSP multipart. [10] detalha todas as especificações do documento.  

No documento não é tratada a questão dos formatos de vídeo a serem utilizados, mas na especificação TS 26.140 Media Formats e Codecs do 3GPP é indicado como padrão de vídeo a ser suportado no serviço MMS o formato MPEG-4 e 3GP. Em [4] é descrito mais detalhadamente as especificações de formatos de mídia e codecs.


8    
CONCLUSÃO
 

Neste trabalho podemos introduzir uma nova tecnologia de mobile messaging, o Multimedia Messaging Service, que se espera, em um futuro próximo, que a mesma esteja possibilitando o surgimento de novas aplicações e soluções na área de transmissão de dados via tecnologia celular.  

Quando falamos do futuro de uma tecnologia como a MMS, logicamente não podemos deixar de lado as tecnologias de redes atuais. Atualmente  as operadoras de telefonia móvel oferecem serviços de transmissão de dados com taxas de transmissão em torno de 9600 bps e 14,4 Kbps, com comutação por circuitos. Essas redes atualmente vêm sendo otimizadas quanto à oferta de qualidade de serviço e, além disso, com a implantação de novas tecnologias de rede, vêm possibilitando  o surgimento de novos serviços de transmissão de dados, e em alta velocidade, com comutação por pacotes (CDMA 1xRTT[1] – 144 Kbps),  possibilitando assim a viabilização dessas novas aplicações antigamente vistas na maioria das vezes como soluções “mortas” quando se falava de velocidade de transmissão (CDMA e GSM - 14,4 Kbps).  

Concluímos assim que a convergência de dados e voz está ficando cada vez mais claro no mercado de telefonia mundial, alavancando assim o surgimento de diversas outras tecnologias no setor de telefonia móvel a exemplo de novos aparelhos celulares com diversas tecnologias embutidas como Bluetooth[2], Java[3] e BREW[4]. Não podemos esquecer também a aparição dos aparelhos com câmeras fotográficas e de vídeo embutidas que de uma forma ou de outra terá grande impacto no desenvolvimento da tecnologia MMS no mercado brasileiro e mundial.

9       REFERÊNCIAS  

[1]        3GPP – Third Generation Partnership Project. Disponível em <http://www.3gpp.org>

[2]        3GPP TS 22.140: Multimedia Messaging Service (MMS); Disponível em <http://www.3gpp.org>

[3]        3GPP TS 23.140: MMS Functional description; Disponível em <http://www.3gpp.org>

[4]        3GPP TS 26.140: Media Formats and Codecs; Disponível em <http://www.3gpp.org>

[5]        "Wireless Application Environment Specification" WAP Forum, WAP-WAESpec-19991104, . Disponível em: <http://www.wapforum.org/>;

[6]        “WAP-206 Client Transactions Specification” WAP Forum Disponível em: <www.wapforum.org>;

[7]        “WAP-209 MMS Encapsulation Protocol” WAP Forum. Disponível em:  <www.wapforum.org>;

[8]        “How to create MMS Services”, Forum Nokia. Disponível em: <http://www.forum.nokia.com>;

[9]        WirelessBR. Disponível em: <http://uol.sites.com.br/wirelessbr>;

[10]      “MMS Conformance Document”. Open Mobile Alliance. Disponível em: <http://www.openmobilealliance.org>.

[11]      ANATEL – Agência Nacional das Telecomunicações. Apresenta informações sobre regulação das telecomunicações e números de terminais móveis e fixos atualizados. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br>  



[1]
Evolução da tecnologia atual CDMA que permitirá transmissão de dados em alta velocidade (144 Kbps). Utiliza portadora para transmitir dados e voz por comutação por pacotes, ao contrário da sua predecessora que operava com transmissão de dados por circuitos (CSD)
[2] Interligação em rede wireless de dispositivos eletrônicos. Faixa de freqüência de 2,4 GHz utilizando espalhamento espectral de frequências (spread spectrum)
[3] Ambiente de execução de aplicativos
[4] Binary Runtime Environment for Wireless. Outro ambiente de execução de aplicativos para dispositivos móveis

Home WirelessBR                   Anterior