WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Wireless Modules:
Ampliando seus negócios GSM

Autores: Eduardo Nascimento Lima, Marilson Duarte Soares e Michelle P. Fernandes (*)

Esta página contém três figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta

Introdução

Alinhando-se às mudanças das necessidades de consumo de seus clientes, o setor de telecomunicações móveis estará num futuro próximo, ampliando sua base de serviços prestados.
Entender a dinâmica desta nova realidade é criar condições de competitividade e de aproveitamento das oportunidades de negócios.
Produtos e serviços que anos atrás pareciam sonhos passaram a se tornar uma realidade. A utilização da rede móvel para serviços de localização, telemetria, segurança, entre outros, através de "Wireless Modules" poderão otimizar o uso de uma infra-estrutura já existente e principalmente aumentar a receita das operadoras.

Neste Informativo buscaremos responder aos seguintes tópicos:

 - Conceito: o que são "Wireless Modules" ?

 - Aplicações: onde e para que "Wireless Modules" são utilizados?

 - A cadeia "Wireless Modules": como os principais participantes deste negócio sofrem os impactos?


Conceito de "Wireless Modules"

"Wireless Modules" são módulos de rádio para os padrões GSM/GPRS/EDGE, com a função de transmissão de voz, dados, SMS, fax, etc. Para tanto, os módulos são acoplados aos equipamentos móveis (carros, motos, elevadores, etc..) ou fixos (casas, lojas, etc..), que desejam ter acesso à rede celular. Desta forma, uma "vending machine", por exemplo, pode ser administrada remotamente, enviando pela rede celular informações de estoque a uma central de atendimento, sem a necessidade de um funcionário realizar vistoria periodicamente. "Wireless Modules" otimizam o uso da infraestrutura, uma vez que com os módulos, quaisquer equipamentos podem transmitir informações de seu funcionamento na rede celular, diferente da situação atual, onde somente os aparelhos celulares são conectados e geram receitas para as operadoras.

Figura 1: Diagrama básico de funcionamento de uma Rede GSM com aparelhos equipados de WM’s.


Aplicações para os "Wireless Modules"

Muitas aplicações podem ser feitas utilizando " Wireless Modules", como por exemplo:

- Sistemas de Segurança;

- Sistemas de Gestão de Frota;

- Sistemas de Gestão de Máquinas de Venda;

- Sistemas de Gestão de Restaurantes;

- Sistemas de Navegação;

- Telemetria;

- Telemática;

- Etc.

No entanto, destas aplicações, algumas não são economicamente viáveis ao mercado brasileiro atualmente. Um exemplo claro disso é a aplicação para restaurantes, onde o pedido do cliente é repassado à cozinha e ao caixa por meio da rede celular. Fica bem claro que o custo desta operação inviabiliza sua aplicação.
Entretanto, enxergamos que muitas das aplicações podem ser trazidas ao Brasil, uma vez que agregam valor para todos os participantes da cadeia. Dentre eles temos:

Sistemas de Segurança:

Para a segurança patrimonial, a utilização de "Wireless Modules", agrega mais valor do que a utilização da rede fixa convencional, por não correr o risco de corte de cabos que podem trafegar os sinais de segurança, o que geralmente é realizado pelos assaltantes.
Na segurança móvel tem-se a possibilidade de bloquear o veículo furtado, localizar o mesmo e até abrir um canal de comunicação na ocasião de um seqüestro. Isso traz vantagens para os usuários e para as seguradoras, que podem avaliar a instalação de "Wireless Modules" nos veículos assegurados como um investimento e não um custo. Casos semelhantes já realizados no exterior apresentam o preço da apólice reduzido pela metade em relação a um veículo sem o recurso anti-furto "Wireless Modules".

Telemetria:

Alguns dos possíveis mercados potenciais e viáveis estão nas concessionárias de água, luz e gás, além das administradoras de máquinas de venda e empresas de manutenção em elevadores.
Entendemos que muitas outras aplicações podem ser associadas ao uso de "Wireless Modules" e que serão fortemente alavancadas com o poder de criatividade e inovação das pessoas. Como o  próprio Diretor Geral de  "Wireless Modules" da Siemens, José Costa e Silva  coloca: "We motivate each other to try new innovations" 

Nada nos impede de associar sua utilização em um futuro não tão distante a Casas Inteligentes, proporcionando controle remoto de todos os equipamentos domésticos por meio da rede celular; ou a Veículos Inteligentes para serviços multimídia, informações em tempo real, etc.

 

Figura 2: Veículo equipado com sistema de localização

"This is just the beginning. The future will show us whatwill be the biggest application areas."
Tom Lille - ICM Network Engineering


A cadeia "Wireless Modules"

Vistas algumas das possíveis aplicações dos "Wireless Modules", abordaremos agora como se estrutura sua cadeia de negócios. 

Figura 3: A  Cadeia "Wireless Modules"

 

Iniciaremos a análise da cadeia acima partindo de um  fabricante e fornecedor que vende "Wireless Modules" para um integrador, ou terceiro. Cabe a este integrador repassar ao fabricante uma quantia monetária pelos módulos e fornecer um serviço ao cliente final, como por exemplo, a medição dos registros de energia elétrica ou água, e, com isso, receber por este serviço um determinado valor monetário do cliente. Como este integrador utiliza-se da rede celular GSM/GPRS/EDGE de uma operadora SMP, acabará também pagando uma quantia monetária pelo uso da rede.
Por ter mais equipamentos, além dos terminais móveis utilizando sua rede, a operadora móvel tem aumento do tráfego e da demanda por maior cobertura, estimulando a ampliação da intra-estrutura existente. O efeito cadeia não para por aí, pois com a maior cobertura existe um estímulo para a venda de mais terminais móveis GSM/GPRS/EDGE, aumentando o grau de alavancagem do negócio móvel.
Além do acima exposto, devemos considerar que soluções e serviços móveis serão fortemente demandados, tanto por operadoras como por clientes finais.


(*) Os autores:

Eduardo Nascimento Lima (eduardo@siemens.com.br):  
Consultor em Tecnologia da área de Comunicações Móveis da Siemens LTDA, é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1989, com mais de 10 anos de experiência na área de telecomunicações, pós-graduando em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, representa a Siemens na Comissão Brasileira de Comunicações 8 da Anatel e na Comissão Interamericana de Telecomunicações em assuntos referentes a comunicações móveis terrestres, já tendo trabalhado na Splice do Brasil e Standard Eletrônica S.A., com experiência em implantação de projetos Turn Key para a ampliação da planta telefônica em várias operadoras do Sistema Telebrás, sistemas WLL, sistemas XDSL e centrais de comutação pública digitais entre outros.

Marilson Duarte Soares (marilson.duarte@siemens.com.br):  
Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1995, tem pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC/RJ em 1997, pós-graduação em Administração Industrial pela USP em 2000 e MBA em Conhecimento Tecnologia e Inovação na USP em 2002. Na UFF foi monitor das disciplinas de Eletromagnetismo e Eletrônica em 1993-1994 respectivamente, e depois atuou como professor de Eletrônica Digital na Escola de Engenharia UFF em 1996-1997, trabalhou em pesquisa no CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) em 1994 com Ressonância Magnética Nuclear.     Estagiou na Petrobrás na área de projetos de radioenlaces para área de abastecimento em 1993-1994, e na INOVAX na área de desenvolvimento de hardware e software para CPA em 1994-1995. Trabalhou na INOVAX Ltda como Engenheiro de Desenvolvimento nos anos de 1995 até 1997, tendo iniciado seus trabalhos na SIEMENS Ltda no final de 1997 na área de Engenharia de Rádio onde passou a ocupar o cargo de Gerente de Engenharia a partir de 2000, atualmente trabalha na SIEMENS Ltda como Consultor de Tecnologias Móveis.

Michelle P Fernandes: (michelle.fernandes@siemens.com.br)
Graduanda do 5.º ano de Administração de Empresas com habilitação em Empreendedorismo e Negócios pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Na Siemens, iniciou suas atividades no setor de Telecmunicações em Janeiro de 2002, atuando no Planejamento Estratégico e Estudos de Mercado.

Home WirelessBR