WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Ringback Tones:
Um serviço cheio de razões para ser um sucesso

Autor: Marcelo Fernandes (*)

Artigo publicado também no Portal Frecuencia Online (13/12/2004)


Ringback Tones: um serviço cheio de razões para ser um sucesso


O mercado mundial de ringtones (tons musicais) atualmente vale mais de U$ 2,5 bilhões, segundo estudo do Yankee Group, gerando receitas para operadoras, indústria de música e empresas desenvolvedoras do serviço. Para as operadoras que estão buscando uma solução diferenciada para dados, este serviço popular pode alavancar as vendas em pouco tempo.


Os Ringback tones podem ser a próxima grande “febre” que chegará aos aparelhos celulares. Quando o usuário faz uma ligação, o serviço substitui o tom de chamada convencional escutado enquanto ele aguarda que a outra pessoa atenda o telefone. O tom de chamada é substituído por conteúdo, incluindo piadas, pensamento do dia, músicas em formato original, horóscopo etc. Os Ringback tones permitem também que o usuário escolha conteúdos diferentes dependendo para quem ele está ligando, por exemplo, rock para uma chamada do pai, música clássica para a mãe e a piada do dia para os amigos.

Crescimento Acelerado
Os Ringback tones têm gerado bastante interesse, principalmente na região da Ásia. De fato, muitas operadoras vêem o serviço como obrigatório do ponto de vista competitivo. De acordo com relatórios da Ovum (Instituto de Pesquisas), na Coréia do Sul, as operadoras lançaram o serviço em 2002 com uma penetração estimada de 49% ou 17 milhões de conexões (Ovum 2003). Na Europa, várias operadoras líderes já lançaram o serviço de Ringback tones. E estas são apenas as primeiras sementes, já que estima-se que até o final de 2004 muitas outras operadoras já estejam com o serviço implementado comercialmente na Europa e EUA.

Por que Ringback Tones?
Este serviço permite às operadoras gerarem receita a partir de um momento da chamada que até então era inexplorado. Estima-se que, anualmente, sejam perdidos 500 minutos por assinante além do consumo de recursos de rede ocorridos enquanto as pessoas aguardam que a chamada seja completada. Os Ringback tones possibilitam a geração de receita neste momento em que a rede está sendo utilizada sem outras funções.

Devido ao fato do serviço já existir na rede, ele funciona com qualquer telefone, novo ou velho, fixo ou celular. Um fator de sucesso chave dos Ringback tones é o fato de as operadoras poderem lançar o serviço para toda sua base de clientes imediatamente. Os consumidores de telefonia têm à sua disposição múltiplos ringback tones, tais como um para seu telefone residencial, outro para seu celular e um terceiro para o número de seu escritório, independente do fato de o serviço ser oferecido por diferentes operadoras.

O serviço tem o potencial de gerar receitas por meio da venda de diferentes tipos de conteúdo adicional. Por exemplo, as operadoras podem oferecer pacotes de conteúdo com temas baseados em lançamentos do cinema que incluem a música tema como ringback tone, uma amostra do som do filme como dedicatória, ou a voz de um personagem como mensagem de saudação de sua caixa postal. As operadoras móveis podem incluir também papéis de parede e ringtones em seus pacotes. Por meio de um ambiente “one-stop shop” atrelado a um valor acessível, as operadoras podem se proteger de outras fontes “online” que podem entregar o conteúdo diretamente aos terminais.

Os usuários podem gerenciar sua conta através do portal da operadora. Páginas da web personalizadas permitem personalização e manutenção de múltiplos ringback tones. Os assinantes podem selecionar conteúdo para pessoas específicas, hora do dia ou eventos, como aniversários, ou um misto de conteúdos que podem ser destinados aleatoriamente. Portais da web interativos convidam os usuários a testar e então optar por seleções com múltiplos conteúdos sendo que clientes baseados em BREW™ ou J2ME® e sistemas IVR conseguem interfaces alternativas para a seleção dos conteúdos.

O Segmento Adormecido
O mercado corporativo conta com uma grande demanda para este serviço. As empresas podem utilizar os ringback tones para influenciar o humor e a percepção das pessoas que lhes telefonam, oferecendo um serviço realmente personalizado através da utilização de temas específicos para cada cliente. As empresas também podem criar ringback tones para as chamadas que são originadas por elas, onde tocariam o tema corporativo, o jingle de um novo produto ou outro tipo de conteúdo específico toda vez que um funcionário fizesse uma chamada de um telefone fixo ou móvel.

Conclusão
Os Ringback tones são geradores de receita potenciais muito melhores do que os ringtones para as operadoras. Isso se deve ao fato deles poderem ser disponibilizados para toda a base de clientes a partir de seu lançamento. Como essa solução faz parte da rede, os concorrentes não podem entrar nesse domínio e anular a operadora. O serviço oferece às operadoras maior controle e funcionalidades suficientes para aumentar o consumo de conteúdo. Os Ringback tones são uma oportunidade que as operadoras não podem perder.

 

[Publicado em 14/12/2004]
 


(*) Marcelo Fernandes (marcelo.fernandes@comverse.com)  é Gerente de Marketing da Comverse sendo responsável por atividades de Desenvolvimento de Negócios, determinação do pipeline de vendas e relações com a imprensa. A Comverse é um fornecedor líder na área de Serviços de Valor Agregado possuindo soluções na área de voz e dados para telefonia fixa e móvel. Dentre as soluções estão Soluções de Messaging, Billing em Tempo Real e Infra estrutura para serviços multimídia avançados. Antes foi Gerente de Mkt da CMG para a América Latina. A CMG (hoje LogicaCMG) é um dos players líderes de mercado na área de wireless data. Lá, gerenciou o lançamento da empresa na região e todas as ações de Mkt além do desenvolvimento de mercado SMS/MMS tendo sido o porta voz da empresa. Anteriormente trabalhou na Ericsson, BU Network Technologies (Fibras Óticas e elementos passivos de rede), onde foi Gerente de Contas atuando na América do Sul. 
Graduado em Engenharia Elétrica pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) com especialização em Marketing e Finanças pela ESPM e MBA em Gerência Internacional pela Business School SP em colaboração com a Universidade de Toronto, também participou de vários projetos e treinamentos em países como Suécia, Inglaterra, Itália, Holanda, Canadá, USA, Mexico além de outros na América do Sul.

Home WirelessBR