WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

CADA UM É CADA UM
Ou como usar as ferramentas de segmentação para aumentar a identidade dos clientes com as marcas das operadoras. O resultado é fidelização.

Autor: Marcelo Fernandes (*)

Publicado na RNT - Revista de Negócios em Telecomunicações - Edição de Agosto de 2004


A segmentação de mercado é um modo comprovado de aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes em mercado maduros. O mercado de telecomunicações não é exceção. As operadoras na América Latina não podem mais se basear nas ondas de aquisição de novos usuários para aumentar suas receitas. O alto custo de aquisição de clientes faz com que a retenção e maximização das receitas dos clientes sejam críticas. 

A segmentação do nosso mercado não é exatamente uma novidade. As operadoras móveis têm diferenciado o tratamento a seus clientes baseadas no critério da forma de pagamento (pré ou pós pago). Apesar de esta segmentação ter sido necessária devido à limitações tecnológicas, atualmente soluções mais avançadas e sistemas de billing permitem que se forneçam os serviços para todos os clientes. Isso cria oportunidades para as operadoras "atacarem" segmentos expressivos baseados nos padrões de uso, informações demográficas ou psicográficas. Através da compreensão dos hábitos dos seus clientes, as operadoras podem criar segmentos que refletem a identidade do usuário gerando fidelidade à marca. 

No livro Sticky Priors: The Perseverance of Identity Effects on Judgement, dois professores de marketing da Universidade da Pensilvânia - Wharton School demonstraram que a identidade é um modo poderoso de construção da fidelidade à marca. Os autores revelam que a identidade da marca inspira uma forte lealdade que resiste aos ataques dos concorrentes: "Se uma marca pode ser conectada com os aspectos centrais do indivíduo, então o consumidor verá a marca como parte de si mesmo, ou uma extensão do indivíduo. 

Operadoras podem desenvolver segmentos para os vários tipos de Serviços de Valor Agregado, oferecendo promoções específicas para serviços que determinado segmento utilizaria. Por exemplo, algumas operadoras iniciaram a oferta de caixas postais para o mercado jovem, com o apelo da substituição da mensagem básica da caixa postal por mensagens divertidas com vozes, música, comentários. Um serviço interessante é o "Chamada de Resgate", que permite aos teens programar uma chamada especial durante um encontro, de maneira a possuir uma desculpa para ir embora caso as coisas não estejam caminhando bem. 

A segmentação permite às operadoras cobrar por conteúdos de forma apropriada para cada público-alvo. Por exemplo, um fã de futebol provavelmente teria mais predisposição para pagar por um clipe de um gol nas Olimpíadas que alguém que não é fã. 

As funcionalidades do billing em tempo real expandem as possibilidades para se criar intimidade e fidelidade com o cliente em "segmentos de um". As operadoras podem enviar promoções mais relevantes ou links baseados no tipo de conteúdo que o cliente tenha recentemente acessado. Mais adiante, um cliente que estiver perto do fim dos créditos poderá ter a possibilidade imediata de recarga e continuar fazendo suas transações. O feedback relevante e instantâneo aumenta a utilização, gerando mais receita a partir da cada usuário. 

A entrega de serviços focados nos clientes permite às operadoras aumentar a utilização destes serviços reduzindo as despesas de marketing. O uso habilidoso da segmentação e do branding faz com que as empresas possam concentrar esforços em áreas que ofereçam maior potencial de receita, além de se tornarem parte da vida do cliente em todos os segmentos ao longo de sua vida. Essas ações agregam valor na longevidade e na confiabilidade da marca.


(*) Marcelo Fernandes (marcelo.fernandes@comverse.com)  é Gerente de Marketing da Comverse sendo responsável por atividades de Desenvolvimento de Negócios, determinação do pipeline de vendas e relações com a imprensa. A Comverse é um fornecedor líder na área de Serviços de Valor Agregado possuindo soluções na área de voz e dados para telefonia fixa e móvel. Dentre as soluções estão Soluções de Messaging, Billing em Tempo Real e Infra estrutura para serviços multimídia avançados. Antes foi Gerente de Mkt da CMG para a América Latina. A CMG (hoje LogicaCMG) é um dos players líderes de mercado na área de wireless data. Lá, gerenciou o lançamento da empresa na região e todas as ações de Mkt além do desenvolvimento de mercado SMS/MMS tendo sido o porta voz da empresa. Anteriormente trabalhou na Ericsson, BU Network Technologies (Fibras Óticas e elementos passivos de rede), onde foi Gerente de Contas atuando na América do Sul. 
Graduado em Engenharia Elétrica pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) com especialização em Marketing e Finanças pela ESPM e MBA em Gerência Internacional pela Business School SP em colaboração com a Universidade de Toronto, também participou de vários projetos e treinamentos em países como Suécia, Inglaterra, Itália, Holanda, Canadá, USA, Mexico além de outros na América do Sul.

Home WirelessBR