WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

USSD
Unstructured Supplementary Service DataData

Autor: Marcelo André Frizzo   (*)

O que é USSD?

 USSD trata-se de uma modalidade de serviço de envio de mensagens curtas para o celular cuja especificação original não foi feita pelo ETSI. Grosseiramente, poderíamos dizer que o USSD é um parente do famoso SMS (Short Message System). Na prática USSD e SMS complementam-se, uma vez que apresentam características ligeiramente diferentes.

A implementação comercial do USSD foi definida em duas fases. Na primeira fase, a comunicação só poderia ser originada a partir do telefone do assinante (sob demanda), enquanto que na fase 2 (implementações atuais) a comunicação pode ser estabelecida pela aplicação. 

USSD x SMS: Particularidades e Diferenças

 Como primeira diferença entre SMS e USSD podemos citar que uma short message apresenta limitação de 160 caracteres, ao passo que a mensagem enviada pelo USSD pode ter até 180 caracteres alfanuméricos (mundo ocidental). Assim como quando uma mensagem é enviada para o assinante via SMS, soará um alerta quando o envio for feito por USSD, porém o assinante não precisa percorrer menus para encontrar a mensagem, a mesma sera exibida expontaneamente.

Outra característica diferenciadora entre SMS e USSD é o princípio de funcionamento. Enquanto no SMS aplica-se o “store & forward”, o USSD trabalha com sessões, isto é, orientado a conexão. Isso quer dizer que no SMS o assinante tem a chance de receber a mensagem enquanto esta for válida no banco de dados do servidor SMS (através de re-tentativas), ao passo que o USSD faz a entrega da mensagem imediatamente (alguns segundos), ou então não entregará nunca por algum problema durante o trajeto da mensagem. Considerando ausência de problemas no procedimento de envio, o tempo médio de entrega da mensagem é menor via USSD.

Diferentemente de mensagens entregues por SMS, as mensagens enviadas via USSD não podem ser armazenadas na memória do telefone celular.

Também por princípio, o USSD não permite a comunicação “mobile-to-mobile”, podendo eventualmente fazer isso via redirecionamentos, mas não como o SMS que permite um assinante enviar uma mensagem curta para outro assinante. Ao contrário, a comunicação pretendida via USSD é sempre entre o telefone do assinante e uma aplicação (que processará a requisição e então devolverá a informação solicitada). 

Processo de conexão

 O assinante estabelece a conexão ao servidor USSD a partir do seu terminal digitando uma string com o seguinte formato: 

*código do serviço*quaisquer dígitos#, onde:

       *código do serviço* - Será interpretado pela rede cellular (HLR e VLR) de maneira que a solicitação deva ser roteada para o servidor USSD.

       quaisquer dígitos# - Corresponde ao primeiro menu de opções a ser apresentado ao assinante. 

Imaginemos então, a definição por parte da operadora, da seguinte string de conexão: *900*1#, onde o código de serviço 900 corresponderá ao servidor USSD e o código 1 corresponderá a uma aplicação onde deseja-se apresentar a cotação do dólar. Assim que o assinante digitar a string e pressionar a tecla “SEND”, será feito o processamento da requisição por meio de um servidor de aplicação e então será devolvida uma mensagem para o telefone de onde se originou a requisição. Esta entrega da mensagem poderá ser feita via USSD ou também redirecionada para o SMS que entregará então um short message. Para facilitar o processo de conexão, se desejar, o assinante poderá armazenar a string de conexão na memória do telefone, tal como faz com outros números de telefone. Esse procedimento ajudará a manter diferentes serviços disponíveis a um toque, sem ter que memorizar a string de conexão.

No exemplo supra-citado, o código “1” representa a solicitação da cotação do dólar e nada mais. Uma implementação interessante do USSD consiste em criar um menu de opções, para que o assinante faça a escolha mediante o número correspondente a cada opção. Neste caso, poderia ser apresentado o seguinte menu para o assinante quando do estabelecimento da sessão: 

1-      Dólar

2-      Tempo (previsão)

3-      Bolsas

4-      Cinemas

 A medida que o assinante fizer sua opção, sub-menus poderão ser exibidos até que finalmente o resultado final (mensagem) seja entregue ao telefone originador da requisição.

 Exemplos de Serviços/Aplicações para USSD

Basicamente, a maioria dos serviços imaginados para SMS podem ser adaptados para USSD, em alguns casos com vantagens. Um serviço de mobile chat, por exemplo, sobre SMS demanda que o usuário conheça “keywords” para comunicar-se com outras pessoas, enquanto que o USSD poderá facilitar este trabalho mediante a apresentação de uma interface de menus mais amigável, onde o assinante terá o trabalho de escolher um número que corresponde a opção desejada. Outros exemplos de aplicações poderiam ser: 

-          Extratos detalhados (banco, créditos restantes em celulares pré-pagos, etc);

-          Recarga de créditos em telefones pré-pagos;

-          Visualização de conteúdo de caixa postal (voice mail);

-          Mobile chat;

-          Serviços de diretório.


(*) O autor, Marcelo André Frizzo (marcelo.frizzo@gmail.com), tem 28 anos e formou-se em Tecnologia em Processamento de Dados na ULBRA/RS. Acumulou diversificada experiência profissional durante 4 anos trabalhando como Tenente no Centro de Telemática do Exército em Porto Alegre,RS. 
Saindo da "vida pública" trabalhou na Telet (operadora celular Banda B) em Porto Alegre, transferindo-se posteriormente para Starmedia Mobile, em Belo Horizonte. 
Trabalha na Nokia, em Dallas, USA desde Outubro/2002, focado em plataformas de Messaging e VAS.

Home WirelessBR