WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Desenvolvimento de aplicativos para SIM Card 

Autor:  Rodrigo P. Garcia Corbera  (*)

 

----- Original Message -----

From: Rodrigo Garcia Corbera
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, September 23, 2005 12:56 AM
Subject: [Celld-group] RE: [wireless.br] SIM Card (1) -Tutorial do site TELECO

 

Olá Hélio e ComUnidade WirelessBr!

 

Ajudando um pouco quanto à pergunta de que conhecimento é necessário para desenvolver aplicativos para SIM Cards, exponho abaixo as tecnologias, relativas ao desenvolvimento de software, usadas nesse campo:

 

1) SIM ToolKit (GSM 11.14)

    - pro-active SIM Commands

    - Processamento de Eventos

2) SIM API para JAVA Cards (GSM 03.19)

    - GSM & SIM ToolKit FrameWorks

    - SIM toolkit Applets

3) Conhecimento geral sobre SMS, WAP e JAVA.

 

Ou seja, deve-se conhecer bem o protocolo de comunicação usado para envio de recepção de mensagens e comandos entre o terminal e o SIM Card (que é na verdade um SmartCard), o qual é chamado genericamente de APDU. Em cima da camada de APDU, se construiu uma espécie de camada de aplicação, se assim podemos chamar, que é o SIM ToolKit. 

 

O APDU é usado para se ler o SIM Card, o qual inicialmente servia apenas para autenticar o usuário na rede GSM. Numa fase seguinte ele assumiu funções de cartão de memória para outros dados, como agenda de contatos, guardar mensagens de texto (SMS), ativação do serviço remotamente (OTA), guardar dados referentes a roaming internacional etc.

 

Com a criação da especificação do SIM ToolKit permitiu-se fazer com que o SIM Card passasse a ter uma função ativa no terminal, determinando comandos a serem executados e processando eventos enviados pelo terminal ao SIM Card. Digo ativa pois antes ele era apenas lido, de forma passiva.

 

O passo seguinte foi a criação de Micro-Browsers com mecanismos de protocolos de segurança dentro o SIM Card que permitiram que ele fosse programável remotamente via OTA e fossem criadas aplicações de comunicação que usam criptografia para M-Payment. Adicionou-se muito valor no processo para as operadoras pois isso permite que o SIM Card seja provisionado remotamente com aplicações novas determinadas pela operadora.

 

Posteriormente surgem maciçamente SIM Cards que podem executar aplicações JAVA usando a API JavaCard da Sun Microsystems. Isso trouxe às operadorae desenvolvedores uma grande vantagem, pois agora todos os SIM Card poderiam ser programados usando-se essa linguagem que é independente do fabricante do cartão. Antes a forma de interação e comandos de leitura do SIM Card dependia de cada fornecedor, o que é uma grande dor de cabeça gerencial...

 

Hoje em dia temos disponíveis especificações ETSI para download de aplicativos para o SIM Card (GSM 03.40 e GSM 03.48), programação do SIM card feita ou com SIM ToolKit (ETSI GSM 11.14) ou com JavaCard API 2.2. Pelo lado das plataformas de gerência, a operadora usa plataformas para gerenciar os SIM Cards dos seus assinantes e atualizar os aplicativos via ETSI GSM 03.48 e 03.19 (SIM API para JavaCards).

 

As aplicações executadas em SIM Cards são capazes de criar menus, interagir com os menus, processar mensagens via SMS e WAP. Com isso é possível criar aplicações Client-Server que vão interagir com o terminal do assinante através do processamento de mensagens que são interpretadas dentro do SIM Card, lembrando que este tem uma CPU e memória!

 

Uma novidade para desenvolvedores de aplicações é que através da JSR-177 será possível que aplicações J2ME carregadas no terminal possam interagir com o SIM Card, seja armazenando dados nele, seja ativando applets JavaCard ou aplicações do SIM Tool Kit. Com isso será possível, por exemplo, dar uma interface amigável programável aos menus do SIM Card...

 

Para poder brincar com SIM Card, é necessário ter um periférico que leia e escreva em SmartCards, pois o SIM Card é na verdade apenas um SmarCard de dimensão física pequena que conta com aplicações e APIs implementadas no terminal GSM... Existem vários ambientes de desenvolvimento, os quais normalmente são comercializados pelos fabricantes de SmartCards. Para aprender sobre JavaCard, o melhor lugar é o site da Sun.

 

Qual é a grande novidade em relação a essa tecnologia que, na verdade, não é tão recente ou mesmo nova?

Na Europa e Ásia todas as operadoras usam aplicações baseadas no SIM Card de forma ampla. No Brasil ainda está engatinhando em termos de aplicações. Já se usam os Menus Interativos do SIM ToolKit no Brasil, mas faltam aplicações.

 

Essa é a novidade.... criar conteúdo e aplicações para as operadoras que sejam bem aceitas no mercado nacional ;-)

Na verdade é uma novidade comercial, um novo mercado a ser explorado pois as operadoras no Brasil estão decididas a usar essa velha tecnologia.

 

O Giraldi e outras empresas talvez estejam caçando os famosos programadores de moscas brancas (raros e talentosos) que se dedicaram a essa tecnologia quase nada difundida no Brasil... 

Os Computeiros de plantão que aproveitem a onda enquanto os ventos estão soprando nessa direção!

 

Abraços,

Rodrigo P. Garcia Corbera

 



(*) Rodrigo P. Garcia Corbera
(rgarcia@cyberspace.com.br) tem 10 anos de experiência em arquitetura e projetos de tecnologia em telecomunicações. Mais recentemente, trabalhou na Lucent Brasil, onde atuou como gerente comercial de soluções de Messaging no mercado de operadores móveis, gerente da área de consultoria de redes de dados e óticas liderando um time com 25 consultores espalhados pela América do Sul e também, foi por dois anos, responsável por gerenciar a área técnico-comercial de integração de tecnologia para ofertas de redes de dados da Lucent. Antes disso, trabalhou no projeto Pay-Per-View da Globo Cabo como consultor contratado através da AL&CA e como Executivo de Vendas da Hughes Network Systems. Rodrigo tem formação em engenharia da computação pela UNICAMP e é fluente em português, espanhol e inglês.
 

 

Home WirelessBR