WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

PLC, BPL, DPL e PLT ... Qual a diferença?

Autora:   Thienne M. Johnson (*)

PLC, BPL, DPL e PLT ... Qual a diferença?


Power Line Communication (PLC) é uma tecnologia que usa as redes de transmissão de energia elétrica para transmitir dados. Para saber como a tecnologia PLC funciona, veja o Blog PLC.

Em diversos artigos, a tecnologia PLC é também chamada de PLT (Power Line Telecoms), BPL (Broadband over Power Lines) ou DPL (Digital Power Line), mas o uso dessas denominações para significar a mesma tecnologia não é exata.

Vamos aos detalhes. Existem 2 classes de PLC [1]:

A tecnologia BPL (Broadband over Power Lines) é o uso de tecnologia PLOC para fornecer acesso de banda larga à Internet através das linhas de energia elétrica. Um computador (ou outro dispositivo) deve possuir um modem BPL ligado à rede elétrica em um prédio equipado para ter o acesso de alta-velocidade.

Já a tecnologia DPL (Digital Power Line) é uma tecnologia anterior, usada para transmitir dados a 1 Mbps pela rede elétrica, projetada pela Nortel Networks. Foi desenvolvida na década de 90, mas foi abandonada devido à dificuldades de implementação [2]. Leia o artigo “Nothing wrong with the technology, everything wrong with the market”[3], para saber mais detalhes.

Referências:

[1] http://www.absoluteastronomy.com/encyclopedia/p/po/power_line_communication.htm

[2] http://computing-dictionary.thefreedictionary.com/DPL

[3] http://www.theregister.co.uk/1999/09/08/nortel_norweb_pulls_plug/


(*) A autora, Thienne M. Johnson,  (thienne@ieee.org) é professora e pesquisadora da área de Redes de Computadores. É Tecnóloga em Processamento de Dados (UNAMA) com Mestrado (UFSCar) e Doutorado (UFPE) em Ciência da Computação. Realiza pesquisas em Redes Sem Fio e Avaliação de Desempenho.

Home WirelessBR