WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia --> Índice de 2006 --> "Post"

Obs: Os links indicados nas transcrições podem ter sido alterados ao longo do tempo. Se for o caso, consulte um site de buscas.


09/12/06

  Blog do Silvio Meira e artigo de Carlos Rocha sobre o "laptop de U$ 100"

Mensagem de Helio Rosa para os Grupos Celld-group e WirelessBR

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
Continuamos nossa "série" sobre "Inclusão Digital".
 
Transcrevo um "post" do Silvio Meira em seu blog "Blog.Meira.Com" com comentários sobre um artigo de Carlos Rocha publicado no G1 (Portal de Notícias da Globo).
Carlos Rocha é empresário, engenheiro formado pelo ITA e criador da urna eletrônica.

Aqui está o "post" e, logo após, o artigo.

(...) O G1 acaba de publicar um artigo [muito bem escrito!] de Carlos Rocha, da Samurai [e criador da urna eletrônica], sobre o projeto do governo federal de comprar um milhão de laptops do Nicholas Negroponte.
Segundo Rocha "O governo Lula está seduzido pelo charmoso projeto de marketing de Nicholas Negroponte, com o projeto Um Laptop por Criança (OLPC, em inglês), de sua ONG formada para defender o interesse comercial de algumas empresas privadas".
Vale a pena ler.
Rocha tem lutado por tecnologia e indústria brasileiras há décadas e passou por todas as fases da política de informática; os governos brasileiros [de todos os tipos e formatos] não têm a prática de ouvir gente que diz o que pensa [e arrazoadamente, como Rocha].
Se tivessem, teríamos algumas soluções brasileiras de acesso universal para oferecer ao mundo, ao invés de sermos tangidos, como gado ao matadouro, pelos marqueteiros de plantão. (...)

Recorte do artigo de Carlos Rocha: “PROJETO DO LAPTOP DE US$ 100 NÃO SE SUSTENTA”

(...) Entretanto, a proposta (laptop de U$ 100) não se sustenta, pois não tem raízes em princípios educacionais e não apresenta um modelo sustentável, que independa do orçamento governamental. Basta acompanhar a realidade da educação brasileira, para concluir que os recursos públicos não se mostram suficientes para equacionar o imenso desafio de garantir educação de qualidade a todos os brasileiros.
Algumas crianças poderão receber, gratuitamente, um notebook funcionalmente limitado, enquanto durar o projeto político. Continuarão, infelizmente, não tendo acesso continuado ao mundo digital, gerando frustração e desperdício de recursos escassos. (...) Vale conferir o texto completo!.

Um abraço cordial
Helio Rosa