BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


09/06/07

Especial WiMAX - 09 Jun - 3G e WiMAX

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!

O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
-
Especial WiMAX 2 (Thesis)
-
Seção WiMAX (WiirelessBR).

Nestas mensagens estamos divulgando as "novidades" da mídia e também resgatando artigos e notícias publicadas nas últimas semanas e ainda não veiculadas em nossos fóruns.

Aqui está o "sumário" de hoje: 

Referências:

Fonte: Thesis
[08/06/07]   Chips de novas gerações por Equipe Thesis
Especial WiMAX 2 - Artigos
A NextWave Broadband, subsidiária da NextWave Wireless, com sede na Califórnia (EUA), anunciou novos conjuntos de chips em plataformas de RFIC (Circuito Integrado de Rádio-Freqüência) de WiMAX. A idéia é desenvolver produtos de infra-estrutura e terminal de comunicações móveis WiMAX de próxima geração. Segundo a companhia, as amostras do sistema sobre chip (SOC) estarão disponíveis ainda neste trimestre. Quanto aos chips de segunda geração para escala industrial tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2008.
A companhia inaugurou recentemente no Brasil seu primeiro escritório na América Latina que veio junto a um primeiro projeto - o de ampliação das Cidades Digitais do Estado do Rio de Janeiro, a partir do município de Parati. A companhia, que já possui licenças de freqüência para serviços de 3 e 4G nos EUA, pode se interessar por adquirir banda no Brasil, quando se definir quando, como e quem poderá competir neste mercado no país. A NextWave se foca fortemente em tecnologia de próximas gerações, que ela chama de Wireless 2.0, toda baseada em soluções de radiofreqüência e de baixo custo.   Ler mais...

Fonte: Thesis
[08/06/07]   Ofcom regula WiMAX por WiMAX Day
Especial WiMAX 2 - Artigos

08-Jun-2007
O órgão regulador britânico Ofcomm publicou ontem um resumo sobre suas conclusões sobre algumas das bandas de radiofreqüência em análise pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para identificação como freqüências da International Mobile Telecommunications (IMT) na Conferencia Mundial de Radiofreqüência (WRC-07), que acontece em outubro próximo.  Ler mais...

Fonte:Thesis
[08/06/07]   Treinamento em WiMAX por Equipe Thesis   
Especial WiMAX 2 - Artigos 

O WiMAX Forum lançou, junto à Doceo Tech e o Informa Telecom & Media, o WiMAX Forum Certified Training Program, uma série de programas de capacitação profissional para a indústria global de WiMAX. Os cursos, exclusivos, foram concebidos para negócios e apoio técnico, fornecendo conteúdo de introdução à tecnologia e planificação detalhada das metodologias de telefonia celular, com vistas a assegurar garantia de qualidade.
Desenvolvido e aprovado pelo WiMAX Forum, a associação da indústria responsável pela certificação dos produtos na tecnologia, o programa certificará cursos em todas as regiões do mundo. Os certificados serão fornecidos por especialistas em formação da DoceoThech e do Informa durante as esposições comerciais comandadas pelo fórum, conferências dos associados, formação in-loco e outras iniciativas regionais.
As companhias interessadas em receber a certificação profissional podem também adquirir pacotes disponíveis do programa junto às duas empresas associadas ao fórum no programa. Ler mais...

Transcrição mais abaixo:

Fonte: TIInside
[08/06/07]   Belo Horizonte é contemplada com mais R$ 3,5 milhões para projeto digital

Fonte: Thesis
[20/03/07]   WiMAX aprovado no 3G IMT-2000 por Jana de Paula 

Fonte: Convergência Digital
[05/06/07]   UIT recomenda inclusão do WiMAX como interface de 3G 

Fonte: TelecomOnline
[04/04/07]   3G e WiMAX - Tecnologias complementares ou concorrentes?  por  Marineide Marques

O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
WiMAX:
WiMAX no Brasil - WiMAX no Mundo - Tecnologias WiMAX
3G: 3G no Brasil - 3G no Mundo - Tecnologias 3G - Serviços 3G - Dispositivos 3G - Saiba mais  - Pergunte ao Especialista
 
O nosso participante Márcio Rodrigues é autor dos trabalhos técnicos Telefonia Celular e Aspectos de Rádio Propagação.
Em março último, durante o "Especial", divulgou mais este trabalho, publicado simultaneamente no Portal Thesis e no site WirelessBR:
Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento".
Nosso comentário: Excelente! Vale conferir!

Estas mensagens também  estão sendo postadas no
BLOCO - Blog dos Coordenadores da ComUnidade WirelessBRASIL. 

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson


 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO