BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



06/05/07
 
Especial WiMAX - 06 Maio - Artigos e Notícias
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
- Especial WiMAX 2 (Thesis)
- Seção WiMAX (WiirelessBR).
 
Nestas mensagens estamos divulgando as "novidades" da mídia e também resgatando artigos e notícias publicadas nas últimas semanas e ainda não veiculadas em nossos fóruns.
 
Aqui está o "sumário" de hoje:
 
Fonte: IDGNow!
[02/05/07]   EUA: primeiro cartão WiMax para laptops é aprovado por órgão regulador
por Dan Nystedt
Com agradecimento ao Alex Rodrigo do Celld-group@yahoogrupos.com.br pela "dica".  :-)
 
Fonte: B2B Magazine
[23/04/07]  Velocidade e destreza Por Eduardo Vasques
Entrevista com Oscar Clarke, presidente da operação brasileira da Intel
 
Fonte: Convergência Digital
[18/04/07]   TIM e Claro unidas por leilões simultâneos para 3G, SMP e WiMAX  por Ana Paula Lobo
 
 
Fonte: O Globo Online - Tecnologia
[17/04/07]   Nokia começará a vender telefones WiMax em 2008 por Reuters
 
Esta informação visa os recém-chegados:
O nosso participante Márcio Rodrigues é autor dos trabalhos técnicos Telefonia Celular e Aspectos de Rádio Propagação.
Em março último, durante o "Especial", divulgou mais este trabalho, publicado simultaneamente no Portal Thesis e no site WirelessBR:
Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento".
Comentário nosso: Excelente! Vale conferir!
 
O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
 
Estas mensagens também  estão sendo postadas no BLOCO - Blog dos Coordenadores da ComUnidade WirelessBRASIL.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-------------------------------------------------
 
Fonte: IDGNow!
[02/05/07]   EUA: primeiro cartão WiMax para laptops é aprovado por órgão regulador por Dan Nystedt
 
Taipé - Dispositivo fabricado pela ClearWire ganha aprovação da FCC e deverá chegar ao mercado norte-americano até o final do ano, diz companhia.
 
Reguladores aprovaram o primeiro cartão para banda larga WiMax voltado para notebooks a ser oferecido pela ClearWire, que deverá estar disponível para usuários até o final do ano, afirmou a companhia nesta terça-feira (02/05).
A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (do inglês, FCC) aprovou o cartão para slots Type II que pode ser usado nos sistemas Windows Vista e XP, afirmou a companhia em anúncio.
Os gadgets funcionam nas redes WiMax da Clearwire, que foi construídas com equipamento da Motorola.
A aprovação de cartões WiMax com melhor performance deve popularizar o uso de WiMax ao aumentar sua potencial base de usuários, acredita a companhia.
Usuários dos portáteis foram fundamentais no aumento da popularidade do Wi-Fi, que deverá ser substituído pelo WiMax para acessos online de longo alcance em ambiente urbano.
Ler mais: EUA: primeiro cartão WiMax para laptops é aprovado por órgão regulador
 
----------------------------------------------
Fonte: B2B Magazine
[23/04/07]  Velocidade e destreza Por Eduardo Vasques

Sem muitas delongas, bastante direto e objetivo, Oscar Clarke, presidente da operação brasileira da Intel, comanda a subsidiária a partir de sua baia com uma bela vista da cidade de São Paulo – ele não tem uma sala exclusiva. Sua missão: conter os passos largos da rival AMD na corrida dos processadores, especificamente no País, e manter a Intel como referência no setor.
 
Aliás, a disputa entre as companhias já ultrapassou as fronteiras do conhecimento e diferencial tecnológico. Os preços estão caindo. E não há aventuras, apenas destreza. Afinal, para quem pilota uma Honda Shadow 750 todos os dias no caminho do trabalho concorrendo com carros no caótico trânsito da capital paulista, lidar com a competição no mercado de processadores é apenas mais um desafio. O negócio é acelerar...
 
B2B Magazine - Nos últimos anos a Intel vem investindo bastante em projetos de inclusão digital. Qual é a real intenção da companhia com isso, conquistar futuros consumidores?
Oscar Clarke – Inclusão digital é um mercado incremental para a gente. Se olhar o tamanho do mercado brasileiro pré programa PC para Todos do governo e o tamanho pós e as perspectivas de crescimento do mercado nacional, entende que a Intel tem que disputar, fomentar a criação desse mercado. O setor brasileiro cresceu substancialmente por conta desse programa. Quando você olha as vendas incrementais, a base da pirâmide, que chamamos de “first buyer” – aquelas pessoas que nunca tiveram acesso à tecnologia anteriormente - e que hoje conseguem por uma série de razões que no final do dia para eles se consolida no preço final, é um mercado vertiginoso. E quando você pensa que esse primeiro comprador vai se tornar um “second buyer”, que vai procurar produtos de mais valor agregado, o potencial se abre ainda mais.
ler mais:  Velocidade e destreza
(A entrevista está disponível em áudio aqui)
 
--------------------------------------------------
Fonte: Convergência Digital
[18/04/07]   TIM e Claro unidas por leilões simultâneos para 3G, SMP e WiMAX  por Ana Paula Lobo
 
A discussão sobre a realização dos leilões do WiMAX, Terceira Geração e sobras do SMP continua a movimentar o mercado. Num painel realizado nesta quarta-feira, 18/04, na 7ª edição da Rio Wireless, evento que acontece no Rio de Janeiro, as operadoras TIM e Claro voltaram a defender a realização de leilões simultâneos para as freqüências sob a justificativa de garantir a isonomia e o direito à competição.
 
"O risco de ir ou não ir para um leilão é um modelo de negócio de uma companhia. Mas temos que ter o direito de escolher o melhor caminho sem ter ninguém sendo beneficiado", destacou Paulo Roberto da Costa Lima, diretor de Assuntos Regulatórios da TIM. O executivo reiterou que o momento é o de agilizar os leilões o quanto antes. "Para a TIM é crucial que aconteça o quanto antes", destacou.
 
Apesar de também defender a realização de leilões simultâneos para as vendas das sobras do SMP, da 3G e do WiMAX, o diretor de Assuntos Regulatórios da Claro, Marcelo Pereira, é mais comedido com relação à urgência do processo. Segundo ele, o problema judicial envolvendo o  leilão do WiMAX é a maior prova que precipitar uma ação pode não ser a melhor alternativa.
 
------------------------------------
Fonte: TIInside
[18/04/07]   Usuários dos EUA preferem WiMax; no Brasil, teles fazem testes
 
Os usuários de telefonia móvel preferem WiMax (tecnologia de banda larga sem fio via IP, que permite serviços de voz, dados e vídeo) ao invés de dados no celular ou serviços de Wi-Fi.
A pesquisa foi feita pela In-Stat Survey, em fevereiro, junto a 1,2 mil pessoas residentes nos Estados Unidos. Mais de 50% disseram que trocariam o provedor de banda larga atual que presta serviços para o computador doméstico por outro que oferecesse pacotes wireless com serviço de banda larga para a residência.
Segundo a In-Stat, o interesse pela comunicação de dados por celular caiu drasticamente quando foi feita a comparação com preços via WiMax.
Enquanto o foco de WiMax está centrado em dispositivos móveis, que ainda demorarão alguns anos para amadurecer, há oportunidades reais para produtos baseados em WiMax que podem ser distribuídos hoje, afirma a empresa de pesquisa.
Ler mais: Usuários dos EUA preferem WiMax; no Brasil, teles fazem testes
 
-----------------------------------------
Fonte: O Globo Online - Tecnologia
[17/04/07]   Nokia começará a vender telefones WiMax em 2008 por Reuters

HELSINQUE, Finlândia - A Nokia, maior fabricante de telefones celulares do mundo, informou nesta segunda-feira que prevê começar a vender aparelhos móveis com a tecnologia WiMAX para internet no início de 2008.
A tecnologia WiMAX permite a conexão de alta velocidade a partir de computadores portáteis, telefones e outros aparelhos móveis a distÂncias maiores do que as tecnologias anteriores.
A principal rival da Nokia no mercado de telefones, a americana Motorola, também prevê lançar seu primeiro aparelho móvel com WiMAX no ano que vem.

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO