BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



20/05/07

 Especial WiMAX - 20 Maio - Artigos e Notícias

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
-
Especial WiMAX 2 (Thesis)
-
Seção WiMAX (WiirelessBR).

Nestas mensagens estamos divulgando as "novidades" da mídia e também resgatando artigos e notícias publicadas nas últimas semanas e ainda não veiculadas em nossos fóruns.

Aqui está o "sumário" de hoje:
Fonte: Adnews
[17/05/07 ]  
Redes sem fio da Motorola agora ampliadas para prédios  
Fonte:Baguete
[17/05/07 ]   BrT: concorrência para WiMax em POA termina sexta
Fonte:Baguete
[13/11/06]  
Porto Alegre terá Wimax em 2007
Fonte: Adnews
[14/05/07]  
ISF divulga estudo sobre Tendências de Investimentos em TI   

O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!
WiMAX: WiMAX no Brasil - WiMAX no Mundo - Tecnologias WiMAX
3G: 3G no Brasil - 3G no Mundo - Tecnologias 3G - Serviços 3G - Dispositivos 3G - Saiba mais  - Pergunte ao Especialista
 
O nosso participante Márcio Rodrigues é autor dos trabalhos técnicos Telefonia Celular e Aspectos de Rádio Propagação.
Em março último, durante o "Especial", divulgou mais este trabalho, publicado simultaneamente no Portal Thesis e no site WirelessBR:
Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento".
Nosso comentário: Excelente! Vale conferir!

Estas mensagens também  estão sendo postadas no
BLOCO - Blog dos Coordenadores da ComUnidade WirelessBRASIL. 

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

-------------------------------

Fonte: Adnews
[17/05/07 ]  
Redes sem fio da Motorola agora ampliadas para prédios  

A Motorola anunciou hoje que está ampliando as suas soluções MOTOwi4(TM) para fornecer e expandir a sua cobertura sem fio e de rede para recintos fechados. Com a nova solução wi4 Indoor, Enterprise wireless LAN (WLAN), os provedores de serviços, governos e empresas agora podem optar por soluções de conectividade que atendem as suas necessidades de cobertura sem fio tanto em recintos fechados como ao ar livre.

"Agora, somente a Motorola pode oferecer a expertise para fornecer mobilidade tanto em recintos fechados como ao ar livre, provendo as pessoas com o acesso à informação que necessitam onde quer que estejam - até mesmo quando estão em movimento. Esta é a verdadeira mobilidade empresarial", disse Kathy Paladino, presidente da unidade Motorola Enterprise Mobility.

---------------------

Fonte:Baguete
[17/05/07 ]  
BrT: concorrência para WiMax em POA termina sexta

Termina nesta sexta-feira, 18, a concorrência aberta pela Brasil Telecom para comprar os equipamentos necessários para o lançamento do serviço de WiMax móvel em Porto Alegre. A capital gaúcha deve contar com a novidade já em julho, para clientes empresariais e residenciais.
A informação faz parte de uma matéria do Valor Econômico desta quinta, 17, que revela também que a operadora vai lançar a
banda larga móvel em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte durante o segundo semestre. Nessas capitais, só serão aceitas contas corporativas.
Não há preços definidos, mas as condições serão semelhantes às dos planos de
internet fixa onde houver as duas tecnologias.

Leia mais no Baguete
O Baguete Diário deu destaque para o Wimax em Porto Alegre na sua manchete do dia 13 de novembro de 2006. Confira o texto pelo link relacionado abaixo.

Fonte:Baguete
[13/11/06]  
Porto Alegre terá Wimax em 2007

A Brasil Telecom vai lançar serviços de acesso à Internet banda larga em padrão Wimax em Porto Alegre e Curitiba no primeiro semestre de 2007. No momento, a empresa aguarda a resposta do mercado à sua requisição pública dos equipamentos necessários para construir uma rede 802.16-E, operando na faixa de 3,5 GHz. Os fornecedores das antenas para espalhar o sinal sem fio e controlar as conexões devem ser escolhidos ainda no primeiro trimestre do ano que vêm.

"Vamos comprar os primeiros equipamentos certificados pelo Wimax Fórum", explica o diretor de
Tecnologia e Planejamento Técnico da operadora, Dante Nardelli Júnior. O executivo assegura que quando concretizada, a iniciativa será "única no mundo". Nardelli afirma que a novidade não está envolvida na disputa entre a empresa e a Anatel.

A agência reguladora quer impedir operadores de
telefonia de vender acesso à Internet sem fio. "Temos licença para prestar esse serviço em algumas localidades desde que compramos a Vant, há três anos", enfatiza o diretor. Segundo ele, a meta a longo prazo é resolver o conflito com a Anatel e oferecer acesso Wimax em toda área de cobertura da BrT.

Áreas prioritárias
Segundo Nardelli, as áreas priorizadas para receber o sinal para acesso à web sem fio serão aquelas nas quais atualmente há demanda reprimida, por não estarem cobertas por cabeamento. Também estão no foco zonas de concentração de PDAs, palm tops e notebooks - leia-se, regiões com concentração de empresas e de classe social elevada. No primeiro alvo, os custos não devem ser superiores aos do acesso normal por ADSL. No segundo, os preços ainda não foram definidos. 

--------------------------------

Fonte: Adnews
[14/05/07]  
ISF divulga estudo sobre Tendências de Investimentos em TI   

O Instituto Sem Fronteiras (ISF) finalizou uma série de estudos junto aos CIOs e principais executivos da área de TI, indicando quais serão as tendências de investimentos para 2007. Foram entrevistadas 940 empresas de diversos segmentos. Estas entrevistas foram direcionadas a entender a tendência dos investimentos em TI para 2007 nos segmentos: financeiro, governo, manufatura, óleo & gás e mineração, comércio, utilidades, agrobusiness, serviços, as 500 Maiores e empresas com faturamento acima de R$50 milhões, mas que não estão entre as 500 Maiores. No segmento governamental, o ISF entrevistou 180 empresas em sua grande maioria de grande porte.

No âmbito federal, há muitos projetos iniciais em relação a BI e um esforço enorme para a adequação da infra-estrutura de rede e segurança . Além disto, diversas organizações federais estão analisando os sistemas para partir para a migração do conceito SOA. Haverá ainda investimentos iniciais em soluções wireless nas escolas, fundações e agências federais. "Estas instituições enfrentam problemas com falta de recursos dentro da área de TI e estão com dificuldades em prover serviços de qualidade para uma demanda crescente", observa Ivair Rodrigues, diretor de Pesquisas do ISF.

Nos governos executivos estaduais, há estados que estão mais avançados em sua infra-estrutura de TI, como São Paulo , que tem como prioridade diversos programas de inclusão digital. As Assembléias Legislativas Estaduais estão com o grande desafio de reduzir custos da instituição e implantar de certificações digitais. Quanto às secretarias de fazendas, todas elegeram a adequação da nota fiscal eletrônica como o grande desafio para este ano.

Várias prefeituras estão investindo em projetos iniciais de WiMax. A solução de VoIP terá projetos pilotos somente agora em 2007. A limitação orçamentária e a necessidade de adotar novas tecnologias solicitadas pela alta direção se traduzem no grande desafio das prefeituras em 2007. As empresas de processamento de dados municipais também deixaram claro em suas respostas o grande desafio de implementação da Infovia Municipal.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO