BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
20/05/07

Série sobre "Rádio Digital" (14) - Subcomissão da Câmara discutirá implantação
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
"Rádio Digital": mais uma "Série" de mensagens para reciclagem e ambientação.  :-)
 
Mas antes...
Já faz algum tempo que não repetimos nossa conhecida "ladainha" então... lá vai:  :-)
 
Este "serviço comunitário" de transcrever artigos e notícias e fazer "ambientações" nem se compara à preciosidade da participação individual relatando estudos, opiniões e experiência pessoais - em todos os níveis!!! E vale convocar os profissionais fora dos Grupos para auxiliar.  :-)
Isto se aplica à todos os assuntos.
No mercado de TI e Telecom tudo acontece numa velocidade estonteante e temos que nos ajudar!!!  :-)
Quem gosta de compartilhar mas não pode ou não quer se expor, por favor, não se omita: será um enorme prazer servir de intermediário, sem identificar a fonte.
O "compartilhamento" faz bem à alma e gera um bando de amigos.  :-)
E não se preocupem com a concorrência: há espaço para todos neste "mercadão" que aí está!!!  :-)
Claro, com a ressalva do sumido participante pioneiro Marcelo Arakaki: tem que estudar, estudar, estudar...  :-)
 
O Rádio Digital tem sido um tema recorrente em nossos fóruns, por iniciativa dos Coordenadores e Moderadores dos Grupos.
O assunto tem estado na mídia espaçadamente e também é polêmico como a "irmã" TV Digital. Mas não tem dado ibope.  :-)
 
Mais uma vez, de novo, again, novamente (ops) vamos contar a história mas começando pelo final que é este:
C
omo tem acontecido "nestepaís", o padrão já esta escolhido, estações já estão operando e agora é preciso fazer "consultas públicas" e "reunir comissões" para sacramentar o fato consumado.
 
Os principais "padrões" de Rádio Digital, num "resumo-resumido", são:
- IBOC (In-Band On-Channel) - sistema "americano" - é o tal que "já ganhou".
- DRM (Digital Radio Mondiale) apoiado por um grande consórcio de emissoras internacionais
- DAB (Digital Audio Broadcasting) adotado pela Comunidade Européia, Canadá e Ásia. 
- ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) - "sistema japonês"- cuja sigla já é conhecida da "TV Digital" pois é uma espécie de convergência tecnológica de Rádio com TV Digital.
Alguns classificam ainda um "sistema europeu" que, na verdade, é constituído de duas variações, uma para cada serviço: o DAB para FM e o DRM para AM.

Vamos "reciclar" algumas mensagens anteriores (Olá, Lavoisier: tudo se transforma...) também para registro de algumas matérias que já não estão mais na mídia.
 
Aqui está o "sumário" de hoje (transcrição abaixo) com uma matéria recente e duas de 2005 - vale conferir para entender a construção do tal "fato consumado":
 
Fonte: TIInside
[11/05/07]  
Subcomissão discutirá implantação de rádio digital no país 
Fonte: IDGNow!
[13/09/05]   Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital   (link descontinuado)
Fonte: IDGNow!
[21/09/05] Brasil entra na era do rádio digital por Daniela Braun  (link descontinuado)
 
O site TELECO possui uma Seção Radio Digital no Brasil.

O site comunitário WirelessBR também possui uma Seção Rádio Digital e uma Seção DAB - Digital Audio Broadcasting com dois trabalhos do nosso participante Gilmar Gomes da Cruz Júnior.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------------
Fonte: TIInside
[11/05/07]  
Subcomissão discutirá implantação de rádio digital no país 
 
A Subcomissão de Radiodifusão da Câmara dos Deputados decidiu realizar audiência pública para debater a implantação do rádio digital no Brasil. O pedido foi feito pela relatora da subcomissão, deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), e aprovado na quarta-feira (9/5). A deputada argumenta que, desde 26 de setembro de 2006, em comemoração aos 84 anos do rádio no Brasil, um grupo de emissoras passou a transmitir sua programação por meio de tecnologia digital em caráter experimental, "impondo ao Parlamento celeridade na discussão do tema". A data da audiência ainda não foi marcada.
 
Desde a década de 1980, explicou a relatora, a tecnologia digital vem permitindo a melhoria da qualidade de transmissão. "Essas inovações permitem muito mais que qualidade de som, ao propiciar uma diversificação de novos serviços no segmento das rádios. Isso permitiria ao ouvinte ir além das músicas e notícias, podendo receber dados com os mais diversos tipos de informações", afirmou.
 
A deputada lembrou ainda que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atua em duas frentes no processo de implantação da radiodifusão sonora digital.
A primeira utiliza a faixa de freqüência analógica, com possibilidade de melhoria da qualidade do som na faixa de AM. Ela diz, porém, que é pequena a melhoria na faixa de FM, além da limitada capacidade de transmissão de dados.
“A segunda utiliza novas faixas de freqüências e é mais complexa porque requer um minucioso estudo de viabilidade e coordenação de freqüências.”
 
Maria do Carmo sugeriu que sejam convidados para a audiência o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara; o presidente da Anatel, Plínio Aguiar; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Daniel Pimentel Slaviero; o coordenador jurídico da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Joaquim Carvalho; o pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Takashi Tome; e o professor do Grupo de Estudos de Rádio Digital do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília.
Com informações da Agência Câmara. Da Redação
 
----------------------------
Fonte: IDGNow!
[13/09/05]   Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital   (link descontinuado)
 
SÃO PAULO – A Rádio Excelsior de São Paulo e a Rádio Tiradentes de Minas Gerais receberam autorização da Anatel para fazerem os primeiros testes de rádio digital no Brasil.
 
As duas emissoras vão testar o sistema de radiodifusão sonora digital Iboc (In-Band On-Channel), padrão aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e que utiliza a mesma freqüência da transmissão analógica.
Durante o experimento serão avaliados o desempenho do sistema de rádio digital em FM e AM, considerando aspectos como qualidade do áudio, área de cobertura e robustez com relação a ruídos, interferências e efeitos dos múltiplos percursos.
A Anatel deverá conceder nesta semana autorizações para outras emissoras. O objetivo do teste é avaliar qual sistema é mais adequado às características de cada localidade, como edificações e topografia.
As rádios deverão apresentar no prazo de 30 dias resultados da transmissão digital. No final dos experimentos, entregarão outro relatório acompanhado de laudo conclusivo e considerações finais abrangendo todas as atividades desenvolvidas. 
 
---------------------------------------
Fonte: IDGNow!
[21/09/05] Brasil entra na era do rádio digital por Daniela Braun  (link descontinuado)

A partir de segunda-feira (26/09), o Brasil começa a experimentar uma nova era do rádio, a transmissão digital. A nova tecnologia, que promete transmissões AM de melhor qualidade, sem interferências, e FM com som de CD, começa a funcionar, em caráter experimental, nas emissoras do Sistema Globo de Rádio, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Eldorado para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
A transmissão experimental foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 12 de setembro e terá um prazo inicial de seis meses, que pode ser prorrogado.
Segundo Antonio Rosa, diretor da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a novidade transformará o rádio em um veículo multimídia.
"No máximo em cinco anos, o ouvinte poderá ler textos sobre a programação ou acompanhar imagens de um show transmitido ao vivo na tela do próprio aparelho digital", prevê.
Outra possibilidade do rádio digital é a transmissão de até três programas simultâneos, na mesma freqüência, para públicos diferentes. "O rádio é o meio que vai experimentar toda a interatividade da internet aliada à mídia de massa", avalia Rosa.
Atualmente, a tecnologia já é aplicada nos Estados Unidos, México e Canadá. O padrão tecnológico escolhido pelos empresários brasileiros é norte-americano - In band on channel (Iboc) - por funcionar tanto no modelo digital como no analógico, que atualmente os brasileiros utilizam.
Outros padrões de rádio digital são o europeu -  DAB (Digital Audio Broadcasting) para FM e DRM (Digital Radio Mondiale) para AM - e o japonês - ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) ou ISDB-T (Terrestrial).
Segundo a AESP, o lançamento do rádio digital também marca os 83 anos do rádio no Brasil, criado oficialmente em 7 de setembro de 1922.

 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO