BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


 
22/05/07

Série sobre "Rádio Digital" (15) - Entidades manifestam preocupação quanto ao padrão americano
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
"Rádio Digital": mais uma "Série" de mensagens para reciclagem e ambientação.  :-)

O Rádio Digital tem sido um tema recorrente em nossos fóruns, por iniciativa dos Coordenadores e Moderadores dos Grupos.
O assunto tem estado na mídia espaçadamente e também é polêmico como a "irmã" TV Digital. Mas não tem dado ibope.  :-)
 
Como tem acontecido "neste país", o padrão já esta escolhido, estações já estão operando e agora é preciso fazer "consultas públicas" e "reunir comissões" para sacramentar o fato consumado.
 
Nesta "Série" estamos registrando matérias recentes e mais antigas - estas ainda muito atuais - e que contêm a argumentação fundamental para o debate que ainda não ocorreu. Vamos transcrever também os artigos técnicos sobre os "padrões" de Rádio Digital
 
Aqui está o "sumário" de hoje (transcrição abaixo) com uma matéria recente e outra de 2005.
 
Fonte: TelecomOnline
 
[16/05/07]   Entidades manifestam preocupação quanto à adoção do padrão americano de rádio digital - Da redação
(...) Além de tecer considerações técnicas sobre a metodologia sugerida pela Universidade de Brasília, o Intervozes critica a “adoção açodada de um padrão ou sistema, sem que existam testes exaustivos que demonstrem claramente os seus benefícios e as suas limitações”. (...)
 
Fonte: Observatório da Imprensa
[11/08/05] 
RÁDIO DIGITAL - A um passo da democracia nas ondas sonoras
Entrevistado: engenheiro eletrônico Higino Germani
 
Artigos e Notícias referenciados na mensagem anterior:
 
Fonte: TIInside
[11/05/07]  
Subcomissão discutirá implantação de rádio digital no país 
Fonte: IDGNow!
[13/09/05]   Anatel autoriza primeiros testes de rádio digital   (link descontinuado)
 
Fonte: IDGNow!
[21/09/05] Brasil entra na era do rádio digital por Daniela Braun  (link descontinuado)

O site TELECO possui uma
Seção Radio Digital no Brasil.
O site comunitário WirelessBR também possui uma
Seção Rádio Digital e uma Seção DAB - Digital Audio Broadcasting com dois trabalhos do nosso participante Gilmar Gomes da Cruz Júnior.
 
Estas mensagens estão sendo registradas no BLOCO - Blog dos Coordenadores da Comunidade.
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------------------------------
Fonte: TelecomOnline
 
[16/05/07]   Entidades manifestam preocupação quanto à adoção do padrão americano de rádio digital - Da redação

Em consulta pública da Anatel, Intervozes sugere que os testes envolvam outros padrões, além do americano.

O Coletivo Intervozes aproveitou a consulta pública promovida pela Anatel sobre a avaliação do sistema IBOC para externar suas preocupações quanto à adoção do padrão americano de rádio digital. Em nome da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital, a entidade apresentou uma longa contribuição à consulta pública, encerrada na segunda-feira, 14. A manifestação é a única referente à consulta disponibilizada no site da Anatel nesta quarta-feira, 16. A proposta em consulta pública versava sobre critérios e procedimentos para avaliação do sistema de rádio digital AM IBOC. O documento é resultado de um projeto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, que teve o apoio da Anatel e da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
 
Em sua manifestação, o Intervozes pede que se amplie a participação de órgãos públicos, entidades técnicas e sociedade civil na realização e acompanhamento dos testes. Também pondera que a avaliação não deveria se restringir aos sistemas in band, mas incluir também os sistemas out of band, como o DAB, o DMB-T e o próprio ISDB.
 
Além de tecer considerações técnicas sobre a metodologia sugerida pela Universidade de Brasília, o Intervozes critica a “adoção açodada de um padrão ou sistema, sem que existam testes exaustivos que demonstrem claramente os seus benefícios e as suas limitações”. A entidade reclama do grande número de autorizações expedidas pela Anatel para que as rádios testem o sistema americano. “Se mantidos os testes em escala do IBOC, a tendência é que as grandes emissoras consolidem a aquisição precoce dos equipamentos pertencentes ao sistema da iBiquity. Num futuro próximo, esse parque de transmissores "já instalados" pode se tornar um argumento para inviabilizar a definição por qualquer outro padrão”, diz a manifestação.
 
------------------------------------------------------------
 
Fonte: Observatória da Imprensa
[11/08/05]  RÁDIO DIGITAL - A um passo da democracia nas ondas sonoras
 
Reproduzido do e-Fórum nº 58 (5 a 11/8/2005), boletim de divulgação do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
 
Mas o passo que está para ser dado pode ser para frente ou para trás.
Entrevista com o engenheiro Higino Germani mostra como o Brasil pode definir de forma açodada a transição do serviço de radiodifusão sonora, criando uma situação de fato que tende a contribuir para tornar os canais de rádio ainda mais inacessíveis a novos atores e dificultar a reestruturação desta mídia tão fundamental para a cidadania.
Em pleno andamento dentro dos órgãos de governo, este debate está distante de diversos atores interessados e, ainda mais, dos cidadãos.
 
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou esta semana que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberará em breve a implantação do rádio digital em 12 capitais brasileiras, em caráter experimental. "Nós já temos condições técnicas para fazer a rádio digital funcionar", disse o ministro, que também é proprietário de emissora de rádio.
O anúncio surpreendeu as entidades e organizações ligadas à democratização da comunicação pelo fato de não ter havido, até hoje, um chamamento à discussão pública sobre como deverá se dar esta transição tecnológica no Brasil.
A digitalização do serviço de radiodifusão sonora, uma realidade em poucos países do mundo, permitirá ao ouvinte de rádio receber um sinal de melhor qualidade, bem como ler textos noticiosos e ter acesso a informações sobre programação e outros serviços interativos de texto.
Mas, assim como se dá no caso da transição da TV aberta, existem opções econômicas, sociais e tecnológicas a serem feitas que podem resultar em um processo de desenvolvimento e implantação mais ou menos democrático, mais ou menos custoso, mais ou menos excludente. Ler mais: 
RÁDIO DIGITAL - A um passo da democracia nas ondas sonoras

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO