BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



24/05/07

• Especial WiMAX - 24 Maio - Artigos e Notícias

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O Portal Thesis e o site comunitário WirelessBR continuam o esforço de acompanhamento da tecnologia WiMAX:
-
Especial WiMAX 2 (Thesis)
-
Seção WiMAX (WiirelessBR).

Nestas mensagens estamos divulgando as "novidades" da mídia e também resgatando artigos e notícias publicadas nas últimas semanas e ainda não veiculadas em nossos fóruns.

Aqui está o "sumário" de hoje:

Referências:

Fonte: Thesis
Sony Ericsson adere ao WiMAX Forum por Jana de Paula  
Especial WiMAX 2 - O que se fala...

A Sony Ericsson, fornecedor mundial de cartões de PC, é o mais novo membro do WiMAX Forum. "Nossa adesão é uma etapa lógica, já que queremos compreender esta tecnologia e suas oportunidades de mercado", afirmou Mats Lindoff, CTO (chief technology officer) da Sony Ericsson Mobile Communications AB. Para o executivo, a companhia tem o compromisso de oferecer o estado da arte em tecnologias e soluções para o usuário.
Ler mais...

Fonte: Thesis
[24/05/07]   VoIP em WiMAX por Equipe Thesis    
AudioCodes, fornecedor israelense de produtos de VOP (voice over packet) e para redes de voz, lançou a solução VoIPerfect de aplicações CPE (customer premises equipment) para WiMAX, adaptadas para o chipset Intel WiMAX Connection 2250, previamente chamado de " Rosedale 2 ". Entre as ferramentas prontas para uso estão a concepção de referência para o design de telefone analógico de VoIP (voz sobre IP) e uma aplicação VoIP/SiP baseada em Linux. Ler mais...

Fonte: Thesis
[24/05/07]   Novo player
A Reliance Comunications (RCOM), da Índia, lançará sua rede WiMAX nas cidades de Pune e Bangalore, em junho próximo. Após obter a resposta do mercado a...
Ler mais...


Fonte: Thesis

[24/05/07]    WiMAX em escala industrial

A Universal Scientific Industrial (USI), de Taiwan, iniciou desenvolvimento de módulos do padrão 802.16e/WiMAX SiP (system in package). Segundo a companhia, a estimativa é de... Ler mais...

Fonte: Thesis

[24/05/07]    EUA: fim da 1ª etapa
A Clearwire, operadora dos EUA, anunciou a conclusão da primeira fase dos testes práticos para sua rede de WiMAX móvel. Num subúrbio florido de Portland, Oregon, o teste ... Ler mais...

Fonte: Thesis

[24/05/07]   Inclusão européia
Numa conferência em Bruxelas (Suíça) na semana passada, Viviane Reding, membro da comissão européia da Sociedade de Informação e Mídias, fez um ... Ler mais 

Transcrições (mais abaixo):
 
Fonte: TIInside
[23/05/07]   Anatel voltará à Justiça para liberar leilão de WiMax
 
Fonte: IDGNow!
[21/05/07]   Operadora móvel Alltel é vendida por US$ 27,5 bilhões nos EUA

O site Teleco, outro "parceiro informal" da ComUnidade, possui um Canal chamado Temas de 2007: Vale conferir as Seções WiMAX e 3G!

WiMAX: WiMAX no Brasil - WiMAX no Mundo - Tecnologias WiMAX
3G: 3G no Brasil - 3G no Mundo - Tecnologias 3G - Serviços 3G - Dispositivos 3G - Saiba mais  - Pergunte ao Especialista
 
O nosso participante Márcio Rodrigues é autor dos trabalhos técnicos Telefonia Celular e Aspectos de Rádio Propagação.
Em março último, durante o "Especial", divulgou mais este trabalho, publicado simultaneamente no Portal Thesis e no site WirelessBR:
Redes WiMAX – Aspectos de Arquitetura e Planejamento".
Nosso comentário: Excelente! Vale conferir!

Estas mensagens também  estão sendo postadas no
BLOCO - Blog dos Coordenadores da ComUnidade WirelessBRASIL. 

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

--------------------------------------------------
 
Fonte: TIInside
[23/05/07]   Anatel voltará à Justiça para liberar leilão de WiMax
 
Anatel tem pressa em liberar os leilões de WiMax e das sobras de freqüência do serviço móvel pessoal (SMP). O conselheiro da Anatel Pedro Jaime Ziller, que esteve em São Paulo nesta quarta-feira, 23/5, para participar do seminário VIII Foro de Regulación, promovido pela Telefónica, destacou que a agência já esgotou seus recursos e todas as instâncias falharam para liberar o leilão das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz.
 
“A única alternativa é voltar à esfera judicial e fazer pressão para que a questão seja julgada de forma realista”, afirmou. O leilão está suspenso devido a um recurso da Abrafix (entidade que reúne as teles fixas), que pede que as concessionárias possam prestar serviço de WiMax em suas áreas de concessão. “Vamos solicitar que se acelere o julgamento. Acreditamos que esse é o caminho correto”, diz Ziller.
 
O conselheiro destacou que, caso a Justiça julgue favoravelmente à continuação do leilão – que tem 101 empresas interessadas – não será necessário refazer tudo do zero, ou seja, convocar uma nova consulta pública e refazer o edital. “Volta-se à proposta original, com as concessionárias atuando onde a legislação permite hoje”, disse Ziller. "Depois, elas (as teles) pedem estabilidade regulatória. Como é possível se qualquer questão vai para a Justiça?", pergunta.
 
Leilão de 3G está próximo
Sobre o leilão de 3G, Ziller acredita que é possível que o edital seja lançado ainda neste ano. “Já existe um grupo de trabalho que está detalhando a consulta pública”, afirmou. Um dos requisitos do serviço, segundo ele, é que a rede tenha cobertura geográfica abrangente.
Ele também expressou esperança de que o leilão das sobras de freqüência saia ainda este ano. “Nesse caso não tem nada que segure”, completou Ana Luiza Mahlmeister
 
-----------------------------------------------

Fonte: IDGNow!
[21/05/07]   Operadora móvel Alltel é vendida por US$ 27,5 bilhões nos EUA

 
Companhia, que atende 12 milhões de usuários, assinou um acordo para ser comprada pela TPG Capital e pelo grupo Goldman Sachs
 
A provedora norte-americana de telefonia celular e conexão sem fio Alltel anunciou no sábado (19/05) um acordo de 27,5 bilhões de dólares que pode levar a novas aquisições na América do Norte.
 
A companhia do Arcansas, que atende 12 milhões de usuários, em 35 estados, assinou um acordo para ser comprada pela TPG Capital LLP e por uma divisão do grupo Goldman Sachs. Os dois investidores pagarão 71,50 dólares por ação da Alltel.
 
O negócio precisa ser aprovado pelo conselho de diretores, por votação dos acionistas e pro órgãos regulatórios, disse a empresa em um comunicado. O CEO da Alltel, Scott Ford, vai permanecer no seu posto após a compra, bem como grande parte do time de gestão da empresa.
 
A receita da Alltel em 2006 foi de 7,9 bilhões de dólares, uma altade 20% sobre oano anterior. A empresa atua principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste dos Estados Unidos.
 
O acordo pode engatilhar novos negócios na América do Norte. Três empresas de investimento reportaram estar buscando parceiros para fazer uma oferta pela canadense BCE e rumores apontam grupos interessados na Sprint Nextel, ambas da área de telecomunicações.
 
No ano passado, a AT&T conclui a compra de 86 bilhões de dólares da BellSouth, a maior fusão das telecomunicações nos Estados Unidos.
 
A Alltel espera concluir o negócio no final de 2007, ou início de 2008. Após vender seu negócio de comunicação fixa, a empresa se tornou uma empresa 100% sem fio, oferecendo ainda acesso a Internet por WiMax.


 

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO