BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


04/11/07

IP Communications Brasil 2007 + ENUM (01)

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Mais um Evento: IP Communications Brasil 2007 - São Paulo - 06 a 08 novembro.
 
O Portal Convergência Digital que vai fazer a cobertura e, como nós gostamos, começou pelo "Antes".   :-)
Ficamos na expectativa do "Durante" e dos "Ecos Posteriores".   :-)
Vamos tentar repercutir a repercussão (Ops!) do "Convergência" por aqui também.   :-)
 
A notícia do Evento está mais abaixo e alguns dos temas são aqueles constantes do nosso "Serviço ComUnitário".  :-)
 
Um dos assuntos "diferentes": ENUM.
ENUM? Queequéissss sô?   :-)
 
Temos até uma antiga Seção no WirelessBR mas a mídia e nós também não temos falado mais no ENUM.
Na seqüência das mensagens vamos entender o renovado interesse...  :-)
 
Como sempre, vamos resgatar algumas matérias interessantes já publicadas mas arriscamos um resumo-resumido:

O protocolo ENUM específico, conhecido como E.164.arpa, traduz números de telefone como endereços da internet e vice-versa.
Por exemplo, o número de telefone 555-1234 seria expresso na forma de um endereço de internet como  4.3.2.1.5.5.5.e164.arpa.
Não confundir ENUM com Portabilidade Numérica: é importante notar que a possibilidade de mudar de uma operadora para outra e manter o número não está associada ao ENUM e sim à Portabilidade Numérica que é outro assunto.
 
Visitamos a site VoIPEndeavor e anotamos as primeiras informações.
 
Fonte: VoIPEndeavor  (*)
 
Qual o futuro do ENUM? por Alejandro Olchik

O ENUM é um padrão definido inicialmente em Setembro de 2000 pela RFC 2916 para permitir que números de telefone possam ser mapeados para serviços na Internet. Sua especificação está avançando, a mais atualizada é a RFC 3761 de Abril de 2004, e existe um working group do IETF dedicado ao seu avanço.
O protocolo usa o sistema de DNS para  mapear o número discado para algum serviço na Internet, estabelecendo uma forma de converter o número discado em um nome de domínio DNS.
Por exemplo, vamos supor que estamos discando o número 3200-3200 em Porto Alegre. Esse número primeiro é expandido de acordo com padrão E.164: +55 51 3200-3200. Depois todos os caracteres não numéricos são removidos: 555132003200. A ordem dos dígitos é invertida: 002300231555. É acrescentado um ponto entre cada número: 0.0.2.3.0.0.2.3.1.5.5.5. E finalmente adiciona-se o domínio .e164.arpa permitindo assim que seja possível ter um nome de domínio que pode ser pesquisado no sistema de DNS: 0.0.2.3.0.0.2.3.1.5.5.5.e164.arpa. Quase tão fácil como digitar
www.google.com hein!
Caberia ao usuário, pessoa física ou jurídica, que utiliza o número 3200-3200, informar quais os serviços que deveriam ser cadastrados quando o seu número fosse efetivamente consultado. Em outras palavras, caso o número 3200-32000 seja um número da Brasil Telecom, a Brasil Telecom deveria fornecer uma interface através da qual os seus usuários pudessem configurar as suas preferências ENUM.
O ENUM permite que seja possível informar uma lista priorizada de serviços, ou seja, o número 3200-3200 poderia retornar, por exemplo,  o endereço de um serviço HTTP, SMTP (email) ou SIP (para VoIP).
ENUM também poderia ser utilizado para padronizar a comercialização de números públicos pelas operadoras de telefonia. No caso do Brasil, imaginem operadoras SCM podendo adquirir números de operadoras STFC e, através do ENUM, fazer com que os números fossem mapeados para a sua própria rede NGN.
É importante notar que a possibilidade de mudar de uma operadora para outra e manter o número não está associada ao ENUM e sim a Portabilidade Numérica que é outro assunto.
Existe uma preocupação razoável com o efeito do uso do ENUM sobre a Internet, já que a carga de requisições para o sistema de resolução de nomes seria significativa.
Aparentemente nota-se um avanço maior nos testes dentro de países onde a rede de telecomunicação é do Estado. Afinal qual seria o interessa das operadoras em permitir que seus clientes possam escolher através de que serviços querem ser contatados?
Na prática, o futuro do ENUM deverá ficar nas mãos das agências reguladoras, assim como a Portabilidade Numérica e a competitividade dos serviços de telecom sendo oferecidos aos usuários finais.
Links: ENUM.ORG -
http://www.enum.org/   -  Telephone Number Mapping Charter - http://www.ietf.org/html.charters/enum-charter.html 
 
(*)
Sobre VoIPEndeavor
O site VoIPEndeavor foi criado com o objetivo de disseminar e debater opiniões não somente sobre o mercado de voz sobre IP, mas também sobre qualquer tecnologia ou empreendimento orientado a facilitar o contato entre pessoas.
Sobre o Fundador
Alejandro Olchik é sócio-diretor da TeleHUMANA Comunicações S/A ( www.telehumana.com.br) empresa cuja missão é criar valor através de tecnologia e informação que facilitem o contato de pessoas. Formado em ciências da computação, com MBA em Marketing e certificação pelo PMI em gerência de projetos, Alejandro Olchik tem 10 anos de experiência no mercado de comunicações IP.
 
Comentários e informações sobre ENUM?
 
Abaixo está a notícia do Evento IP Communications Brasil 2007
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
-----------------------------------------------------------------------------------------
 
Fonte: Canal VoIP - Convergência Digital
Preço e expansão da banda larga serão debatidos no IP Communications
 
O IP Communications Brasil 2007, que acontece em São Paulo de 06 a 08 de novembro, traz novos holofotes sobre o mercado de convergência IP. Em sua grade de programação, o evento conta com a presença de importantes players que promoverão debates e discussões sobre os principais aspectos que envolvem a comunicação IP e o seu desenvolvimento no Brasil.
 
No dia 07 de novembro, às 8h30, Gregory Brian, analista de pesquisa da TeleGeography Research, dirige a palestra “Preços e Infra-estrutura IP na América Latina e no Mercado Mundial”. Na ocasião, o especialista abordará a crescente demanda na América Latina por mais capacidade de banda da rede Internet e baseado na evolução do VoIP na Europa e nos Estados Unidos fará uma comparação com as tendências na América Latina, considerando fatores locais como a penetração de banda larga na região. Apresenta também as tendências de preços no atacado de capacidade de banda e de transito IP, assim como  de VPNs e de Acesso IP, para o mercado corporativo. 
 
Ainda no dia 07, às 11h00, ocorre o painel “Desagregação de redes – separação funcional e estrutural”, com a presença de Grant Forsyth, diretor global de interconexão da BT, e representantes do mercado e da Telcomp, discutindo o novo paradigma da competição e da oferta de banda larga.
Luiz Sanches, da BT estará apresentando palestra sobre os novos serviços das redes convergentes. Neste mesmo dia, no período da tarde, executivos da Datora Telecom, GVT, TellFree, Xconnect e Terremark estarão reunidos no painel “VoIP Peering – Modelos de Negócios”.
 
Outro destaque do IP Communications é o painel “Numeração, SCM, VoIP e ENUM” com a participação da Anatel, TelComp, Xconnect, Telfree e Voitel, programado para o dia 08, na parte da manhã e moderado por Edmundo A. Matarazzo.
Na seqüência, representantes dos maiores Portais de Internet, como MSN, Terra e UOL estarão juntos no painel “A publicidade no mundo IP”.
 
Já no dia 06, primeiro dia do evento, serão realizados vários tutoriais, básicos e avançados, para profissionais que estejam se iniciando em VoIP e também para profissionais experientes.
Em paralelo estará ocorrendo o Encontro Nacional dos Provedores de Internet e o Encontro da Telcomp com as STFC autorizadas, discutindo a Portabilidade Numérica.
“O IP Communications veio suprir uma carência do mercado nacional por um evento que tratasse diretamente dos efeitos práticos do uso do IP no Brasil. A programação prevê palestras simultâneas com temas relativos à tecnologia e oferta de produtos e serviços baseados na plataforma IP, além de promover a capacitação dos novos e dos experientes profissionais da área”, diz Álvaro Marques,  diretor da SCAE, organizadora do evento.
 
O IP Communications terá ainda uma área de exposições – IP Expo – onde as empresas patrocinadoras poderão interagir com o público, apresentando serviços e soluções.  Estarão presentes Datora Telecom, Alcatel-Lucent, NEC, Avaya, TellFree, Altitude, D-Link, Digistar, Leucontron, Voitel e outras, num total de mais de 30 companhia.
 
CTBC, CISCO, GVT, Microsoft, Locaweb e outras empresas participam com palestras individuais.
A grade completa de programação do IP Communications Brasil 2007 está disponível no site
www.ipcommbrasil.com.br

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO