BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



03/10/07
 
TV Digital (8) - O "middleware" Ginga e a interatividade

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Depois de um intervalo, continuamos com a "Série" sobre TV Digital - mais um "serviço comunitário".
 
"Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes). 
 
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
 
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.
Conheça o Ginga-j e o Ginga-ncl:
- Ginga-j foi desenvolvido pela UFPB para prover uma infra-estrutura de execução de aplicações baseadas em linguagem Java, com facilidades especificamente voltadas para o ambiente de TV digital. Leia mais! 
- Ginga-ncl foi desenvolvido pela PUC-Rio para prover uma infra-estrutura de apresentação de aplicações baseadas em documentos hipermídia escritos em linguagem NCL, com facilidades para a especificação de aspectos de interatividade, sincronismo espaço-temporal de objetos de mídia, adaptabilidade e suporte a múltiplos dispositivos.
Leia mais!"  [Fonte: Site do Ginga]
 
Temos no site comunitário WirelessBR bons artigos técnicos sobre "interatividade":
Autores: Marcus Aurélio Ribeiro Manhães e Pei Jen Shiehs
Canal de Interatividade: Conceitos, Potencialidades e Compromissos
Padrão para TV Digital Brasileira: o Limite do Sistema Canal de Interatividade
Canal de Interatividade: Uma Visão de Futuro

Transcrevemos mais abaixo os seguintes artigos e notícias sobre o Ginga:
 
Fonte: Estadão - Tecnologia
[02/09/07]  
Indústria prepara TV digital interativa por Renato Cruz
 
Fonte: Estadão - Caderno Link (link@grupoestado.com.br)
[25/06/07]   Para pesquisadores, software da TV digital está pronto
 
Fonte: Jornal do Brasil - JBlogs - Cristina de Luca  
[25/06/07]   Ginga, o middleware da TV Digital, será GPL
 
Fonte: Estadão - Caderno Link
[25/06/07]   Software brasileiro para TV digital está pronto, dizem pesquisadores por Renato Cruz
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[20/06/07]   Universidades abrem código do Ginga e promovem oficinas 
 
Fonte: Ministério da Cultura
[17/06/07]   TV Digital Livre: Lançamento do Ginga Brasil em GPL será dia 03/07, no Congresso da SBC por Luis Fernando Soares - PSL Brasil
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
--------------------------------------------

Fonte: Estadão - Tecnologia
[02/09/07]   Indústria prepara TV digital interativa por Renato Cruz

Empresa que produz o software já fechou acordo com fabricantes

Apesar de muita gente - inclusive no governo - ter dito que não, tudo indica que haverá conversores de TV digital com interatividade em 2 de dezembro, data marcada para a estréia da tecnologia em São Paulo. Os conversores (ou set-top boxes) transformam o sinal digital em analógico, e permitem recebê-lo nos aparelhos atuais. A interatividade permite serviços parecidos com a internet na televisão, como compras, serviços bancários, informações sob demanda, bate-papo e correio eletrônico.
 
O software de interatividade, chamado Ginga, é a única coisa brasileira no chamado padrão nipo-brasileiro de TV digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, havia até anunciado que a televisão digital estrearia sem interatividade, mas reviu sua posição. Ex-alunos do professor Guido Lemos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), formaram uma empresa, chamada Mopa Embedded Systems, para transformar o Ginga em produto. O software foi desenvolvido por equipes na UFPB e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
 
COMPETIÇÃO
 
A previsão é que a primeira versão completa do software fique pronta este mês. “Em dezembro, deveremos ter quatro ou cinco fabricantes com o Ginga”, disse Lemos. A Mopa tem 40 pessoas, divididas entre João Pessoa e Natal. “É um time que trabalha com o middleware há vários anos, com um custo de produção que disputa com os chineses e está abaixo do dos indianos.”
 
A Evadin, que trabalha com a marca Aiko, é uma das parceiras da Mopa. “Teremos o Ginga implementado no final de novembro para os clientes”, afirmou Roberto Dias, gerente de Engenharia da Evadin. O preço ainda não está definido o preço do conversor. “Completo, como se espera, não será muito barato”, disse Maria Inês Poli, gerente de Marketing da Evadin. Outros fabricantes têm falado em pelo menos R$ 800, enquanto o governo garante que haverá aparelhos a R$ 200 no lançamento.
 
“A Aiko vai sair na frente com a interatividade”, acredita Dias. Ainda não está definido se haverá canal de retorno no lançamento da TV digital. O canal de retorno é um serviço de telecomunicações - como uma linha fixa, um celular ou uma conexão de banda larga - que leva as informações da casa do espectador para a emissora ou a internet.
 
Durante o evento Broadcast & Cable, no mês passado, a Aiko apresentou uma aplicação de torcida virtual na TV digital. O sistema permite que as pessoas simulem que estão num estádio enquanto assistem um jogo de futebol pela televisão, conversando com amigos que estão em outros lugares, pelo canal de retorno. O set-top box da Aiko terá duas saídas USB, como dos computadores, uma conexão de rede local e outra para linha discada. Além da torcida virtual, o equipamento deverá ter aplicativos como mosaico e grade de programação, para que as pessoas possam escolher o que assistir.
 
INTERATIVIDADE
 
Somente 27,5 milhões de brasileiros têm internet em casa. A TV aberta, por outro lado, está presente em mais de 90% das residências. A televisão digital cria uma oportunidade de levar serviços interativos para uma parcela da população que hoje não tem acesso ao computador.
 
A Caixa Econômica Federal trabalha para lançar serviços bancários na televisão na estréia da TV digital em São Paulo. Mesmo se não houver canal de retorno em dezembro, o banco planeja oferecer serviços com interatividade local. Ou seja, onde todas as informações são processadas no conversor.
 
“Quando o canal de retorno estiver regulamentado, a televisão vai funcionar teoricamente como um computador”, disse Cleusa Yoshida, superintendente de Inovação da Caixa. “Com nosso papel social, temos total interesse de que a TV digital interativa seja um sucesso.” Cleusa apontou que, no Japão, todos os serviços bancários disponíveis na internet também podem ser acessados pelo celular e pela televisão.
 
Para Juliano Dall’Antonia, diretor de TV Digital do CPqD, os serviços de comércio e banco via televisão são promissores. “O internet banking já está atingindo a estagnação”, apontou o executivo. O centro de pesquisas trabalha em aplicações de TV digital interativa.
 
Assim como os bancos, os anunciantes vêem uma grande oportunidade na TV digital. A Agência Click, especializada em comunicação na internet, criou um laboratório de interatividade para TV digital. “Teremos dois clientes com campanhas interativas já em 2 de dezembro”, garantiu Abel Reis, vice-presidente de Tecnologia da Agência Click. “O segredo não é competir com a programação, mas potencializá-la.”
 
-------------------------------------------------------

Fonte: Estadão - Caderno Link
[25/06/07]   Para pesquisadores, software da TV digital está pronto

Os pesquisadores brasileiros envolvidos com o desenvolvimento do software responsável por operar os conversores de TV Digital dizem que ele já está pronto. Chamado de Ginga, o software não animou os fabricantes por ainda ser limitado. Eles afirmam que devem lançar os primeiros conversores em dezembro sem o Ginga incluído. Se isso acontecer, a TV Digital deve estrear ao Brasil sem as suas principais características: interatividade com os programas de TV e conexão do televisor com a internet. Leia a reportagem completa no caderno Economia & Negócios do Estado desta segunda-feira.

O Ginga é chamado pelos pesquisadores de um middleware e não um software. Ele é um programa que dá funcionalidade às tecnologias da TV Digital para que outros softwares possam trabalhar em cima dele. O Ginga foi desenvolvido por meio de pesquisas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para conhecer mais, visite o site oficial.

O middleware é o único componente da TV Digital que reúne tecnologias brasileiras. No próximo dia 3, ele deve ser apresentado
Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação. É esperado ainda que o Ginga tenha seu código aberto, ou seja será um software livre que permite a qualquer programador ter acesso ao seu funcionamento e poder acrescentar ferramentas. Leia mais aqui, aqui e aqui.

--------------------------------------------

Fonte: Estadão - Caderno Link
[25/06/07]   Software brasileiro para TV digital está pronto, dizem pesquisadores por Renato Cruz
 
Cabe agora à indústria investir para adaptar a seus produtos o programa que vai garantir a interatividade
 
O sistema nipo-brasileiro de TV digital pode estrear em 2 de dezembro sem seu único componente genuinamente brasileiro. De tudo que foi desenvolvido aqui, somente o Ginga, nome dado pelos pesquisadores locais ao software de interatividade, entrou na especificação final. Mas as chances são pequenas de ele estar presente nos equipamentos que serão vendidos no lançamento. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, já descartou a interatividade nessa primeira fase. A interatividade permite serviços parecidos com a internet na televisão, como consulta de informações e compras.
 
Boa parte da indústria não está empolgada com o Ginga, chegando a dizer que ele não existe. Os pesquisadores querem provar que não é verdade, e marcaram para 3 de julho, no Rio, um evento em que haverá a demonstração do software completo, rodando em um conversor. O consumidor deve ficar atento, pois corre o risco de levar para casa um equipamento incompleto, sendo obrigado a trocá-lo em poucos meses, quando forem lançados os conversores com interatividade.
 
“O Ginga está pronto”, afirmou o professor Luiz Fernando Soares, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. “Nossa resposta será dada no dia 3.” O Ginga é um middleware, software que tem o papel de garantir que as aplicações interativas irão funcionar nos televisores e conversores de todos os fabricantes. No evento da semana que vem, parte do código do Ginga será aberto, o que significa que as pessoas poderão estudá-lo, usá-lo e modificá-lo sem o pagamento de licenças, como acontece com o sistema operacional Linux.
 
Quem quiser assistir à TV digital nos televisores atuais, analógicos, precisará de um conversor, também chamado de set-top box. Os fabricantes já têm conversores de TV digital funcionando, mas sem o Ginga. “Se eles tivessem investido antes, já teriam o middleware rodando”, afirmou Soares.
 
FINANCIAMENTO
Os pesquisadores não terminaram o Ginga antes por falta de financiamento. Os consórcios da TV digital criaram uma prova de conceito em 2005, quando o governo contratou o trabalho. Depois disso, os trabalhos foram bastante reduzidos. “Trabalhamos em 2006 sem dinheiro nenhum”, disse o professor. No início deste ano, a PUC-Rio e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que também trabalha no middleware, conseguiram a aprovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para um projeto de R$ 1 milhão. A primeira de duas parcelas foi liberada.
 
“Nossa parte está feita e publicada”, afirmou o professor Guido Lemos, da UFPB. “Na indústria, quem fizer primeiro vai ganhar dinheiro.” Demonstrar o Ginga em um conversor não quer dizer que ele está pronto para o mercado. O software precisa ser adaptado aos produtos de cada fabricante, o que pode ser feito por diversas empresas de software. Além disso, precisa ser testado e homologado, para garantir que não existe nenhum erro. Os telespectadores não estão acostumados a coisas como travamentos, mensagens de erro e telas azuis, como os usuários de computadores.
 
“Ainda falta ficar pronta a suíte de testes para verificar se o software está aderente à norma”, disse o professor Luís Meloni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Ela deve ser especificada em três meses. Depois, é preciso implementar.” Para ele, a presença do Ginga nos aparelhos em dezembro depende de investimento, que poderia vir do governo ou da iniciativa privada.
 
PRAZO
A Dynavideo é uma das empresas de software que trabalha no Ginga. A arquitetura do middleware foi tema da tese de doutorado do seu diretor-executivo, Luiz Eduardo Leite, na UFPB. A Hirix, outra empresa de software, usou este mês uma versão do Ginga feita pela Dynavideo na demonstração de um serviço de banco via televisão no Ciab, evento de tecnologia da Febraban.
 
“Nossa previsão é de seis meses para ter o sistema completo”, afirmou Leite. Ele tem acordos de confidencialidade com fabricantes de eletroeletrônicos. “Tecnicamente, seria possível lançar em dezembro.”
 
Cada fabricante precisa criar uma versão do Ginga para seus produtos. “O prazo é inversamente proporcional ao investimento”, afirmou Marcos Manente, diretor de tecnologia da Wimobilis, que trabalha no Ginga.
 
---------------------------------------------------
  
Fonte: Jornal do Brasil - JBlogs - Cristina de Luca  
[25/06/07]   Ginga, o middleware da TV Digital, será GPL
 
Guarde a data. No dia 03 de julho, às 15:45, durante cerimônia na abertura do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBPC), o professor Luis Fernando Soares e seus parceiros do Laboratório TeleMídia, do Departamento de Informática da PUC-Rio, anunciam a liberação de todo o ambiente declarativo do middleware Ginga em código aberto, sob licença GNU/GPL. O que permitirá não só o desenvolvimento de aplicações e conteúdos interativos para TV digital brasileira, usando as linguagens NCL e Lua, mas também que programadores possam contribuir com o desenvolvimento e evolução do próprio Ginga.
 
Não apenas o ambiente declarativo Ginga será disponibilizado em código aberto, mas também a ferramenta “Composer”, que permite o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações e conteúdos interativos, de forma gráfica, mesmo por usuários sem qualquer conhecimento prévio de programação.
 
O anúnico precederá outra inciativa muito importante para apropriação do Ginga pelos brasileiros: o projeto Ginga Brasil. Um conjunto de eventos para apresentar e transmitir os conhecimentos e desenvolvimentos realizados pelo TeleMídia em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba. Em especial, a realização de oficinas para a produção de conteúdo interativo para TV Digital. Conteúdo este que será apresentado durante o IGF (Internet Governance Forum), evento da ONU, que acontecerá no Brasil, sob a batuta do Comitê Gestor da Internet,de 12 a 15 de novembro.
 
O projeto Ginga Brasil é uma iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), da Tangolomango e da PUC-Rio.
 
--------------------------------------------------------
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[20/06/07]   Universidades abrem código do Ginga e promovem oficinas 
Tele Sintese - TV Digital
 
O Ginga, software desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba e pela PUC do Rio de Janeiro para ser incorporado no set top boxes da TV digital brasileira, será licenciado em GPL e publicado no Portal do Software Público Brasileiro. Estão programados eventos e oficinas fomentar a produção de conteúdos interativos e aplicativos para a nova plataforma. As atividades serão iniciadas durante o Congresso anual da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) que acontece dia 3 de julho, no Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar e transmitir às comunidades conhecimentos e desenvolvimentos feitos pelo Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio, co-autor do Ginga, junto com a UFPB.
 
Toda a ação de disseminação da tecnologia foi batizada de Ginga Brasil, iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rits, do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), da Tangolomango e da PUC-Rio. O objetivo, segundo os organizadores, é trazer para o público em geral, a possibilidade de apropriação do conhecimento gerado nos laboratórios, em pesquisas em sistemas hipermídia e TV digital.
 
A liberação do Ginga em código aberto sob licença GNU/GPL  permitirá o desenvolvimento de aplicações e conteúdos interativos para TV digital brasileira, usando as linguagens NCL e Lua, e  também que programadores contribuam com o desenvolvimento e evolução da própria linguagem NCL e do middleware. Além do ambiente “declarativo” Ginga, também será liberado o código da ferramenta Composer, para a criação de aplicações e conteúdos interativos, de forma gráfica, mesmo por usuários sem conhecimento prévio de programação.
 
------------------------------------------------------------
 
Fonte: Ministério da Cultura
[17/06/07]   TV Digital Livre: Lançamento do Ginga Brasil em GPL será dia 03/07, no Congresso da SBC por Luis Fernando Soares - PSL Brasil
 
Em reconhecimento à cultura, arte e contínua luta por liberdade do povo brasileiro, Ginga foi escolhido como nome do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital. O middleware é um software que oferece uma série de facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e aplicativos para TV Digital, entre elas a possibilidade desses conteúdos serem exibidos nos mais diferentes sistemas de recepção, independente do fabricante e tipo de receptor (TV, celular, PDAs etc.).

Ginga Brasil é um conjunto de eventos que tem como objetivo apresentar e transmitir os conhecimentos e desenvolvimentos realizados pelo Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio, que, em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba, foram os criadores do middleware Ginga.
 
Ginga Brasil é uma iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), da Tangolomango e da PUC-Rio, que tem como objetivo trazer para o público em geral, e para as comunidades de baixa renda em particular, a possibilidade de apropriação do conhecimento gerado no Laboratório TeleMídia nos últimos 18 anos de pesquisa em sistemas hipermídia e TV digital.
 
A licença, os fontes e demais recursos necessários serão disponibilizados no portal Software Público, mantido pela Secretária de Logistica e TI do Ministério do Planejamento (http://www.softwarepublico.gov.br) O conjunto de eventos iniciar-se-á com o anúncio, no dia 03 de julho de 2007 às 15:45 no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, da liberação, em código aberto sob licença GNU/GPL, de todo o ambiente declarativo do middleware Ginga, que permitirá não só o desenvolvimento de aplicações e conteúdos interativos para TV digital brasileira usando as linguagens NCL e Lua, mas também que programadores possam contribuir com o desenvolvimento e evolução da própria linguagem NCL e do middleware. Não apenas o ambiente declarativo Ginga será disponibilizado em código aberto, mas também a ferramenta “Composer”, que permite o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações e conteúdos interativos, de forma gráfica, mesmo por usuários sem qualquer conhecimento prévio de programação. Espera-se também que a comunidade de software livre possa melhorar e, principalmente, estender as facilidades dessa ferramenta de autoria. Junto com o lançamento em código aberto do middleware e da ferramenta de autoria, uma série de sugestões de possíveis melhoras e extensões será apresentada à comunidade de software livre.
 
Uma Oficina de Programação NCL (4 dias), no mês de julho, será oferecida pela ASL em local ainda a ser divulgado, dando início a uma série de eventos de treinamento: oficinas, palestras, maratonas etc.
 
Com o objetivo de levar às comunidades de baixa renda todo o conhecimento gerado, Ginga Brasil coordenará nas 5 regiões do país (nas cidades de Manaus, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre), de 1 a 7 de outubro, dentro da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério das Ciências e Tecnologia, oficinas de produção de conteúdo interativo para TV, que culminará, no último dia, com uma maratona de produção de conteúdos interativos pelas comunidades. Tais oficinas terão o apoio de membros das próprias comunidades, que serão treinados, durante o mês de setembro, pela equipe Ginga da PUC-Rio. Parceiros do Ginga que quiserem promover oficinas de NCL durante a primeira semana de outubro em outras cidades contarão com nosso total apoio. Duas dessas oficinas já estão programadas pela ONG Movimento EMAUS, em Fortaleza, e outra pelo Departamento de Informática da UFMA, em São Luís.
 
Nas oficinas do mês de outubro, será dada a partida, sob a coordenação da Tangolomango, à concepção de uma produção interativa, a ser apresentada em paralelo ao IGF (Internet Governance Forum), evento da ONU, que terá seu próximo encontro no Brasil, organizado pelo CGI.br, no período de12 a 15 de novembro.
 
Dando continuidade ao processo de divulgação da linguagem NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital, serão ministradas oficinas durante um evento internacional que ocorrerá em feveiro em São Paulo.
 
Finalmente, uma grande maratona Ginga, NCL e Lua, fecha a série de eventos Ginga Brasil no 9º. Fórum Internacional de Software Livre (FISL 2008).
 
Informações adicionais podem ser obtidas em: http://www.ncl.org.br

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO