BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Outubro 2007               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



04/10/07

TV Digital (10) - TV Digital sem interatividade e sem Ginga

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Com esta mensagem estamos corrigindo a numeração da "Série", com pedido de desculpas pelo engano.  :-)
 
Aqui esta a transcrição de hoje:
 
Fonte: Correio Web (Correio Braziliense)
[03/10/07]   TV digital chega em dezembro sem sinal móvel e interatividade
 
(...)   A 60 dias do início das transmissões de televisão com sinal digital, o sistema brasileiro não está preparado para ser muito mais do que uma imagem com qualidade de DVD. Os recursos que tornam o modelo brasileiro o "melhor do mundo", segundo a indústria do setor, não vão chegar às casas da Grande São Paulo no dia 2 de dezembro.
O padrão japonês foi escolhido, segundo o presidente da Eletros (associação da indústria eletroeletrônica), Lourival Kiçula, por permitir interatividade, mobilidade e portabilidade. O espectador pode enviar informações, comprar pela TV ou assisti-la em carros ou pelo celular, por exemplo.
 
Mas a plataforma que permitirá a interatividade - o software Ginga - e as negociações com operadoras de telefonia para a conexão e a transmissão móvel não foram concluídas nem têm data para começar. (...)
 
Na penúltima mensagem abordamos o "middleware" Ginga e, para facilitar a consulta, repetimos aqui as informações "de ambientação":  :-)
 
"Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes). 
 
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
 
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.
Conheça o Ginga-j e o Ginga-ncl:
- Ginga-j foi desenvolvido pela UFPB para prover uma infra-estrutura de execução de aplicações baseadas em linguagem Java, com facilidades especificamente voltadas para o ambiente de TV digital. Leia mais! 
- Ginga-ncl foi desenvolvido pela PUC-Rio para prover uma infra-estrutura de apresentação de aplicações baseadas em documentos hipermídia escritos em linguagem NCL, com facilidades para a especificação de aspectos de interatividade, sincronismo espaço-temporal de objetos de mídia, adaptabilidade e suporte a múltiplos dispositivos.
Leia mais! [Fonte: Site do Ginga]
 
Temos no site comunitário WirelessBR bons artigos técnicos sobre "interatividade":
Autores: Marcus Aurélio Ribeiro Manhães e Pei Jen Shiehs
Canal de Interatividade: Conceitos, Potencialidades e Compromissos

Padrão para TV Digital Brasileira: o Limite do Sistema Canal de Interatividade
Canal de Interatividade: Uma Visão de Futuro

Na mensagem 08 transcrevemos os seguintes artigos e notícias sobre o Ginga:
 
Fonte: Estadão - Tecnologia
[02/09/07]  
Indústria prepara TV digital interativa por Renato Cruz
 
Fonte: Estadão - Caderno Link (link@grupoestado.com.br)
[25/06/07]   Para pesquisadores, software da TV digital está pronto
 
Fonte: Jornal do Brasil - JBlogs - Cristina de Luca  
[25/06/07]   Ginga, o middleware da TV Digital, será GPL
 
Fonte: Estadão - Caderno Link
[25/06/07]   Software brasileiro para TV digital está pronto, dizem pesquisadores por Renato Cruz
 
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação
[20/06/07]   Universidades abrem código do Ginga e promovem oficinas 
 
Fonte: Ministério da Cultura
[17/06/07]   TV Digital Livre: Lançamento do Ginga Brasil em GPL será dia 03/07, no Congresso da SBC por Luis Fernando Soares - PSL Brasil
 
Nossas mensagens anteriores sobre TV Digital estão registradas como "posts" do BLOCO - Blog dos Coordenadores.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson

 


 
Fonte: Correio Web (Correio Braziliense)
[03/10/07]   TV digital chega em dezembro sem sinal móvel e interatividade

A 60 dias do início das transmissões de televisão com sinal digital, o sistema brasileiro não está preparado para ser muito mais do que uma imagem com qualidade de DVD. Os recursos que tornam o modelo brasileiro o "melhor do mundo", segundo a indústria do setor, não vão chegar às casas da Grande São Paulo no dia 2 de dezembro.
 
O padrão japonês foi escolhido, segundo o presidente da Eletros (associação da indústria eletroeletrônica), Lourival Kiçula, por permitir interatividade, mobilidade e portabilidade. O espectador pode enviar informações, comprar pela TV ou assisti-la em carros ou pelo celular, por exemplo.
 
Mas a plataforma que permitirá a interatividade -o software Ginga- e as negociações com operadoras de telefonia para a conexão e a transmissão móvel não foram concluídas nem têm data para começar.
 
"Isso [lançamento com tecnologia parcial] não é interessante para o consumidor", diz Daniel Kawano, analista de produto da Panasonic. Para ele, há mais chances de comprar um produto e logo ter de trocá-lo para receber outros recursos.
 
A partir do dia 2 de dezembro, o espectador poderá, por exemplo, ver a escalação dos jogos e informações sobre a programação -a chamada interatividade remota-, por ser a base de informações enviadas pela emissora. Já comprar pela TV está descartado porque depende de conexão.
 
"Se for realmente plena [a interatividade], será necessária a presença das operadoras [de telefonia]", afirma o vice-coordenador do módulo de mercado do Fórum Brasileiro de TV Digital, José Marcelo Amaral. O grupo tem representantes da cadeia como fabricantes de produtos e emissoras, e ajuda na implantação da TV digital.
 
Segundo ele, as teles não conseguiram dimensionar os resultados que a TV móvel trará. Mas ele diz que as operadoras e os fabricantes de celulares foram chamados para discutir, no fórum, o uso de mais recursos na TV digital. Os bancos também devem ser, para viabilizar as compras via TV digital.

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO