BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


01/01/08

• Crimes Digitais (10) - Coluna de Cristina de Luca: E o projeto avança...

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Cristina De Luca
Sent: Tuesday, January 01, 2008 9:40 AM
Subject: Leituras de "Festas" (18 ) - Crimes Digitais (10) - Coluna de Cristina de Luca: E o projeto avança...

Olá,
ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Continuamos com nosso "Serviço ComUnitário" e a "Série" sobre Crimes Digitais.
 
01.
A motivação desta Série foi uma revisão — chamada de Substitutivo — do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao Projeto de Lei da Câmara nº 89, de 2003, e dos Projetos de Lei do Senado nº 137 e nº 76, ambos de 2000.
Todos se lembram deste projeto pois um dos pontos mais polêmicos - hoje retirado do texto - era a exigência de que os provedores mantivessem um cadastro completo e validassem o acesso dos internautas com base nos seus dados pessoais a cada conexão à web.

Ninguém tem dúvidas sobre a necessidade de uma legislação adequada e atual sobre crimes digitais mas, pelo menos na mídia, o conteúdo restante do projeto não foi muito comentado.
Daí a importância de procurarmos conhecer e entender para formar opinião e, eventualmente, interagir visando o aperfeiçoamento do projeto.
Aqui está o e-mail do senador Azeredo:  eduardo.azeredo@senador.gov.br
 
02.
Já veiculamos esta informação:
Fizemos uma solicitação ao senador Azeredo e fomos atendidos.
Postamos uma mensagem contendo uma "resenha didática" elaborada pelo gabinete do senador e o texto integral do projeto.
A mensagem pode ser encontrada nos arquivos dos nossos fóruns (é preciso obter um conjunto senha/id do Yahoo nas home dos Grupos -
Celld-group e WirelessBR).
Para receber esta mensagem basta enviar e-mail sem texto:
Para
Helio Rosa 
Assunto: Crimes Digitais (6) - Resenha didática e íntegra do projeto do senador Azeredo
 
03.
Em junho tivemos um interessante debate em nossos fóruns que está registrado no site comunitário especial "Telecomunicações - Questões Jurídicas" sobre os trabalhos do nosso participante Desembargador Fernando Botelho.
 
No dia 04 de julho ocorreu uma audiência pública sobre o assunto.
O Dr. Fernando Botelho foi um dos especialistas convidados para debater o tema com os integrantes da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça e CCT - Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
 
O assunto saiu da mídia e da "pauta" do Congresso; o Senador Azeredo voltou à mídia mas como envolvido no "mensalão mineiro"...  :-(

Na transcrição de hoje a jornalista Cristina de Luca faz um bom resumo sobre o tema e informa que o projeto avança.
 
04.
No final desta mensagem está nossa "coleção" de matérias sobre "Crimes Digitais".
 
05.
Transcrição de hoje com a recomendação de sempre: prefira ler na fonte!
 
Fonte: Coluna Circuito no site Convergência Digital
[17/12/07]   E o projeto de crimes digitais de Eduardo Azeredo avança...  por  Cristina De Luca 
 
Na oportunidade, estamos enviando cópia desta mensagem para a Cristina de Luca, com parabéns pela sua ótima coluna e com votos de "Feliz 2008"!!!
 
Boa leitura!
Ótimo 2008!!!!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 


Fonte: Coluna Circuito no site Convergência Digital
[17/12/07]   E o projeto de crimes digitais de Eduardo Azeredo avança...  por  Cristina De Luca
 
Está pronto para a votação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a três projetos de lei que tipificam crimes cometidos com o uso de computadores e estabelecem as penas para os diversos delitos.
Já aprovado pela Comissão de Educação (CE) e pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na última quarta-feira, 12 de dezembro, o substitutivo de Azeredo tipifica 11 crimes cometidos com o uso da informática e adapta oito instrumentos legais para puní-los: o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/41), o Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69), a Lei das Interceptações Telefônicas (Lei 9.296/96), a Lei da Repressão Uniforme (Lei 10.446/02), a Lei Afonso Arinos (Lei 1.390/51), o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

"Vamos cobrir uma lacuna na legislação nacional", defendeu Azeredo aos jornalistas. E garantiu que no texto da proposta não há nada que afete a privacidade de quem usa a Internet. Segundo o senador, o medo da perda de privacidade dos internautas foi um "mal-entendido".
Segundo o senador, a regulamentação definida pelo projeto para o armazenamento de dados de usuários por parte de provedores de acesso à Internet é semelhante ao modelo já praticado pelos provedores de São Paulo.
De acordo com o texto, o provedor fica responsável por guardar, em ambiente seguro, por três anos, dados do endereço eletrônico dos clientes. Essas informações podem ser liberadas apenas a pedido de autoridades investigatórias e dependendo de "prévia e expressa" autorização judicial.
 
A ver.

Azeredo explicou à Agência Senado que sua intenção foi a de regulamentar situações como confidencialidade e limitações de uso de informações sobre tráfego na Internet e em redes; a guarda dessas informações e formas como elas podem ser liberadas para autoridades, inclusive em casos que envolvam cooperação internacional, deliberando até sobre eventuais casos de extradição.
O projeto segue agora para CAE, por insistência do senador Aluízio Mercadante (PT-SP). Como não deverá haver mais votações este ano, a apreciação pela comissão deverá ficar para o início de 2008.

E que são os tais crimes digitais?
Entre os crimes tipificados no substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) estão a clonagem de cartões de crédito e de telefones celulares, atos não descritos pelo Código Penal; acesso não autorizado à rede de computadores; interceptação ou interrupção de comunicações; falsificação de sistemas informatizados; divulgação ou uso indevido de informações contidas em banco de dados.
O projeto pune ainda quem causar danos por difusão de código malicioso (vírus e similares); quem atentar contra a segurança de serviço de utilidade pública e quem interromper ou perturbar serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático, dispositivo de comunicação, rede de computadores ou sistema informatizado.
Mensagens eletrônicas comerciais enviadas sem autorização do destinatário poderão ser proibidas por lei, com multas que variam de R$ 50 a R$ 1 mil para quem descumprir a determinação.
O substitutivo inclui também sugestões apresentadas por especialistas em audiências públicas realizadas no Senado para debater o tema e também emendas apresentadas por outros senadores. Entre essas propostas está a emenda número 3 da CCJ, de autoria do senador Valter Pereira (PMDB-MS), que determina que a Lei Afonso Arinos passe também a abranger os crimes de discriminação de raça e de cor cometidos na rede mundial de computadores (Internet).
No total, o projeto recebeu quatro emendas.
Segundo Azeredo, a aprovação da proposta é um dos principais objetivos da Frente Parlamentar de Informática, que vê a medida como arma destinada a aumentar a segurança no uso de novas tecnologias no Brasil. 

Para quem não lembra....
O texto do substitutivo do senador Eduardo Azeredo refere-se a três projetos que tramitam em conjunto. O primeiro deles (PLS 137/00), de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aumenta em até três vezes as penas previstas para os crimes contra a pessoa, o patrimônio, a propriedade imaterial ou intelectual, os costumes, a criança e o adolescente caso tais crimes sejam cometidos com uso de tecnologia da informação ou telecomunicações.
O outro projeto (PLS 76/00), de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), tipifica condutas praticadas com o uso dos computadores e atribui as respectivas penas. A terceira proposição (PLC 89/03), e a mais antiga delas, de autoria do então deputado Luiz Piauhylino, altera o Código Penal e a lei que trata da inviolabilidade do sigilo nas comunicações interpessoais (Lei 9.296/96) a fim de também criar tipos penais para crimes cometidos com a utilização dos sistemas de computador.</P>
Na proposta original, apresentada em novembro de 2006, o projeto incluia a polêmica proposta de criação de um cadastro prévio obrigatório dos internautas, composto por dados de identificação do acesso, senha ou similar, nome completo, data de nascimento, um número de documento hábil e legal de identidade e endereço completo, etc.
Muitos se levantaram contra, por entender que além do risco à privacidade dos internautas, o substitutivo, como redigido, oferecia risco legislativo. Entre eles, o professor Pedro Antonio Dourado de Rezende, da UNB, autor de um excelente artigo a respeito, publicado em:
Fonte: UNB - CIC
[12/11/06]   Legislando sobre crimes digitais por Pedro Antônio Dourado de Rezende
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Nas mensagens anteriores foram referenciadas as seguintes matérias:
 
Obs: O Portal SaferNet Brasil possui uma página especializada para acompanhamento deste tema.
 
Fonte: Convergência Digital
[20/09/07]   Crimes na Web: Avanço da banda larga sem fio preocupa polícia por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Convergência Digital
[19/09/07]   Brasil subestima o impacto dos crimes eletrônicos por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Adnews
[20/09/07]    Crimes digitais são tema de painel em congresso  
 
 
Fonte: Thesis
[04/07/07]  
Lei contra crimes de internet  por Equipe Thesis
 
Fonte: Safernet
[04/07/07]  
Críticas ao projeto de lei de crimes digitais dão tom a audiência esvaziada por Paulo Mario Martins
 
Fonte: Convergência Digital
Especial: Artigo do nosso participante Desembargador Fernando Botelho
[06/07/07]   Parte 01 -
Brasil - Crimes e Cibercrimes
[06/07/07]   Parte 02 -
O Crime Cibernético - o 'mito do mal'
[06/07/07]   Parte 03 - O combate ao cibercrime no mundo
[06/07/07]   Parte 04 -
Para não perder o bonde no combate ao cibercrime
 
Fonte: Computerworld
[05/07/07]  
Provedores gastariam R$ 13,2 milhões ao ano com lei de crimes digitais
 
Fonte: Thesis
[04/07/07]  
Lei contra crimes de internet  por Equipe Thesis 
 
Fonte: Safernet
[04/07/07]  
Críticas ao projeto de lei de crimes digitais dão tom a audiência esvaziada por Paulo Mario Martins
 
Convergência Digital
[04/07/07]  
Lei de combate aos cibercrimes permanece sem previsão de votação por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Convergência Digital
[04/07/07]   PF: Mobile Banking será a "terceira onda" de ataques cibernéticos por Ana Paula Lobo
 
Fonte: Estadão
[03/07/07]   Senado promove debate aberto sobre lei de crimes na internet
 
Fonte: UOL Tecnologia
[19/06/07]   
OAB ataca Febraban e pede mais discussão sobre lei de crimes virtuais -
Da Redação
 
Fonte: Canal Rio Claro 
[05/06/07]  
Fecomercio apóia projeto de lei de crimes na internet
 
Fonte: IDG Now!
[30/05/07]  
Senador retira conceito de "defesa digital" de projeto de crimes virtuais por Guilherme Felitti
 
Fonte: IDG Now!
[30/05/07]  
Crime digital: compare as principais leis mundiais com projeto brasileiro  por Guilherme Felitti
 
Fonte: IDG Now!
[23/05/07]  
Novo texto de projeto de crimes virtuais tem definições vagas, dizem analistas  por Guilherme Felitti
 
Fonte: IDG Now!
[23/05/07]  
Projeto de lei de crimes virtuais volta à pauta e cria polêmica com provedores  por Redação do IDG Now!

Fonte: AliceRamos.com
[26/03/07]   Crimes e Cybercrimes  : I -  Introdução  / II – O Crime Cibernético  / III – O Cybercrime noutros Países  /  IV – A Convenção Internacional do Cybercrime  / V –  O projeto de lei brasileira  por Juiz Fernando Botelho
 
Fonte: AliceRamos.com
[14/05/07]   O Brasil precisa enfrentar o infocrime por Eduardo Azeredo
 
Fonte: IDG Now!
[24/04/07]    
Entrevista com senador Eduardo Azeredo por Daniela Braun e equipe (aguarde o download do arquivo mp3!)
 
Fonte: IDG Now!
[29/05/06]  
Projeto de crimes digitais volta à pauta na Comissão do Senado  por redação do IDG Now!
 
Fonte: UOL Tecnologia
[22/05/07]  
Pedido de senadora pode adiar votação do projeto de crimes digitais por Daniel Pinheiro
 
Fonte: UOL Tecnologia
[22/05/07]   
Internet brasileira precisa de marco regulatório civil por Ronaldo Lemos
 
Fonte: UOL Tecnologia
[22/05/07]  
Lei de crimes digitais foi pouco discutida, dizem críticos; Azeredo discorda por Daniel Pinheiro
 
Fonte: UOL Tecnologia
[20/05/07]   Projeto de lei quer "provedor dedo-duro" e permite justiceiros virtuais na Web por Francisco Madureira e Daniel Pinheiro. 
 
Fonte: UOL
[20/05/07]   "Provedor não é polícia", diz presidente da Abranet por Francisco Madureira e Daniel Pinheiro.
 
Fonte: Caderno Link do Estadão
[14/05/07]   Projeto de Azeredo cria ‘legítima defesa digital’
 
Fonte: SaferNet Brasil
[19/10/06]  
Especial: Crimes Digitais por Jussara Maturo, Jacílio Saraiva e Françoise Terzian
 
Fonte: UNB - CIC
[12/11/06]  
Legislando sobre crimes digitais por Pedro Antônio Dourado de Rezende

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO