BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



10/07/08

Como funciona a Internet (9): Smolka dá uma pista para encontrar a estrutura da Internet no Brasil.

Nota: a mensagem abaixo do Smolka faz referência ao "post" Como funciona a Internet (6): Os "nossos" backbones + Teleco: Tutorial sobre MPLS  que continha estas perguntas:
Vamos comentar e complementar?
Quem administra, coordena, articula, enfim, "toma continha" desta infra-estrutura, não no papel, mas pra valer?
Ou é tudo "ad hoc" e se auto-organiza?  :-))

----- Original Message -----
From: J.R.Smolka
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, July 10, 2008 2:35 AM
Subject: Re: [wireless.br] Como funciona a Internet (5): Os "nossos" backbones + Teleco: Tutorial sobre MPLS

Hélio,
Entendo a sua ansiedade :-)   
E, realmente, a estrutura lógica e física da Internet, mesmo que só no nosso "cantinho" nacional da rede, não é tão fácil de entender.

Mas talvez a situação não seja de desespero total, embora haja um bocado de trabalho braçal a fazer (taí uma boa empreitada para "almas dedicadas" :-) ).

Andei dando umas "fuçadas" e descobri o seguinte:
o site da IANA (http://www.iana.org/numbers/) remete para o registrar base da América Latina, o LACNIC (http://lacnic.net/pt/index.html).

Como eu já sabia que o bloco CIDR de endereços IPv4 200.223/16 pertence à Oi/Telemar, dei uma consultada neste bloco no whois do LACNIC (a opção está na margem direita da página).

Lá diz apenas que este bloco CIDR está "embutido" no bloco CIDR 200.128/9, que está alocado para o Comitê Gestor da Internet Brasil (id BR-CGIN-LACNIC).

Parece um beco sem saída, não?
Mas o CGI.br também tem o seu serviço whois (http://whois.registro.br).
Consultando lá o bloco CIDR 200.128/9 encontramos a Oi/Telemar (ou Tele Norte Leste Participações S/A), e o que é mais interessante, o AS number (ASN) que a identifica como um autonomous system da Internet: 7738.

Aqui cabe uma explicação.
Os AS são as unidades administrativas da Internet. Só que eles não se interligam de maneira hierárquica, e sim federativa, de acordo com suas próprias conveniências técnicas e comerciais.

A navegação que vou descrever a seguir mostra que mapear os relacionamentos de interconexão entre eles de forma manual é possível, mas enjoado.

Abra a página do CIDR Report (http://www.cidr-report.org) no seu browser.
No final da (longuíssima) página inicial, que é uma série de relatórios sobre o estado de advertisement dos diversos blocos CIDR na Internet, existe uma opção de selected AS report.
Informando lá o ASN 7738 e clicando no botão generate AS report vamos para uma página com os relatórios deste AS.
Não estranhe o fato do relatório indicar a Telecomunicações da Bahia S/A como owner deste ASN, muitas informações de detalhes não são sincronizadas entre os vários registrars (no caso, IANA, LACNIC e registro.br).
O que nos interessa é o AS adjacency report.
Lá vemos que a Oi/Telemar possui oito AS upstream, todos internacionais, e vários AS downstream, todos nacionais (embora alguns não tenham o nome declarado - mas, usando o whois do registro.br, dá para verificar que são no Brasil).
Primeira conclusão: o AS da Oi/Telemar é uma "borda nacional".

Os ASN no relatório são hyperlinks, então vamos clicar no primeiro ASN downstream: Belgo Mineira Sistemas (ASN 14723).
Lá só encontramos dois AS upstream, a própria Oi/Telemar e a Embratel (ASN 4230), e nenhum AS downstream.
Segunda conclusão: a Belgo Mineira Sistemas é um AS "fim de linha", e todo o seu tráfego de/para o restante da Internet é encaminhado através dos AS da Oi/Telemar e da Embratel (em que proporção, e sob que condições é um acerto entre eles).

Bom... Acho que já chega.
Resumindo o processo, dá para "mapear" a estrutura lógica de interconexão dos AS da Internet Brasil (a estrutura física é uma conversa totalmente diferente) percorrendo, a partir de cada AS de "borda nacional", a lista os AS downstream até encontrar todos os AS "fim de linha".

Só tem dois probleminhas com esta idéia...

Primeiro é a natureza braçal da tarefa, se tiver que ser feita do jeito que eu descrevi.
Pode ser que esta atividade não seja pior que ser atendente de call-center, mas chega perto... Nem estagiário merece ser tratado assim :-) .

Segundo é a natureza dinâmica dos relacionamento entre os AS.
Quando vc terminar o mapeamento existe uma grande probabilidade dele estar desatualizado.
É até possível que o dinamismo do uso e interligação dos AS no Brasil não seja tão grande como em outras partes do mundo, mas acho que este mapeamento teria que ser atualizado pelo menos em base mensal.

Mas não acho que seja uma tarefa muito difícil de automatizar.
Até mesmo se for o caso de criar um programa que leia as páginas do CIDR report e vá interpretando dinamicamente os conteúdos, não é uma tarefa de programação muito complexa.
E o desenvolvimento poderia ser patrocinado, por causa do interesse público no assunto, pelo próprio Comitê Gestor da Internet Brasil.

Alguém aí conhece o pessoal do CGI.br para ver se esta idéia tem futuro ou não?

[ ]´s
J. R. Smolka

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO