BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!



01/06/08

• Justiça sem Papel (03) -" Fernando Botelho integra Comitê" + 14º CONIP

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Alice Ramos ; Miriam Aquino ; Cristina De Luca ; Luiz Queiroz ; mariana.mazza@convergecom.com.br ; wanise@telecomonline.com.br ; Fernando Botelho ; Daniela Braun
Sent: Saturday, May 31, 2008 6:50 PM
Subject: Justiça sem Papel (03) -" Fernando Botelho integra Comitê" + 14º CONIP
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Desde 2006 o "Serviço ComUnitário" acompanha o tema "Justiça Virtual" ou "Justiça sem Papel".
 
01.
Transcrevemos três matérias hoje:

Fonte: AliceRamos.com
[03/03/08]   Justiça sem papel agora tem Comitê Gestor por Cláudio Neves
 
"O desembargador Fernando Botelho, integrante da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que assina a coluna Tele Ponto Com, no site AliceRamos.com, passou a integrar, juntamente com o juiz de direito André Leite Praça, titular da 6ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, o recém criado Comitê Gestor Nacional do Sistema do Conselho Nacional de Justiça. (...)
(...) O novo Comitê, cuja denominação substitui a do Processo Judicial Digital (Projudi), referente ao sistema eletrônico de processo judicial criado em 2006, é composto por magistrados e diretores de TI oriundos de diversos tribunais do país.
Já o objetivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por comandar o Comitê é buscar a harmonização e unificação dos procedimentos relativos à instalação e ampliação do processo judicial eletrônico nos órgãos jurisdicionais brasileiros.
Explicando em miúdos: o CNJ reuniu, num só órgão, os mais competentes juristas, com inquestionável qualificação e experiência no processo eletrônico, a fim de conduzir uma implantação organizada e científica do mesmo nos serviços judiciais brasileiros.(...)
 
Fonte: TIInside

(...) É justamente para discutir sobre os desafios para o avanço do processo eletrônico, que os tribunais de Justiça realizam na próxima terça-feira (3/6), em São Paulo, o Conip Judiciário (Congresso de Inovação na Gestão Pública). (...)
 
Fonte: CONIP
14º CONIP - Congresso de Inovação na Gestão Pública

Dia 3 de junho começa a versão 2008 do CONIP - Congresso de Inovação na Gestão Pública, o evento de governo eletrônico mais esperado pela comunidade.
Para que você fique sabendo o que vai acontecer, acompanhe as últimas notícias que são publicadas no portal do evento - ttp://wiki.conip.com.br/Capa/WebHome.
Eventos simultâneos:
- Seminário W3C Tecnologias Móveis: seu papel na promoção do desenvolvimento social
- Seminário CONIP Judiciário Melhores Práticas (ver detalhes mais abaixo)
- Seminário CONIP Saúde Educação Melhores Práticas
- CONIP SP 2008 - 14º Congresso de Inovação na Gestão Pública
 
02.
Escrutinar é examinar minuciosamente.  :-)
O nosso participante - justificadamente sumido por excesso de trabalho - desembargador Fernando Botelho, publicou em 2007 no AliceRamos.com uma série de excelentes artigos sobre o tema:
[18/09/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte I 
[26/09/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte II
[03/10/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte III 
[16/10/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte V 
[16/10/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte V
[23/10/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte VI
[30/10/07]   O Processo eletrônico escrutinado - Parte VII
[06/11/07]   O processo eletrônico escrutinado - Parte VIII 
[13/11/07]   A natureza da lei nos processos sem papel  
 
03.
A ComUnidade mantém um site interno com trabalhos e participações de Fernando Botelho: Telecomunicações - Questões Jurídicas
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 
---------------------------
 
Fonte: AliceRamos.com
[03/03/08]   Justiça sem papel agora tem Comitê Gestor por Cláudio Neves
 
O desembargador Fernando Botelho, integrante da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que assina a coluna Tele Ponto Com, no site AliceRamos.com, passou a integrar, juntamente com o juiz de direito André Leite Praça, titular da 6ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, o recém criado Comitê Gestor Nacional do Sistema do Conselho Nacional de Justiça.
 
A posse de ambos aconteceu no dia 28 de fevereiro, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, marcando com isso, o início de uma forte alavancagem no progresso tecnológico no poder judiciário brasileiro.
 
O novo Comitê, cuja denominação substitui a do Processo Judicial Digital (Projudi), referente ao sistema eletrônico de processo judicial criado em 2006, é composto por magistrados e diretores de TI oriundos de diversos tribunais do país.
 
Já o objetivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por comandar o Comitê é buscar a harmonização e unificação dos procedimentos relativos à instalação e ampliação do processo judicial eletrônico nos órgãos jurisdicionais brasileiros.
 
Explicando em miúdos: o CNJ reuniu, num só órgão, os mais competentes juristas, com inquestionável qualificação e experiência no processo eletrônico, a fim de conduzir uma implantação organizada e científica do mesmo nos serviços judiciais brasileiros.
 
Uma parte do produto dessas competências pode ser obtida no vasto conteúdo disponibilizado pelo site AliceRamos.com, através da Coluna Tele Ponto Com, na qual, o desembargador Fernando Botelho, elaborou extensa e profícua explanação sobre o processo eletrônico nos meios judiciais.
 
Para acessá-lo na íntegra é necessário entrar na coluna e rolar a página até o fim, para selecionar na combo box as várias edições do artigo.
 
Segundo Botelho, trata-se de “um momento histórico pelo qual passa a justiça brasileira. Sob o comando da Ministra Ellen Gracie, o judiciário brasileiro entrou em uma nova era: a da automação”.
 
Botelho ressaltou ainda que a iniciativa do Projudi de inaugurar um cenário favorável à justiça sem papel, com economia de recursos financeiros, de espaços físicos, de re-trabalhos administrativos, de tempo na tramitação dos feitos judiciais, fez da automação da justiça o signo dessa nova conjuntura.
 
Já o juiz de direito André Leite Praça explicou que o Sistema CNJ vem sendo utilizado em 25 tribunais estaduais (são 27 ao todo). De acordo com o magistrado, em Minas Gerais, onde atua, foi inicialmente implantado no Juizado Especial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Já são distribuídos por mês mais de 1,5 mil processos integralmente eletrônicos”, informou o juiz.
 
A idéia, conforme divulgado pelo TJMG, é estender o sistema, ainda neste semestre, para as demais unidades do Juizado de Belo Horizonte e implantar dois pilotos na justiça comum.
 
Outras experiências
 
Um exemplo a ser seguido, aliás, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que tem andado a reboque no quesito processo eletrônico.
 
No final do ano passado o TJRJ convocou concurso para provimento dos cargos de Técnico de Atividade Judiciária e Analista Judiciário, para os quais os candidatos só puderam se inscrever através de cadastros preenchidos à mão, remetidos, via Sedex, à organização do concurso.
 
A justificativa dos responsáveis pelo edital foi que embora o Tribunal reconhecesse a pouca conveniência do método, não tinham ainda como receber inscrições por meio eletrônico, pois isso demandaria a implantação de todo um sistema que desse conta da monumental demanda, incluindo nesse rol, as petições dos advogados e pagamentos de custas on-line.
 
Por fim, no dia 10/12/2007 o desembargador Luiz Zveiter, presidente do tribunal fluminense resolveu suspender o certame após denúncia de quebra de sigilo da prova do exame de admissão para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em matéria do jornal carioca O Globo.
 
O concurso da PRF vinha sendo realizado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE), que fora contratado também pelo TJRJ para a aplicação de suas provas. Temendo pela lisura da disputa, as provas foram canceladas até que os fatos fossem apurados pelo Ministério Público Federal.
 
Desde então nada mais foi anunciado.
 
Caso os benefícios proporcionados pelo processo eletrônico já estivessem em vigor, possivelmente os efeitos negativos sobre o concurso do TJRJ não tivessem ocorrido ou teriam sido rapidamente minimizados.
 
------------------------------
 
Fonte: TIInside
[30/05/08]   Informatização do judiciário brasileiro ainda enfrenta desafios

Regulamentada pelo presidente Lula em dezembro do ano passado, a informatização dos procedimentos judiciais permite hoje que juízes trabalhem com a versão eletrônica dos autos, além de gerar uma economia anual de cerca de R$ 800 milhões, segundo estimativa do Conselho Nacional de Justiça. Entretanto, ainda há uma série entraves para que a informatização do judiciário ocorra em todo o país.
 
Desde a regulamentação, cerca de 2 milhões de processos totalmente digitais já transitam nos Juizados Federais Especiais. “No Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo os processos eletrônicos estão implantados em todos os juizados especiais federais e varas de execução fiscal”, informa Lúcio Meire da Silva, Secretário de Tecnologia da Informação do Conselho da Justiça Federal (CNJ).
 
A informatização dos tribunais brasileiros, segundo ele, é hoje um dos principais assuntos em pauta no CNJ, que tem dedicado cerca de 80% do seu orçamento a projetos desse tipo. Mas reconhece que ainda existem inúmeras barreiras a serem vencidas. É justamente para discutir sobre os desafios para o avanço do processo eletrônico, que os tribunais de Justiça realizam na próxima terça-feira (3/6), em São Paulo, o Conip Judiciário (Congresso de Inovação na Gestão Pública).
 
De acordo com Vagner Diniz, presidente do evento, o assunto tem gerado bastante discussão, principalmente porque ainda existem vários pontos a serem esclarecidos. “Atualmente, o principal deles está no fato de muitos tribunais adotarem diferentes soluções sem preocupação com integração entre eles. Essa ausência de padronização impossibilita a interoperabilidade entre os demais tribunais regionais”, explica.
 
Segundo Silva, no ano passado o investimento de toda a Justiça Federal para a modernização tecnológica do órgão foi de R$ 36 milhões, valor que deve ser replicado este ano focando justamente a questão da integração entre as entidades. “Essas mudanças beneficiam também o cidadão que, a partir de agora, pode acompanhar o andamento do processo de casa ou mesmo dar entrada na ação sem a necessidade de representação por parte de um advogado. E, o mais importante, algumas atividades burocráticas foram substituídas por clicks de computador”, explica. Da Redação
 
----------------------------------------------

CONIP Judiciário - 03 Junho 2008
 
O evento é uma realização em parceria com o Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Supremo Tribunal Militar e Superior Tribunal de Justiça. Evento dedicado ao Poder Judiciário, nas suas esferas nacionais e regionais, destinados somente a convidados, diretores de TI e magistrados ligados à Comissão de Informática de cada Tribunal.
O formato compreende uma série de painéis de debates, cujos temas são definidos por um Conselho Consultivo composto pelos órgãos acima.
 
Programação CONIP Judiciário
09h00 – 11h00 - Painel de Abertura c/ CIOs do Judiciário
11h30 – 12h00
12h00 – 12h30
14h00 – 14h30 - (P/IS) "Peticionamento Eletrônico com Certificação Digital"
Paulo Roberto Pinto, Secretário de Tecnologia da Informação, Supremo Tribunal Federal
14h30 – 15h00 - (P/IS) "Implantação do Processo Digital no Tribunal de Justiça de São Paulo – O futuro é agora"
Rosely Padilha de Sousa Castilho, Secretaria de Tecnologia da Informação,Tribunal de Justiça - SP
15h00 – 15h30 - Projeto LexML Brasil
João Lima, Analista de Informática Legislativa, Prodasen
15h30 – 16h00 - (P/P) "E-Recurso"
Rafael Almeida de Paula, Secretario de TI, Tribunal Superior do Trabalho
16h30 – 17h00 - (P/IS) "O Diário da Justiça Eletrônico – DJE"
Rosely Padilha de Sousa Castilho, Secretaria de Tecnologia da Informação,Tribunal de Justiça – SP
17h00 – 17h30 - (P/P) "Simulador de Preparação de Urnas Eletrônicas Baseado em RFID"
Rodrigo Pinto de Carvalho, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral - AM
17h30 – 18h00
 
* programação preliminar, sujeita a alteração sem aviso prévio.
** (P/IS) – Finalista do Prêmio CONIP de Excelência – Modalidade: Iniciativa de Sucesso
(P/P) – Finalista do Prêmio CONIP de Excelência – Modalidade: Projeto

[Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO