BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


27/11/08

• Mensagem da "Equipe de Moderação" dos Grupos: Debate sobre Crimes Digitais

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Isabella Duarte Tavares ; PORTUGAL@senado.gov.br ; Fernando Botelho ; Alice Ramos ; Flávia Lefèvre
Sent: Thursday, November 27, 2008 9:23 AM
Subject: Mensagem da "Equipe de Moderação" dos Grupos: Debate sobre Crimes Digitais
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Ontem acompanhamos em nossos fóruns uma troca de mensagens de um participante com assessores no senador Eduardo Azeredo.

o nosso Luiz Sérgio Nacinovic usou o que chamamos de "Democracia Digital Direta" para externar seu descontentamento sobre o PL (Projeto de Lei) 84/99, que tipifica crimes e delitos cometidos na área de informática e suas penalidades.

Ao longo do tempo, perseverando, sem desistir nunca,  :-) temos estimulado este tipo de reação individual de interação com autoridades, órgãos governamentais, entidades civis e com a mídia.
A atitude do Luiz tem o mérito de manter o tema em debate e de abrir o canal de comunicação com a equipe do senador.

Vamos selecionar e formatar o material recebido e organizar um "post" para divulgação no BLOCO.
 
No entanto, consideramos prudente que o prosseguimento da troca de mensagens ficasse restrita aos debatedores e isto está explicado mais abaixo numa mensagem enviada aos mesmos.
Nosso tratamento foi informal pois, em outras oportunidades, tivemos oportunidade de um bom atendimento por parte de José Henrique Santos Portugal e Isabella Duarte Tavares, assessores do senador Azeredo.
 
Independente do estado atual da tramitação do Projeto, há necessidade continuada de divulgação e explicação pois a cada dia mais pessoas se interessam pelo assunto.
Talvez este seja o caso de "pautas" e "releases" (que tanto criticamos quando divulgadas sem identificação da fonte) didáticos sobre o tema. Fica a sugestão!
Acreditamos que os participantes mais antigos estejam bastante informados pois mantemos um "acompanhamento cerrado" desta questão desde abril de 2005.

Assim, aguardamos a continuação do debate, focado nos aspectos técnicos e legais, e estamos à disposição do José Henrique Portugal e da Isabella Tavares para eventuais novos esclarecimentos, com intuito da formação de opinião do participante.
 
Na oportunidade lembramos que um participante ilustre, hoje sumido por excesso de trabalho, o desembargador Fernando Neto Botelho, nos ajudou muito no entendimento deste tema e sua atuação está registrada no nosso BLOCO e no seu website mantido pela ComUnidade.

A jornalista Alice Ramos, que também participa da ComUnidade, tem um bom material sobre "Crimes Digitais" em seu site.
 
Obrigado a todos!

Em frente, ComUnidade! :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 
---------------------------------------
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Luiz Sergio Nacinovic ; Isabella Duarte Tavares ; PORTUGAL@senado.gov.br
Cc: Alice Ramos
Sent: Wednesday, November 26, 2008 11:25 PM
Subject: Sobre a última mensagem do Luiz Nacinovic para o Celld-group
 
Olá, Luiz, Isabela e Portugal!
Tudo bem?

Luiz, você acompanha o movimento dos Grupos há um bom tempo e sabe que, eventualmente, usamos a prerrogativa dos moderadores para encerrar um debate no plenário dos fóruns e sugerir que continue em particular.
Isto ocorre quando avaliamos que já não há mais trânsito de informações úteis ou que é necessário resguardar a imagem dos debatedores.
É o que estamos fazendo agora com sua última mensagem (que encaminha outras), que não será enviada aos Grupos.

Agradeço a você ter trazido o tema novamente à discussão e agradeço à Isabella e ao Portugal (já trocamos e-mails em outras oportunidades) pelo encaminhamento de algumas das mensagens recentes.

Temos um enorme carinho e preocupação com este tema que acompanhamos de perto, com muita atenção e seriedade, desde maio de 2007 (relação de "posts" do BLOCO - Blog Comunitário) mais abaixo).
Podemos atestar que a cobertura da mídia dita especializada tem deixado a desejar pois sempre procura focalizar os tópicos polêmicos em detrimento do enorme conteúdo do projeto.
Vou ler com calma as mensagens e, quem sabe, poderemos todos juntos, identificar pontos ainda não bem divulgados pela imprensa que mereçam maiores esclarecimentos.
 
De qualquer modo, em adiantamento, permito-me reproduzir um trecho com algumas perguntas (não respondidas!) constantes de nossa última mensagem para os Grupos:

(...)
 
A ressalva é esta, coletada na mídia, constante da nossa última mensagem transcrita mais abaixo:

"O Projeto foi aprovado no Senado e está Câmara dos Deputados onde está sendo analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Como tramita em regime de urgência, pode ser voltado a qualquer momento. E tendo vindo do Senado, ele não pode ser modificado. Os deputados podem aceitar ou rejeitar o que foi incluído na proposta dos senadores."
 
E as perguntas, para que os interessados possam planejar suas ações:
Petições e "abaixo-assinados" ainda são cabíveis neste estágio de tramitação do projeto?
O projeto ainda pode ser rejeitado na sua totalidade?
Ou não tem mais volta e tem que ser aprovado, mesmo sem os acréscimos feitos no Senado?
(...)
 
Obrigado a todos!
Um grande e cordial abraço
Helio Rosa
Coordenador da ComUnidade WirelessBRASIL
Equipe de Moderadores dos Grupos WirelessBR e Celld-group
 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO