BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2008               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


24/09/08

• Rádio Digital (37) - A mídia "pautada" + "Vôo panorâmico"

----- Original Message -----
Sent: Wednesday, September 24, 2008 6:52 PM
Subject: [Celld-group] Rádio Digital (23) - A mídia "pautada" + "Vôo panorâmico"

 
 
Acompanhamos pela mídia, desde agosto de 2006, o tema "Rádio Digital" (nesta mensagem listamos os "posts" anteriores).

A polêmica "implantação" da TV Digital teve, de algum modo, participação da "Academia" (universidades e institutos de pesquisa): "meno male"...

O "Rádio Digital" não: pretende-se mudar o "parque brasileiro de rádio-difusão" de acordo com a escandalosa preferência do ministro Helio Costa por um dos padrões.
A nossa "Academia" hoje nivela-se com as melhores do mundo e não faz sentido deixá-la fora deste processo.
 
Abaixo transcrevo mais uma "notícia" sobre o tema e as "aspas" indicam que o texto, reproduzido por diversos órgão da mídia (anotamos estes: Folha, Convergência Digital, Monitor Mercantil, Tele.Síntese), provavelmente é mais uma "pauta" distribuída pelos interessados em predispor a opinião dos leitores.
 
A mídia, neste caso, por conforto, omissão, "memória curta" (o termo conivência seria muito forte, não?) ou incompetência, não mostra os "bastidores" e o histórico
("folha corrida" também é muito forte?) do tema que ela mesma publicou.
 
O "texto comum" pode ser lido na transcrição mais abaixo desta notícia:
Fonte: Convergência Digital
[23/09/08]   Abert aponta padrão IBOC para rádio digital no Brasil por Luiz Henrique Ferreira
 
A página do Minicom registra uma "matéria auditiva" com data de hoje, com um equilibrada fala do ministro que demonstra uma possível ação orquestrada para o retorno do tema à mídia: daí nossa preocupação.
 
Após a transcrição da provável notícia pautada, reproduzimos mais uma vez nosso "vôo panorâmico" para ambientação dos recém-chegados ao tema e para refrigerar a memória da mídia.
 
Terminei a mensagem do "vôo" (janeiro de 2008) com este trecho:
(...)
Respondendo à uma pergunta: não sou jornalista, sou apenas um "leitor colecionador de notícias".
E deixo duas sugestões.
Este início de ano é uma boa oportunidade para nossa mídia especializada voltar a procurar os atores - técnicos, por favor! - que são muitos e fazer uma nova rodada de avaliação da implantação do "Rádio Digital" no Brasil.

Tendo em vista tudo que está registrado acima, um governo realmente sério "puxaria o freio", convocaria a "Academia" com uma boa verba para pesquisa e adiaria a decisão por uns dois anos, no mínimo.
Tenho dito!  :-)
(...)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
---------------------------------
 
Fonte: Convergência Digital
[23/09/08]   Abert aponta padrão IBOC para rádio digital no Brasil por Luiz Henrique Ferreira
 
O segmento de radiodifusão vai entregar até o dia 15 de outubro ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, e para o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Mota Sardenberg, o relatório final dos testes realizados para adoção de padrão de rádio digital.
 
A informação foi anunciada pelo presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Pimentel Slaviero, nesta terça-feira, 23/09, durante coletiva à imprensa para apresentar a pesquisa do perfil sócio-econômico do serviço de rádio.
 
Segundo Slaviero, os dados estão sendo consolidados, mas por exclusão, o padrão que melhor se adaptou para transmissão de AM e FM foi o sistema norte-americano IBOC (In-Band-On-Channel). "Com base nos dados dos testes será possível para o Governo decidir qual será o padrão implementado no país",frisou.
 
Os testes aconteceram a partir de uma iniciativa que reuniu a Abert, o Minicom, a Anatel e o Instituto Mackenzie, de São Paulo. O diretor da Abert, Flavio Cavalcanti, enfatizou que não há no mundo outro padrão que, hoje, opere com qualidade as faixas de AM e FM.
 
Por sua vez, o presidente da entidade destacou que o custo para a implantação da tecnologia digital pelas rádios vai variar de US$ 80 mil a US$ 150 mil/ por emissora. "No primeiro momento isso é um custo relevante.A tendência natural é que esse valor caia ao longo do tempo, como já aconteceu nos Estados Unidos", exemplificou Slaviero.
 
Apesar de acreditar numa queda gradual do custo de adoção da tecnologia digital, a Abert vai trabalhar para que seja liberada uma linha de financiamento de crédito, capaz de viabilizar a migração num tempo mais curto das pequenas e médias emissoras."Depois da deliberação do Governo quanto ao novo padrão, a Abert vai discutir a política de implantação, de desoneração fiscal e de financiamento", completou o presidente da entidade.
 
-----------------------------------------
 
Fonte: BLOCO
 
 

ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO