BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


04/02/09

"Caderno Link" do Estadão: "Crie uma rede sem fio e sem roteador"

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, February 04, 2009 10:37 PM
Subject: "Caderno Link" do Estadão: "Crie uma rede sem fio e sem roteador"
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
"Redes domésticas sem fio" sempre dão um bom "ibope" em nossos fóruns.  :-)

Como "todos" nós sempre temos alguma dúvida sobre o tema, o último Caderno Link do Estadão (acesso livre) traz matérias muito interessantes sobre "redes sem roteador".
 
Caderno Link do Estadão
[02/02/09]   Crie uma rede sem fio e sem roteador
Recorte:
(...) Com a oferta crescente de netbooks e notebooks com tecnologia 3G integrada é provável que você já tenha tudo o que precisa para compartilhar sua banda larga sem usar fios e nem se dê conta disso. O truque que atende pelo termo ad hoc (para este propósito, em latim) dispensa roteadores para a criação de uma rede Wi-Fi doméstica. (...)
 
Caderno Link do Estadão
[02/02/09]   Vale também para web a cabo
 
Caderno Link do Estadão
[02/02/09]   Rede também serve para outros aparelhos
 
Caderno Link do Estadão
[02/02/09]  
COMPRAS
 
Acesse o "Infográfico" Como montar uma rede sem fio AD HOC (não transcrito nesta mensagem)
 
02.
O site comunitário "WirelessBR" (não confundir com o Portal da ComUnidade) possui uma antiga Seção Ad Hoc.
De lá recortamos:
(...) O termo “ad hoc” é geralmente entendido como algo que é criado ou usado para um problema específico ou imediato.  Do latim, ad hoc, significa literalmente “para isto”; um outro significado seria: “apenas para este propósito”, e dessa forma,  temporário.  
 Contudo, “ad hoc” em termos de “redes ad hoc sem fio” significa mais que isso.  
 Geralmente, numa rede ad hoc não há topologia predeterminada, e nem controle centralizado.  Redes ad hoc não requerem uma infra-estrutura tal como backbone, ou pontos de acesso configurados antecipadamente.  
 Os nós ou nodos numa rede ad hoc se comunicam sem conexão física entre eles criando uma rede “on the fly”, na qual alguns dos dispositivos da rede fazem parte da rede de fato apenas durante a duração da sessão de comunicação, ou, no caso de dispositivos móveis ou portáteis, enquanto estão a uma certa proximidade do restante da rede. (...)
03.
O "conceito" Ad Hoc é utilizado nas redes Mesh.
"Posts" do BLOCO sobre o tema:

04/03/08
• "WiMAX de Março" (4) - WiMAX e Mesh
22/06/07
Redes MESH na USP + Glossário de redes
04.
Mais informações?
Mais links?
Experiências pessoais?
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 


Caderno Link do Estadão
[02/02/09]   Crie uma rede sem fio e sem roteador
 
Compartilhar a banda larga 3G ou fixa é bastante simples e garante a libertação dos fios, sem gastos extras com hardware
 
Com a oferta crescente de netbooks e notebooks com tecnologia 3G integrada é provável que você já tenha tudo o que precisa para compartilhar sua banda larga sem usar fios e nem se dê conta disso. O truque que atende pelo termo ad hoc (para este propósito, em latim) dispensa roteadores para a criação de uma rede Wi-Fi doméstica.
 
“Minha primeira rede ad hoc ligava três computadores”, conta o analista de suporte Diego Thetinski Rodrigues, 24 anos. “Fiz algumas pesquisas e me interessei por esse tipo de rede devido à sua facilidade, já que dispensam um ponto central de acesso.”
 
Ao contrário do que acontece nas redes de infraestrutura – mais disseminadas pelas instalações em casas e empresas – nas redes ad hoc os computadores enviam dados diretamente entre si e não a uma terceira peça – o ponto de acesso ou roteador – que se torna responsável pelo gerenciamento do tráfego de informações.
 
COMPARTILHE A BANDA LARGA
Para irradiar o sinal banda larga pelo ar e permitir que outros aparelhos – seja o desktop, o notebook ou consoles como o PSP e o DS (veja abaixo) – acessem à web integrada ao seu netbook ou notebook sem perder a mobilidade, abra as Propriedades de Rede do seu Windows e configure uma rede ad hoc.
 
No Windows Vista, com apenas oito cliques é possível criar uma rede ad hoc. Já no Windows XP, o processo é um pouco mais longo e exige algumas idas e vindas no menu de rede.
 
NO LINUX
Mas não são apenas os que usam o sistema criado por Bill Gates os beneficiários possíveis de uma rede ad hoc. Usuários do Ubuntu, um dos “sabores” do Linux, também podem criar uma rede ad hoc clicando no ícone de rede sem fios no topo da tela. Uma caixa de diálogo se abrirá para que sejam preenchidos o nome da rede, o protocolo de segurança e a senha de acesso.
 
Quem se sentir à vontade com linhas de comando, pode seguir por esse caminho. Depois de abrir a raiz do sistema, deve digitar o comando # cat /proc/net/wireless, que verifica a existência de uma placa Wi-Fi. Ativá-la e permitir o modo ad hoc com as linhas # ifconfig eth1 up e # iwconfig eth1 mode Ad-Hoc – onde eth1 é a identidade da placa na máquina. Para terminar o trabalho é preciso dar um nome e uma senha: digitando # iwconfig eth1 essid nomedarede e # iwconfig eth1 key restricted s:senha123, onde tanto nomedarede e senha123 são escolhas pessoais.
 
As redes ad hoc são consideradas inseguras, pois é possível criá-las sem protocolos de criptografia. Também perdem em alcance: os dispositivos precisam estar a uma distância máxima de 9 metros uns dos outros.
 
-----------------------------------------

Caderno Link do Estadão
[02/02/09]   Vale também para web a cabo
 
Redes ad hoc são especialmente úteis para quem usa banda larga 3G. Elas tanto mantém a mobilidade do conjunto formado por modem USB e computador portátil como garantem que outros aparelhos que não têm acesso à internet possam compartilhar a conexão e acessar a web. Mas quem usa internet a cabo – também chamada fixa – pode, do mesmo modo, aproveitar suas vantagens. É preciso verificar se as máquinas que irão formar a rede suportam Wi-Fi. Notebooks, netbooks e consoles de última geração como o PSP e o DS já saem da fábrica com o acessório. Desktops e máquinas antigas costumam vir depenadas. Mas há esperança mesmo para esses hardwares: com menos de R$ 100 já é possível comprar uma placa PCI – para ser espetada por usuários experientes no interior da torre – ou de um adaptador Wi-Fi capaz de se conectar à porta USB. Uma vez tendo habilitado todos os equipamentos a receber o sinal sem fio, basta seguir o mesmo procedimento usado para criar uma rede ad hoc em um computador com 3G integrado (veja ao lado). Apesar do roteador ser dispensável para a criação de uma rede sem fios doméstica, você não deve jogá-lo no lixo. Primeiro porque o descarte descuidado de eletrônicos contribui para piorar a sobrecarga de resíduos no mundo. Depois, porque para áreas mais amplas – como nos casos nos quais os computadores que irão compartilhar a conexão à internet estão em andares diferentes da casa ou prédio ou há paredes grossas demais e obstáculos como múltiplos materiais e água –eles são os aparelhos mais indicados. Roteadores que suportam rede 802.11g garantem conexão sem fio por até 90 metros e os mais novos e modernos, que suportam a rede 802.11n, garantem 300 metros de cobertura.
 
------------------------------------------------

Caderno Link do Estadão
[02/02/09]   Rede também serve para outros aparelhos
 
Além de permitir a conexão de outros computadores Wi-Fi, o compartilhamento de conexão também é uma excelente forma de colocar seus outros aparelhos navegando na internet.
 
Como é uma rede Wi-Fi convencional, a conexão compartilhada permite que diversos aparelhos fiquem conectados simultaneamente. O único inconveniente é que a conexão é compartilhada, isto é, a banda fica dividida de acordo com o uso de cada aparelho. Mas, como pouca gente acessa com todos os aparelhos ao mesmo tempo, isso não chega a ser um problema.
 
Smartphones compatíveis são facilmente conectados na rede ad hoc, basta seguir os mesmos passos para encontrar uma rede Wi-Fi. Depois, basta colocar a senha e navegar.
O IPhone e o IPod Touch também são compatíveis com a rede compartilhada.
 
Os videogames de última geração também conectam facilmente às redes ad hoc. O PSP foi o primeiro com funcionalidade Wi-Fi integrada. É só habilitar no menu do console para estabelecer a conexão. No PlayStation 3 o método de conexão é exatamente o mesmo.
 
O Wii também conecta-se facilmente às redes ad hoc. É só entrar no menu de sistema do console, selecionar a rede Wi-Fi – o Wii permite que se tenha até três perfis de rede configurados, mas apenas um pode ser usado – e conectar. No Nintendo DS, a conexão é mais complexa, mas é só seguir as instruções da Nintendo para configurar um roteador Wi-Fi convencional que é possível estabelecer o link.
 
No Xbox 360, o processo é praticamente instantâneo. Basta usar o acessório Wi-Fi do console, vendido separadamente, que ele se conecta à rede ad-hoc do Windows.
 
O único inconveniente de conectar o Xbox 360 e o Play-Station 3 dessa forma é que a visualização de arquivos de áudio, músicas e vídeos com o computador que está compartilhando a conexão é impossibilitada.
 
Isso acontece porque toda a largura de banda da conexão Wi-Fi fica reservada justamente para a conexão ad hoc. É possível navegar pela internet na máquina que compartilha a conexão para as outras, mas não acessar a funcionalidade Wi-Fi para nada além do compartilhamento. J.A. e J.R.
 
------------------------------------
 
Caderno Link do Estadão
[02/02/09]  
COMPRAS
 
DENTRO DO PC
PRODUTO | WMP 54G V4
FABRICANTE | Linksys
WEB | www-br.linksys.com
PREÇO | R$ 119
DETALHES | Se você tem espaço dentro do seu desktop – e a vontade de abri-lo – uma placa PCI compacta e fácil de configurar é uma excelente opção. E só espetar e rodar os drivers.
 
3G INTEGRADO
PRODUTO | Netbook X110
FABRICANTE | LG
WEB | http://br.lge.com
PREÇO | Será comercializado nas lojas Vivo. Preço indisponível até o fechamento desta edição
DETALHES | Mais um modelo de netbook a chegar ao mercado nacional com um modem 3G embutido internamente.
 
PLUGUE E USE
PRODUTO | Adaptador USB Wireless G 54 Mbps DWA-110
FABRICANTE | D-Link
WEB | www.dlink.com.br
PREÇO | R$ 99
DETALHES | Robusto, o adaptador é versátil, pois pode ser usado tanto em desktops quanto notebooks sem a necessidade de abrir a máquina.
 
USUÁRIO EXPERIENTE
PRODUTO | Placa PCI Wireless G 54 Mbps DW-510
FABRICANTE | D-link
WEB | www.dlink.com.br
PREÇO | R$ 99
DETALHES | Como a maioria das placas Wi-Fi PCI para máquinas desktop do mercado, é muito simples de instalar e configurar.Basta seguir o manual incluído.
 
MINIMODEM 3G USB
PRODUTO | Minimodem 3G
FABRICANTE | Onda
WEB | www.tim.com.br
PREÇO | R$ 29, no plano Tim Web Ilimitado 1Mps
DETALHES | Pequeno e de construção sólida, o modem 3G pode ser utilizado com netbooks, notebooks e desktops.
 
PEQUENO E PRÁTICO
PRODUTO | WUSB 54GC
FABRICANTE | Linksys
WEB | www-br.linksys.com
PREÇO | R$ 99
DETALHES | Compacto, o adaptador USB 2.0 também pode ser usado com um cabo de extensão USB, para melhorar seu alcance em diferentes locais.
 
OBJETO DE DESEJO
PRODUTO | Playstation 3
FABRICANTE | Sony
WEB | www.us.playstation.com
PREÇO | R$ 2.400 (em média)
DETALHES | Compatível com redes Wi-Fi, o console de última geração pode usar uma conexão 3G compartilhada com o PC para jogar com outras pessoas, baixar jogos, músicas e filmes de forma legal dentro da rede PSN, exclusiva do PlayStation.
 

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO