BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


11/01/09

• "História do WiMAX" na ComUnidade (4) - Segundo "WiMAX de Março" (2007)

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Jana de Paula
Sent: Sunday, January 11, 2009 10:17 PM
Subject: "História do WiMAX" na ComUnidade (4) - Segundo "WiMAX de Março" (2007)
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Estamos contando parte da "História do WiMAX" na ComUnidade.

"Posts" anteriores:
"História do WiMAX" na ComUnidade (3) - Primeiro "WiMAX de Março"
"História do WiMAX" na ComUnidade (2) - Criação da "Revista do WiMAX"
"História do WiMAX" na ComUnidade (1) - "Primeira referência"
 
O quarto e decisivo momento foi o "evento de março" de 2007 quando Jana de Paula assumiu pessoalmente a coordenação da atividade e resolveu prosseguir o acompanhamento da tecnologia com boletins semanais, divulgados em nossos Grupos.
 
Boa leitura!
Ótimo 2009!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------------
 
OBS: Como a mensagem é muito antiga alguns links podem ter sido descontinuados
 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, February 27, 2007 5:07 PM
Subject: Especial WiMAX 2: O Início!
 
Foi dada a partida para o "Especial WIMAX 2" promovido pelo Portal Thesis, "parceiro informal" da ComUnidade.
Definimos "parceria informal" como um relacionamento de amizade, sem finalidade comercial, para compartilhamento de "conteúdo" e informações.

A jornalista Jana de Paula, participante de nossos "Grupos vinculados" apresenta o "Especial WiMAX 2" no boletim abaixo.

Depois da "ambientação de fevereiro" (registrada no Portal WirelessBRASIL, no BLOCO - Blog dos Coordenadores e no site comunitário WirelessBR) chegou o momento da leitura, do estudo das matérias, da meditação, da formação da opinião e do debate.

Os boletins do "Especial" serão expedidos pelo Thesis nas Terças e Quintas.

Aguardamos a participação de todos: este é o momento de compartilhar o conhecimento, de expor a "visão", de emitir a opinião; e de perguntar e responder, que são as atividade básicas de nossos fóruns.

Parabéns, Thesis e Jana de Paula!
Sucesso!!!
 
Em frente, ComUnidade!
Ao debate!  :-)
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
Thienne Johnson
 

 


27 de fevereiro de 2007
 


 
 
Em plena ebulição no mercado mundial, o padrão WiMAX está em compasso de espera no país, em âmbito oficial, já que pululam os projetos em desenvolvimento entre vendors e provedores para serviços comerciais. Representantes de diversos segmentos ligados à esta tecnologia aguardam ansiosamente que seja, enfim, marcada a data da venda pública das licenças de bandas de radiofreqüência estreitamente ligadas à prestação de serviços em banda larga - móveis ou nômades, sejam as sobras do espectro de 3,5 GHz ou os novos destinos das de 2.1 a 2.6 GHz ou de 700 a 800 MHz.

 
Enquanto as licenças - e os critérios de avaliação dos licenciados - não se definem, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre as diversas questões envolvidas nesta que é considerada uma das mais importantes 'novas tecnologias', na qual são feitos dezenas de bilhões de dólares em investimentos.
Decidimos reunir material que, pelo menos, nos leve a uma reflexão sobre os rumos que a tecnologia deve tomar, no momento em que se discute o futuro da banda larga e do chamado acesso universal da informação.

Você irá se surpreender com o que está acontecendo num Brasil que não parece disposto a aguardar a regulamentação.
 

Não temos a menor intenção de esgotar o assunto, nem de dominá-lo completamente. Por isso contamos com sua participação. Qualquer sugestão, crítica ou colaboração em artigos deve ser enviada para
thesis@thesis.inf.br.
 

Esperamos que esta Série seja tão agradável de ler e interagir, quanto está sendo para nós, do Thesis, do Portal WirelessBRASIL e do site WirelessBR fazê-la. Além do Helio Rosa, coordenador da ComUnidade WirelessBRASIL, contamos com a parceria da publicação eletrônica WiMAX Day, patrocinada pelo WiMAX Spectrum Owners Alliance (WiSOA). Teremos, também, a participação de destacados institutos de pesquisa, representantes de alguns dos principais players...que têm, inclusive, posições antagônicas, o que só tende a melhorar o debate. Mas, por enquanto, guardamos segredo para não estragar a surpresa.

 
Então, está combinado. Nos vemos (virtualmente, é claro) todas as terças e quintas-feiras deste março de 2007.
 
Jana de Paula
Diretora de Conteudo
Thesis- Paixão pelo Conhecimento
 

Especial WiMAX 2 - Exclusivo
por Pyramid Research   
27-Fev-2007

O instituto de pesquisas Pyramid Research liberou para o Thesis parte do estudo "3G vs. WiMAX: 3G Spectrum Was Overpriced, and Why WiMAX Spectrum Is Undervalued", do seu  analista de Comunicações, Mídia e Tecnologia, Dan Locke. O excerto analisa as diferenças nas cotações entre os atuais leilões de freqüência de WiMAX, que se proliferam em várias regiões do planeta, e as licenças de 3G, adquiridas na Europa, no período da bolha da internet, entre 1995 e 2001.

Ler mais...

WiMAX: rumo à emancipação 
Especial WiMAX 2 - Artigos
por Jana de Paula   
27-Fev-2007

O ano de 2007 marcará a implementação do WiMAX. E isto vale tanto para o padrão nômade, já certificado pelo WiMAX Fórum, quanto para o móvel, que ainda não o foi. Para Elaine Nucci, gerente de Desenvolvimento de Mercado para WiMAX da Intel América Latina, não há nisso nenhuma contradição. Se, como o previsto, o padrão móvel for certificado ainda neste primeiro semestre, logo em seguida, os fabricantes - que apressam os processos de certificação de seus produtos - estarão prontos a lançar os novos equipamentos.

Ler mais...

Evidência e incertezas 
Especial WiMAX 2 - Opinião Abalizada
por Neale Anderson   
27-Fev-2007

Durante o ITU Telecom World e o 3G World Congress, o WiMAX esteve bastante em evidência. Mesmo que o exagero de um a dois anos atrás em relação à tecnologia tenha arrefecido, restam incertezas consideráreis sobre o tamanho provável do mercado de WiMAX na Índia e quando este é suscetível de se materializar. Entre as tendências apontadas nas conferências, o WiMAX tende a dominar mesmo nos casos dos desenvolvimentos 'fixos'.


IPR no WiMAX móvel        
Especial WiMAX 2 - Opinião Abalizada
por Osgur Aytar   
27-Fev-2007

O WiMAX Móvel não deverá ser mais barato que a 3G, em termos de CAPEX: os custos da infra-estrutura móvel e de desenvolvimento de ambos tendem a ser similares.De fato, não nos espantaríamos se o custo de CAPEX (1) da 3G for mais baixo, devido às vantagens ligadas à questão de escala e as bandas mais baixas de espectro.


 
O que já foi publicado no Especial WiMAX 2 até agora:

 

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO