BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


14/01/09

• Backhaul: Justiça mantém a vigência da liminar obtida pela ProTeste (1)

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Flávia Lefèvre ; tele171@yahoo.com.br ; Jana de Paula
Sent: Wednesday, January 14, 2009 8:26 AM
Subject: Backhaul: Justiça mantém a vigência da liminar obtida pela ProTeste
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
Em 12 de dezembro de 2008 a Anatel e o Ministério das Comunicações entraram com recurso contra a decisão da Justiça Federal de suspender as mudanças no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), especialmente no que diz respeito à meta de universalização do backhaul.
O agravo de instrumento foi conseguido pela ProTeste em meados de novembro, e suspendeu a troca de PSTs por backhaul sob a argumentação de que não havia garantias de reversibilidade da infraestrutura que estava sendo implementada com o cumprimento da meta.

Em 12 de janeiro de 2009 foi publicada no Diário de Justiça do Distrito Federal decisão do desembargador Souza Prudente mantendo a vigência da liminar.

 
Obrigado, Bruno Cabral, pela remessa destas duas notícias sobre o tema (transcrição mais abaixo):

 
Fonte: Teletime
[13/01/09]   Tribunal rejeita recurso do governo sobre backhaul por Mariana Mazza
Recortes:
(...) O principal aspecto observado pelo desembargador é a possibilidade de dano ao erário público, visto que há dúvidas sobre a reversibilidade do backhaul. Segundo o magistrado, os argumentos da Anatel não conseguiram derrubar as "lúcidas razões" em que se amparou a liminar concedida pela juíza da 6ª Vara do Distrito Federal, Maria Cecília de Marco Rocha. (...)

(...) O argumento (da Anatel e do Minicom) para contestar as decisões em primeira e segunda instância diretamente à presidência do tribunal é que a liminar em vigor já há dois meses causa grave prejuízo a ordem pública, na medida em que impede a continuidade dos programas de banda larga do governo. (...)
 
Fonte: Teletime
[13/01/09]   Concessionárias falham em programas de universalização por Samuel Possebon
Recorte:
(...) Os dois principais projetos do governo referentes à banda larga fecharam o ano de 2008 abaixo das metas estabelecidas, por culpa das empresas. Houve falhas no atendimento a escolas como parte do programa Banda Larga nas Escolas, e falha na implantação de backhaul, parte do Plano de Metas de Universalização (PGMU). (...)
 
02.
"Posts" anteriores:
 
Fonte: Blog de Flávia Lefèvre
19/11/08
Jardim protesta contra cancelamento de audiência para debater PGO
"Backhaul": Sobre a msg do Rubens Alves + Nova msg de Flávia Lefèvre + Texto no site da PRO TESTE
Esclarecimentos PRO TESTE - Liminar Backhaul
18/11/08
• Backhaul: "A juíza Maria Cecília Rocha na sua sentença faz duras críticas à União" - Mensagem de Helio Rosa
Liminar barra contratos da telefonia fixa
17/11/08
Backhaul: Novas informações de Flávia Lefèvre + Texto da "Liminar"

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------
 
Fonte: Teletime
[13/12/09]   Tribunal rejeita recurso do governo sobre backhaul por Mariana Mazza
 
O governo continua tendo dificuldades para reverter a liminar obtida pela Pro Teste em novembro e que suspendeu a troca da meta de implantação de Postos de Serviço de Telecomunicações (PSTs) pela instalação de backhaul. Nessa segunda-feira, 12, foi publicada no Diário de Justiça do Distrito Federal decisão do desembargador Souza Prudente mantendo a vigência da liminar. Prudente, que analisa o caso no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, negou provimento ao pedido feito pela Anatel para anular a suspensão assumindo para si boa parte das mesmas dúvidas levantadas pela juíza de primeira instância que concedeu a liminar.
 
O principal aspecto observado pelo desembargador é a possibilidade de dano ao erário público, visto que há dúvidas sobre a reversibilidade do backhaul. Segundo o magistrado, os argumentos da Anatel não conseguiram derrubar as "lúcidas razões" em que se amparou a liminar concedida pela juíza da 6ª Vara do Distrito Federal, Maria Cecília de Marco Rocha. Sugere ainda que a agência reguladora deveria ter mantido a cláusula que previa claramente a reversibilidade desta nova rede nos contratos de concessão.
 
A retirada desta cláusula é um dos principais argumentos usados pela Pro Teste para contestar a segurança das informações prestadas pela Anatel de que o backhaul faz parte da lista de bens da União. Para o desembargador, a não inclusão deste item no contrato induz que o backhaul não seria reversível. "Ainda que prescindível fosse a previsão em referência, sem que houvesse qualquer alteração no caráter de reversibilidade do backhaul, a sua manutenção (da cláusula) nos referidos contratos em nada prejudicaria as condições pactuadas, não se vislumbrando, em princípio, qualquer utilidade na sua exclusão, que não seja a de conceituar como irreversível a estrutura em referência".
 
Souza Prudente ainda não deliberou sobre um segundo agravo de instrumento, apresentado pelo Ministério das Comunicações e que possui alguns argumentos diferentes da petição da Anatel. No entanto, há uma expectativa do próprio governo de que este agravo seja negado também por uma questão de coerência, já que ambos contestam a mesma liminar e, portanto, estão unidos por dependência.
 
Plano B
 
Apesar da nova derrota, o governo não se deu por vencido na questão. Tanto Anatel quanto o Ministério das Comunicações, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), apelaram ao presidente do TRF para tentar reverter a suspensão. Este noticiário apurou que existem dois pedidos de "suspensão de liminar ou antecipação de tutela" apresentados diretamente ao presidente em exercício, desembargador Antônio Ezequiel da Silva.
O material já está pronto para deliberação do desembargador, o que pode ocorrer ainda nesta semana. O argumento para contestar as decisões em primeira e segunda instância diretamente à presidência do tribunal é que a liminar em vigor já há dois meses causa grave prejuízo a ordem pública, na medida em que impede a continuidade dos programas de banda larga do governo.
 
----------------------------------------

Fonte: Teletime

[13/01/09]   Concessionárias falham em programas de universalização por Samuel Possebon
 
Os dois principais projetos do governo referentes à banda larga fecharam o ano de 2008 abaixo das metas estabelecidas, por culpa das empresas. Houve falhas no atendimento a escolas como parte do programa Banda Larga nas Escolas, e falha na implantação de backhaul, parte do Plano de Metas de Universalização (PGMU).
 
Segundo dados preliminares, a Oi havia implantado backhaul em apenas 550 municípios até novembro. Até dezembro, deveria chegar a 1.092. Ou seja, a operadora teria que atender quase metade da meta do ano em apenas um mês, o que era virtualmente impossível. Segundo apurou este noticiário, a operadora não havia passado à Anatel o número preciso de atendimento da meta, mas havia informado que ela não havia sido cumprida integralmente. As demais teles, contudo, atenderam a meta de backhaul com sobra. A Telefônica implantou backhaul em 111 municípios, para uma meta de 103. A Brasil Telecom chegou a 183 municípios, para uma meta de 181. Na próxima quinta, 15, uma reunião envolvendo a Anatel, a Casa Civil, a Presidência da República e o Ministério das Comunicações deverá avaliar os resultados juntamente com as empresas. Na reunião, as operadoras deverão apresentar seus argumentos.
 
Na caso da Oi, a justificativa será o fato de a 6ª Vara do Distrito Federal ter concedido, em meados de novembro passado, uma liminar em favor da Pro Teste suspendendo a troca de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) por backhaul, conforme mudança do PGMU realizada no começo de 2008. O que enfraquece o argumento da Oi é que as demais teles cumpriram suas metas. Mas, de fato, até o presente momento a liminar da Pro Teste não foi suspensa.
 
Outro aspecto deve ser lembrado: apesar de tanto empresas quanto governo garantirem que a mudança no PGMU não ter nenhuma vinculação com a mudança no Plano Geral de Outorgas (PGO), que permitiu a consolidação de concessionárias de telecomunicações, o que se comentava informalmente na época entre as operadoras é que elas aceitariam a política de universalização do backhaul como forma de evitar atritos com o governo que pudessem atrapalhar alterações mais amplas na regulamentação, sobretudo a mudança no PGO.
 
Escolas
 
Outro projeto caro ao governo implantado em 2008 foi o Banda Larga nas Escolas, pelo qual as concessionárias de telecomunicações se comprometeram a atender gratuitamente 100% das escolas em áreas urbanas com acesso banda larga até 2025. Também aqui as concessionárias ficaram abaixo da meta do primeiro ano de implantação. Nesse ponto, a informação levantada pelo governo é de que a Oi atendeu cerca de 70% das 12,68 mil escolas que deveria ter atendido no primeiro ano, a Telefônica chegou a um patamar similar de atendimento (70%) para a meta de 3,6 mil escolas e a Brasil Telecom cumpriu 100% da meta de 6,04 mil escolas que deveria atender em 2008. CTBC e Sercomtel também cumpriram as metas de, respectivamente, 234 e 75 escolas.
 
Nesse caso o argumento que deverá ser dado ao governo não pode ser a liminar do backhaul, já que o projeto Banda Larga nas Escolas, ainda que tenha sido criado concomitantemente à mudança do PGMU e no mesmo contexto político, não passa pela concessão de telefonia fixa, mas sim por um aditivo à licença de prestação de SCM das concessionárias. No caso da Telefônica, o problema estaria basicamente nas escolas atendidas por meio de convênio com o Governo do Estado de forma remunerada (o Banda Larga nas Escolas, do Governo Federal, não prevê contrapartidas econômicas). No caso da Oi, além da justificativa do backhaul, deve ser alegado também o fato de que algumas escolas não estavam abertas ou prontas, em dezembro, para receber a instalação das conexões.
 
De qualquer maneira, tanto no caso do não-cumprimento da meta de backhaul quanto no caso da meta de escolas, cabe à Anatel a abertura de PADOs para averiguar o eventual descumprimento de compromissos.
Samuel Possebon
 
---------------------------------
 
 
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Flávia Lefèvre
Sent: Saturday, December 20, 2008 7:51 PM
Subject: "Anatel e Minicom recorrem contra liminar do backhaul" + Coleção de "posts"

 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Leituras de "Festas"... :-)
 
01.
Notícia de ontem:
Fonte: Teletime
[19/12/08]   Anatel e Minicom recorrem contra liminar do backhaul
 
A Anatel e o Ministério das Comunicações entraram com recurso contra a decisão da Justiça Federal de suspender as mudanças no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), especialmente no que diz respeito à meta de universalização do backhaul.
O agravo de instrumento foi conseguido pela ProTeste em meados de novembro, e suspendeu a troca de PSTs por backhaul sob a argumentação de que não havia garantias de reversibilidade da infra-estrutura que estava sendo implementada com o cumprimento da meta.
O recurso da Anatel e do Minicom deu entrada no dia 12 e o processo chegou ao desembargador da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal de Brasília, Souza Prudente, dia 17 de dezembro, segundo a tramitação do TRF.
Ainda não houve deliberação.

(...)

Boa leitura!
Boas Festas! Ótimo 2009!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO