BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Janeiro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


17/01/09

•  O que é "backhaul"? - Recordação...

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, January 17, 2009 4:45 PM
Subject: O que é "backhaul"? - Recordação...
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Por muito oportuno, transcrevemos abaixo, "sem tirar nem por", uma mensagem de novembro passado. :-)
Atualizamos apenas a relação de "posts".

Continuamos salivando novas informações para esclarecimento geral, para técnicos e "não iniciados", o que significa exatamente "backhaul" no sentido em que está sendo usado nesta polêmica.

Qualquer informação e/ou opinião sobre o tema é muito bem-vinda!

Na próxima mensagem vamos colecionar as notícias recentes sobre o assunto.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
----------------------------------------------
 
Fonte: BLOCO
20/11/08
Recordação: Parecer técnico sobre o termo "BACKHAUL" + Debate sobre a "liminar"
 
----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: tele171@yahoo.com.br ; Flávia Lefèvre ; Smoka ; josersp ; bruno@openline.com.br ; Rubens Kuhl Jr. ; rublst@mandic.com.br ; Mariana Mazza ; Cristina De Luca ; Miriam Aquino ; Daniela Braun ; Ana Paula Lobo ; Renato Cruz ; Ethevaldo Siqueira ; marineide@telecomonline.com.br ; gindre@indecs.org.br ; Jana de Paula ; Alice Ramos
Sent: Thursday, November 20, 2008 10:33 AM
Subject: Recordação: Parecer técnico sobre o termo "BACKHAUL" + Debate sobre a "liminar" 

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

O assunto "liminar do backhaul" gerou um turbilhão de mensagens em "pvt": são participantes tímidos, inseguros e "temerosos de exposição", que acompanham tudo mas preferem não aparecer nos fóruns

Por favor, isto não é dito de forma depreciativa, pelo contrário: nenhum afiliado é obrigado a participar do plenário dos fóruns; os "ocultos" ou "ouvintes" são "tão preciosos quanto" pois trazem novos membros, "exportam" mensagens para o mundo exterior e prestam uma enorme ajuda em "pvt" com suas dúvidas e sugestões.

 
Muitos ainda não conseguem "visualizar" ou "materializar" o bendito "backhaul" [não posso evitar a brincadeira: se é que existe...o Zé Roberto S. Pinto que o diga...]  :-))  :-))

Aqui estão algumas "definições" já veiculadas em nossos fóruns:
 
(...) Porém o novo decreto define, agora, a criação do "Backhaul", como sendo uma "infra-estrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora." Porém, o governo deixou em aberto, quem fará a "última milha", ou seja, a conexão do cidadão ou da escola no município com essa rede. (...) Fonte: BLOCO: 16/04/08  O que é "backhaul"? (05) - Repercussão do nosso participante Rogério Gonçalves,...]
 
Normalmente, o termo "backhaul" é mais utilizado para referenciar os "links" (por cabo ou wireless) que unem as células da telefonia celular ou os APs das redes wi-fi e, com menos freqüência, na telefonia fixa, que ainda utiliza o termo "tronco" para referenciar as redes principais. Porém, no contexto do decreto 6.424/08, fica claro que o governo está utilizando o termo "backhaul" para encobrir uma manobra ilegal, que atribui metas de universalização de serviços de comunicação de dados para as concessionárias de telefonia, violando os arts. 86 e 207 da LGT.(...)

(...)
7) O que o governo apelidou indevidamente de "backhaul" corresponde aos Dslams, aos BAS e às LPs que realizam a interligação entre esses equipamentos, sendo que cada Dslam representa um segmento local da rede de acesso da comunicação de dados. Ou seja, redes e equipamentos inerentes à RTT que, a exemplo da malha da última milha, também não possuem nenhuma relação direta com o STFC e deveriam ser explorados industrialmente pela concessionária específica de serviços de
infra-estrutura (serviço de troncos) já que, nos termos do art. 86 da LGT, concessionárias de serviços públicos de telecom devem explorar exclusivamente o serviço objeto de suas concessões, na base do cada macaco no seu galho.(...)
(Fonte: BLOCO - 16/04/08   O que é "backhaul"? (05)

De Gustavo Gindre:
Se a banda larga pudesse ser comparada com árvores, os backbones que  as operadoras possuem seriam os troncos, o backhaul os galhos e cada cidade brasileira uma folha. Sem o backhaul, não é possível levar a seiva que vem do tronco para cada folha. Ou seja, o backhaul interliga o backbone da operadora às cidades. No Brasil, mais de 2000 municípios não têm backhaul e, portanto, não podem se conectar à banda larga.
[Fonte: BLOCO - 22/04/08 • Backhaul e PGMU (02) - Para entender... e participar]

Creio que o entendimento "generalizado" deste tema e seus aspectos regulatórios e jurídicos, passa por uma "definição defintiva" de "backhaul" pois o "bendito" é tratado como um "objeto concreto" que até é "reversível" e na década de 2020 vai ser devolvido para a "União". :-)
Exagerando, imaginem a cena "de volta ao futuro": "- Ô, João! Relaciona aí o material do backhaul pra devolução".  :-)
Perceberam o "espírito da coisa"?
 
Então, materializar, "resumida e didaticamente", é preciso.
Contamos com a ajuda de todos!
Ao debate!

No entanto, um excelente trabalho "não-resumido" já foi veiculado em nossos fóruns numa mensagem/"post" do Rogério Gonçalves:
01/05/08
Parecer técnico sobre o termo "BACKHAUL" elaborado pela ABUSAR enviado à Pro-Teste  Vale conferir! 

Rogério, você já foi citado pela Flávia Lefèvre.
Por favor, aceite nossos parabéns e agradecimentos pelo precioso trabalho de assessoria nos bastidores na recente vitória da PRO TESTE no assunto "liminar do backhaul". 
 
 
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 


ComUnidade WirelessBrasil                     Índice Geral do BLOCO