BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Julho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


31/07/09

• Convite: Fim de semana no "RESISTÊNCIA" + Relação dos "posts" registrados em julho

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, July 31, 2009 3:49 PM
Subject: Convite: Fim de semana no "RESISTÊNCIA" + Relação dos "posts" registrados em julho

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Durante este mês de julho estivemos reunindo algumas matérias para abastecer o novo Blog ComUnitário RESISTÊNCIA.
 
Assim, já temos um conteúdo inicial de textos selecionados, de bom nível.

Creio que a maioria não tem tempo para ler ou mesmo não possui assinatura de um jornal.
Alguns leitores considerados bem informados visitam apenas os Portais de Notícias ou dos Provedores de Acesso, sem oportunidade de garimpar textos mais elaborados com informações de bastidores e comentários que ofereçam várias perspectivas com vistas à formação da opinião.

O RESISTÊNCIA é, basicamente, um "espaço comunitário" destinado ao livre exercício da expressão e da opinião por parte dos nossos participantes.
 
Está dada a partida. O limite é a imaginação!  :-)

Após a leitura de cada artigo, Editorial ou reportagem, convidamos a todos para opinar e comentar.
Os textos dos leitores serão publicados como "posts" ou registrados após a matéria comentada.
No prosseguimento, a ideia é que estas participações sejam enviadas às autoridades, parlamentares, empresas e mídia, conforme o caso.
 
Os assuntos do RESISTÊNCIA não serão transcritos nem comentados em mensagens para os fóruns WirelessBR e Celld-group.
Eventualmente, serão apenas referenciados (como agora) até a consolidação do novo espaço virtual, que em breve estará em domínio próprio.

O RESISTÊNCIA não é um Grupo de Debates e para postar textos basta enviá-los para
Helio Rosa, com Assunto: "Resistência" + Título do "post".
Em particular, vamos interagir e ajustar o material para publicação.

Inicialmente a participação está aberta apenas para os membros dos nossos fóruns (com as exceções de sempre...).  :-)
 
Para não deixar dúvidas, em princípio, o RESISTÊNCIA é um espaço para criticar, reagir e resistir aos desmandos de toda ordem que assolam nosso BRASIL.
 
Nos intervalos das contribuições dos participantes, vou tentar postar o resultado de minhas leituras diárias, centradas no "Estadão", que costumo conferir inicialmente no "papel".

Leitores de outras "fontes" estão convidados a enviar textos, comentados ou não, ou apenas indicar os links,
citando no "Assunto": Sugestão para o blog RESISTÊNCIA.

Mais abaixo está transcrito o conteúdo inicial do RESISTÊNCIA.

A seguir, em cor marrom, como recordação, está um trecho da mensagem que anunciou a criação do "RESISTÊNCIA":

(...) Por falar em estilo comunitário, começamos com "zero regras" - estas virão com o tempo, com a jurisprudência... -   :-)  mas não podemos deixar de ressaltar as recomendações de sempre: cordialidade, cortesia, cavalheirismo, tolerância, bons modos, educação, sem palavras chulas e de baixo calão, com foco no debate de idéias, sem ataques pessoais.
Estes desejáveis atributos servirão para que nossos "posts" abram (e não fechem) portas e canais com a mídia, empresas, autoridades e parlamentares.

Inicialmente este novo espaço virtual estará disponível apenas para os participantes dos Grupos vinculados à ComUnidade.
Mas há uma grande diferença: os nossos fóruns são ambientes de acesso restrito, "estamos em casa", podemos debater e atuar com descontração e informalidade.
No novo BLOCO teremos que ter mais atenção e cuidado pois o espaço virtual estará totalmente acessível ao "público externo".

Não objetivamos polêmicas que atraiam visitação, pois não temos patrocinadores que exigem relatórios de "page view".
Almejamos um ambiente democrático em que possamos exercitar nossa liberdade de pensamento e expressão sem atrair processos por calúnia ou difamação, onde possamos treinar nossos textos e perder a inibição de participar direta e ostensivamente dos assuntos que interessam ao povo brasileiro.

O "velho" Blog ComUnitário passa a chamar-se BLOCO TECNOLOGIA.
O novo será o BLOCO CIDADANIA com o subtítulo "RESISTÊNCIA".

A nossa idéia (minha e dos participantes que têm debatido nos bastidores")  é resistir aos desmandos de toda ordem, estimulando a participação individual, incentivando a conhecida "boca no trombone" (nada contra a corneta vuvuzela!).  :-)

Muitos dirão como já disseram: "Mais um blog? Ufa!"
Sim, por que não? Não vem aí o "Blog do Lula"? Nós também somos filhos de Deus, uai!  :-))
 
 
Estão todos convidados! Vamos RESISTIR!
 
Animação, ComUnidade!  :-)

Aguardamos sugestões!

Boa leitura! 
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 


BLOCO CIDADANIA ou "RESISTÊNCIA
 
 
Julho 2009

30/07/09
70% do Conselho de Ética tem ficha com problemas - Reportagem

(...) Ao menos 21 membros são alvo de inquérito, réus em ação ou têm ligação com nepotismo e atos secretos A esperada benevolência do Conselho de Ética com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pode ser explicada, entre outras coisas, pela biografia de seus integrantes.(...)

O pré-sal e a lei - Editorial
(...) Para a área do pré-sal, as regras serão diferentes. Em vez de concessão, o modelo será o de partilha. O governo criará uma estatal que distribuirá áreas sem licitação e venderá o petróleo extraído, remunerando a empresa exploradora.
As declarações da ministra-chefe da Casa Civil levam à convicção de que o governo está prestes a conceder à Petrobrás o direito de explorar todos os campos do pré-sal. Enfim, será criado um novo monopólio, que poderá vir a ser "um Frankenstein petrolífero", na expressão do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.(...)

A Argentina ganha mais uma - Editorial
"A Argentina vai continuar barrando produtos brasileiros por muito tempo, se isso depender de Brasília. O governo argentino conseguiu mais uma vez manobrar o governo brasileiro a seu favor. (...)
(...) As autoridades brasileiras, guiadas por uma confusa noção de solidariedade, contribuem para perpetuar essa anomalia, especialmente escandalosa no caso de uma união aduaneira, status oficial do Mercosul. "

Operação mãos sujas - por Dora Kramer
(...) Em demonstração explícita de que detecta a aproximação do tudo ou nada, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, saiu das sombras em que vinha atuando no comando das ameaças insinuadas aos colegas e partiu para a ignorância. Literalmente. Telefonou para o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, com a proposta indecente de sempre. Um acordo de paz entre os dois partidos ou o PMDB representaria contra o líder dos tucanos, Artur Virgílio, por quebra de decoro na contratação de um funcionário fantasma e na conta de hotel em Paris paga por Agaciel Maia.
Uma chantagem clara, cujo maior defeito não foi nem a nitidez, mas a estultice do gesto. Calheiros entregou-se na bandeja ao adversário e ainda mostrou que na visão de sua turma denúncia não serve para corrigir malfeitos, mas para ser usada como moeda de troca na tentativa do “abafa”. Uma legítima operação mãos sujas.(...)

Para que serve um código de ética? - por Eugênio Bucci
(...) Códigos de ética são contratos públicos que instituições firmam com a sociedade. Quando dispõem de um mínimo de efetividade, convertem-se em instrumentos para que os cidadãos fiscalizem essas instituições. Por isso é que podem ser educativos. Esperemos, então, que o código do PT adquira alguma eficácia. Se assim for, será útil.
Fora isso, há que registrar pelo menos um ponto obscuro no documento, um resquício de centralismo autoritário. Em seu artigo 6º, inciso IX, ele proíbe o militante de "fornecer a órgãos de imprensa informação acerca de fatos pertinentes à vida interna do partido ou às ações de seus filiados, sem se identificar como fonte", e afirma que isso constitui "falta grave". Claro que ninguém quer futriqueiros sem caráter em suas fileiras, mas para os mentirosos e dissimulados não há norma escrita que dê jeito. Ademais, que "fatos pertinentes à vida interna" são esses? Impossível precisar. Conversar com a imprensa é um dado da normalidade democrática. Não há no Brasil um só político, inclusive do PT, que não fale reservadamente com repórteres. Então, qual o propósito do dispositivo? (...)

29/07/09
Vamos proclamar a República? - por Sandra Cavalcanti
(...) Francamente! República não é nada disso. Essa palavra veio do latim res publica. República cuida da coisa pública. Seu objetivo principal é o bem comum. Ser republicano é dar primazia ao bem comum. Isso significa que cabe ao político cuidar do bem comum. E que essa atividade política se desenvolve na área da justiça e se vincula integralmente à ética. Sem ética não há política nem políticos. Sem justiça não há política nem políticos.(...)
(...) Nós! Nós, os republicanos indignados, explorados. Depende só de nós. O mundo mudou muito, mas a internet mudou o mundo. Essa é a revolução. A turma do Poder já percebeu e está-se mexendo. E nós? Nossa praça virtual vai ser ouvida. Só depende de nós. Quantos somos? Onde estamos? Qual o nosso alvo? Vamos proclamar a República?"

O PAC, cada vez mais caro - Editorial
"Elaborado às pressas pelo governo Lula, com óbvia finalidade político-eleitoral, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já vinha sendo marcado pela lentidão com que seus projetos são executados. Agora, de acordo com levantamento feito pelo Estado, acrescenta à lista de mazelas provocadas por sua má gestão o extraordinário encarecimento das obras. Para o bolso do contribuinte, é a mais pesada das consequências do mau planejamento. (...)

O olho do juiz - por Dora Kramer
(...) O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, cobra da Câmara uma investigação mais acurada sobre o esquema de desvio de passagens aéreas da cota oficial para a comercialização em agências de turismo. (...)

28/07/09
Caminhando contra o vento - por Dora Kramer
"De rebelde diletante na oposição, no governo o PT virou um obediente profissional"
(...) O que era uma agremiação viva, com energia partidária sempre em movimento, no momento é um partido com dono, em pânico ante a possibilidade de sair do poder e disposto a se submeter a qualquer humilhação para tentar não retornar à planície.(...)

O Vale-Cultura - Editorial
(...) Isso ilustra o caráter eleiçoeiro do projeto. Na realidade, o Vale-Cultura peca por falhas de concepção, como advertem os especialistas. A mais grave é o risco de que grande parte do dinheiro, em vez de ajudar na formação dos trabalhadores de baixa renda, vá para produtos e eventos culturais de grande apelo popular, mas com escasso teor educativo, como shows de axé, livros de autoajuda e comédias de gosto duvidoso protagonizadas por atores de televisão. Isso porque o governo não se preocupou em vincular o Vale-Cultura a medidas educativas, estimulando o professorado a aliar cultura ao currículo escolar, como tem sido enfatizado pelo Ministério da Educação, ou restringindo a concessão do auxílio a alunos da rede pública, com direito a levar os pais a eventos culturais dentro ou fora da escola. (...)

Situação insustentável - Editorial
(...) Em que pese a captura do Conselho de Ética, onde o governo ocupa 10 das 15 cadeiras - e cujo presidente é o senador sem-voto Paulo Duque -, a imunidade de Sarney não está de modo algum assegurada: o plenário pode rejeitar o engavetamento de pedidos de processo contra ele por quebra de decoro e projetar a crise para um novo patamar.(...)

Em risco o Tratado de Itaipu - Editorial
(...) Há excelentes motivos, econômicos, políticos e humanitários, para o Brasil apoiar o desenvolvimento do Paraguai e de outros vizinhos. Mas não há nenhum motivo razoável para um governante brasileiro subordinar os interesses do País às conveniências político-eleitorais de um compañero.  (...)

Contradição interna - por Rubens Barbosa
"O Itamaraty "paz e amor" se dissocia de outros ministérios"
"Difícil negar a partidarização de política externa, à luz de tantas e tão seguidas evidências."

27/07/09
Negligência generalizada - Editorial  [O Governo continua pagando CPMF aos forncedores]
(...) Segundo o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, em pelo menos 20 auditorias realizadas em 2008 e 2009, que empresas e órgãos do governo continuaram a pagar a CPMF para os fornecedores, que se apropriaram desse dinheiro. Há indícios, diz o TCU, de que a prática é generalizada na administração pública. (...)

O dever da liberdade - por Carlos Alberto Di Franco
(...) “Para melhor cumprir seu papel de levar informações ao cidadão, a imprensa precisa fiscalizar o poder - e o verbo fiscalizar carrega, aqui, o sentido de vigiar, de limitar poder. Sem ela, não há como se pensar em limites para o exercício do poder na democracia. Portanto, não é saudável nem útil a imprensa que se contente com o papel de apoiar os que governam. Não é saudável, não é útil, nem mesmo imprensa ela é.” (...)

26/07/09
Melhorar é possível - por Dora Kramer
"Se o cidadão revogar a Lei de Gerson no cotidiano, o político se adapta à nova lei do mercado"
(...) Se há grande volume mercadoria podre em circulação na política, é porque há aceitação do produto (...)

Tentando salvar o PAC - Editorial
"São incidentes que agravam a notória incompetência gerencial do PAC, cujo avanço é muito mais lento do que o apregoado pelo governo."

Pupilos de Lula no divã - por Gaudêncio Torquato
"Por esta ninguém esperava: Luiz Inácio, o presidente da República, como psicólogo e com dois pacientes no divã. A primeira é Dilma Rousseff, a ministra de temperamento esquentado, que sinaliza cuidado na rota dos governistas com suas broncas públicas em ministros e assessores. O destempero pode ameaçar as alianças em torno de sua candidatura em 2010. O segundo é Ciro Gomes, que avalia a possibilidade de se candidatar ao governo de São Paulo, tendo como patrono o próprio Lula. A índole explosiva do deputado nascido em Pindamonhangaba (SP) e com vida pública no Ceará também clama pela psicologia lulista.(...)

25/07/09
Dilemas do realismo político - por Marco Aurélio Nogueira
Por que blindar a presidência do Senado e banalizar a crise?

Salve-se quem (ainda) puder - por Dora Kramer
"Na quinta-feira, o presidente da Câmara, Michel Temer, e o senador Eduardo Suplicy abriram oficialmente a temporada "salve-se quem puder" do navio que faz água por todo lado na presidência do Senado."

24/07/09
• ''Vivemos com uma ética distorcida'' - entrevista com o filósofo Roberto Romano
O filósofo Roberto Romano diz que o foro privilegiado concedido aos políticos é uma licença para a delinquência

Fora de esquadro - por Dora Kramer
"Lula nunca usou a voz de presidente para defender boas biografias e condenar folhas corridas"

O presidente sem autocensura - Editorial
(...) O presidente, definitivamente, não possui o que o público chama de desconfiômetro. Quando lhe faltam argumentos racionais para defender suas teses, desanda a afirmar coisas de que em geral as pessoas, que dirá um chefe de Estado, poupam os que as ouvem, quanto mais não seja para resguardar a própria dignidade. (...)

Comissionamento vicioso - por Mario Cesar Flores
"Ele aproxima nossa democracia dos autoritarismo do século 20"

"Noticiou mas não informou" - Mensagem de retorno da Ouvidoria da "Agência Brasil"
(...) O “esforço de reportagem” que pede o leitor nada mais é do que fazer o jornalismo que busca causas, fornece diferentes explicações para os fatos e propicia o entendimento por parte do cidadão daquilo sobre o qual está se falando. É o jornalismo que   estabelece conexões com outros fatos e com os processos históricos que levam a que eles aconteçam e que permitem que sejam compreendidos pelo leitor.  (...)

23/07/09
Linhas ocupadas - Editorial
"É material didático de primeira ordem para um curso introdutório de ciência política, quando se trata de explicar o conceito de patrimonialismo - a apropriação dos bens públicos por grupos enquistados em instâncias dos poderes de Estado -, descrever como o esquema funciona numa situação concreta e analisar a mentalidade dos envolvidos. O material são transcrições de telefonemas interceptados pela Polícia Federal, com autorização judicial, no curso da Operação Barrica. (...)
(...) Esse que "não é uma pessoa comum", como Lula deu de argumentar da primeira vez que saiu em defesa do aliado. José Sarney, efetivamente, é o chefe incomum de uma tribo predatória que perpetua no Brasil do século 21 a histórica tradição de fazer do Estado um privilegiado território de caça. (...)

Capitania hereditária - por Dora Kramer
(...) As gravações dos diálogos entre o filho do senador, o empresário Fernando Sarney, a filha dele, Maria Beatriz, e o patriarca da família - obtidas com autorização judicial pela Polícia Federal durante uma investigação de tráfico de influência tendo Fernando Sarney como principal alvo - valem por um compêndio em matéria de malversação de poder político.
Mas não revelam só a total sem-cerimônia de uma família no tocante ao uso privado do bem público. Não deixam a menor dúvida a respeito dos modos e meios de atuação do presidente do Senado e a forma pela qual formou seus descendentes dentro do mesmo conceito.(...)
(...) Nas conversas sobre emprego, só interessa quem deveria falar com quem para fazer de alguém o beneficiário da "colocação". E, como informou o diretor-geral, para isso seu poder era restrito. Decisões dessa ordem cabem ao chefe.
Ou chefes, pois as quatro palavras fatais - "eu não tenho autonomia" - de Agaciel Maia deixaram bem claro que quaisquer nomeações relativas a senadores eram liberadas mediante autorização superior. (...)

22/07/09
Teúdos e manteúdos - por Dora Kramer
"Ter opinião é uma coisa, vendê-la é o que faz o político que se aluga ao governo"
(...) A ruim, a ausência de legitimidade real da entidade. A péssima, o desinteresse da estudantada em tratar as questões nacionais com mais seriedade que protestos carnavalescos movidos ao horroroso simbolismo da “pizza”. (...)

A gastança é intocável - Editorial
(...) A ideia de um inchaço contínuo e regulamentado da folha de salários do funcionalismo é uma indecência administrativa e política. Mas o governo não pode produzir nada melhor, quando o presidente só tem um objetivo - ganhar a próxima eleição."

Uma doença coletiva
(...) Claro que a corrupção produz, no acumulado, um incalculável desperdício de recursos. A captura dos Poderes do Estado pelas caciquias políticas e seus parceiros na sociedade, assim como a infinidade de pedágios que os agentes econômicos pagam às máfias burocráticas para prosperar - em determinados setores, um dado central da competição entre as empresas -, cria um aluvião de gastos que de outro modo teriam um destino socialmente mais justo. (...)

O Senado humilhado e Chagas exumado - por José Nêumanne
"Lula manda no congresso como ninguém o fez"
(...) Há ainda outra evidência de que, com o objetivo inconfessável de manter regalias sem ter de se explicar ao patrão - o cidadão -, os senadores se deixam humilhar publicamente pelo presidente. É a presença do sr. Paulo Duque (PMDB-RJ) na presidência do Conselho de Ética do Senado exatamente no momento crucial em que será julgado o destino do sobrenome da crise que se abate sobre a instituição: Sarney. O leitor atento haverá de perceber que o sr. acima usado não é uma abreviatura de senador, mas de senhor mesmo. Pois Duque não foi eleito para o Senado, mas é o segundo suplente do Sérgio Cabral Filho, que, diplomado governador, foi substituído pelo primeiro suplente, Régis Fichtner, que deu lugar ao ex-deputado estadual ao assumir a chefia da Casa Civil do Estado do Rio.(...)

21/07/09
Intenções e gestos - por Dora Kramer
"Na teoria elaborada e difundida pelo Palácio do Planalto, o PMDB será o parceiro preferencial do PT nas eleições de 2010. Nem que isso custe o que resta de reputação aos petistas e a desistência do partido de conquistar, manter ou retomar governos de Estados importantes. (...)

Um escândalo continuado - Editorial
(...) A prorrogação dos trabalhos da CPI das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no Senado, que de outro modo encerrará em 12 de maio os seus trabalhos não propriamente profícuos, é condição necessária, mas de forma alguma suficiente para apurar irregularidades tidas como muito superiores às que teriam sido praticadas com o uso dos cartões corporativos do governo. Segundo o senador piauiense Heráclito Fortes, do DEM, há ''fortes indícios'' de desvios maciços de recursos públicos em operações que envolvem pessoas e entidades ligadas ao PT e ao Planalto.(...)
(...) O TCU analisou uma amostra de 167 contratos com ONGs. Encontrou irregularidades em todas as etapas das parcerias. Resume o presidente da CPI: ''Não há critério para seleção, não há fiscalização, não há cobrança de resultados.''


Pagando pelos pecados de Lugo - Editorial
(...) Mais uma vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva põe o interesse nacional em segundo plano para servir à conveniência política de um governante "amigo" - ou seja, para promover o seu próprio interesse político. Agora o compañero em apuros é o presidente paraguaio, Fernando Lugo, ameaçado não por uma conspiração de direita nem pelo denuncismo da imprensa, mas pelos efeitos da própria incontinência sexual.(...)
(...) A lei brasileira proíbe o uso de recursos públicos a favor de interesses eleitorais de qualquer governante nacional e de seus aliados. Como aceitar o uso desses meios em benefício de políticos e partidos de fora - uma prática repetida no governo Lula? (...)


20/07/09
O inchaço do MP - Editorial
(...)
Só resta acrescentar que na milionária proposta de mais do que dobrar os cargos do Ministério Público Federal há também um aspecto que bem reflete a ética destes tempos bicudos: dos novos cargos a serem criados, 6.804 vão ser preenchidos por concurso público e 3.675 são para funções gratificadas. Quer dizer, 35% dos contratados serão empregados por livre escolha, a critério subjetivo do procurador! É preciso dizer mais?

Eleição ignorada - Editorial   [Brasileiros podem ser obrigados a votar para o Parlamento do Mercosul]
"Pouquíssimos eleitores já ouviram falar do assunto, mas é muito provável que, em 3 de outubro de 2010, todos sejam obrigados a votar também nos candidatos brasileiros ao Parlamento do Mercosul. De maneira quase sigilosa, pois praticamente nada tem sido divulgado sobre ele, o projeto de lei que estabelece normas para as eleições de parlamentares do Mercosul avança com rapidez no Congresso. (...)

19/07/09
Regra para internet é censura, diz especialista
"As regras da propaganda política na internet aprovadas na Câmara se aproximam da censura e estão longe da realidade da rede mundial de computadores, na avaliação de profissionais de comunicação e estudiosos das campanhas eleitorais. Embora permita a criação de sites e blogs em defesa de candidaturas e ampla discussão nos portais de relacionamento, como Facebook, Orkut e Twitter, a lei cria amarras tão rígidas quanto as válidas para rádio e TV, que são concessões públicas. (...)

No terreno da galhofa - por Dora Kramer
(...) Nada menos educativo e mais impreciso que a comparação de nefastos conchavos políticos a rodadas festivas de fatias de pizza. Dizer que isso ou aquilo "acaba em pizza", além de lugar comum de significado gasto e péssimo gosto, não faz jus à dimensão da questão em si: a impunidade com ares de celebração da esperteza e de suposta tradução da alma brasileira. (...)

Os perigos pós-crise - Editorial
(...) A convalescença global será uma fase ruim para quem precisar seriamente de financiamento. Mas o governo brasileiro insiste em aumentar os gastos permanentes, a começar pelos salários. Empenhado na campanha eleitoral, o presidente Lula expõe o País a perigos muito graves nos próximos anos. Alguém de fora do Palácio deveria alertá-lo com urgência.

O compadrio político - por Gaudêncio Torquato
(...) E como a opinião pública reage diante de situações tão canhestras, como a de inimigos figadais que após duros embates se transformam em amigos cordiais? O substantivo que pode resumir o estado de espírito de muitos cidadãos é asco. E como a maioria política reage diante do asco? O verbo já foi declinado pelo deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), ao dizer que "se lixava" para a opinião pública.(...)

A corrupção na perspectiva histórica - por Boris Fausto
(...) Mas os avanços ocorrem em ritmo lento, enquanto a atividade corruptora segue em alta velocidade. Denúncias e processos se multiplicam, enquanto as punições são raras ou tardias. Sem entrar em propostas específicas no sentido de enfrentar esse quadro, lembro alguns objetivos amplos. Em primeiro lugar, o fortalecimento das instituições públicas, tornando-as cada vez mais estáveis e não tão dependentes deste ou daquele governo. Na outra ponta, a noção de responsabilidade social dos dirigentes das grandes empresas, que pouco a pouco se vai firmando.(...)

18/07/09
A crise não viaja - por Dora Kramer
"Quinze dias de recesso não farão pelo Senado o que cinco meses não fizeram"

Terceirização das culpas - por Mauro Chaves
"Nos últimos tempos tem-se observado no Brasil uma verdadeira revolução ética: é a terceirização das culpas, fruto da criatividade comportamental brasileira. Já houve tempo em que as pessoas tinham muita vergonha quando se desconfiava delas e até podiam cometer gestos tresloucados (como o suicídio de um presidente da República) quando se lhes atribuía culpa pelo "mar de lama" à sua volta. Hoje em dia, não só ninguém assume (de graça) responsabilidade alguma pelos atos dos outros - mesmo que estes sejam seus notórios apadrinhados, agregados ou apaniguados -, como, ao contrário, jogam-se todas as culpas próprias nos ombros do próximo, especialmente se subordinado.(...)

A aposta no esfriamento - Editorial
(...) Curiosa a cabeça desses políticos. Eles acham, ou querem fazer crer, que a sequência de revelações que há meses mantêm o senador na berlinda não é escabrosa o bastante para resistir a uma nova temporada de possíveis denúncias, dessa vez referidas a uma personagem incomparavelmente maior, como a Petrobrás. A ideia por trás do argumento é que a imprensa não tem fôlego para fazer duas coisas ao mesmo tempo nem a sociedade manterá o interesse pelas lambanças no Senado quando começar o espetáculo da CPI. Há, nessa visão cínica, uma confusão provavelmente deliberada. O cenário para a sobrevivência de Sarney no posto que ocupa pela terceira vez, para não falar do seu mandato, está montado dentro da própria instituição. Pelo menos a curto prazo, a sua sorte não depende da continuidade das apurações jornalísticas que possam desentranhar evidências adicionais sobre os seus procedimentos e os de sua laboriosa família no eixo São Luís-Brasília.(...)

17/07/09
Estadista pelo avesso - por Dora Kramer
" Reza a boa norma da política que o estadista até leva desaforo, mas não carrega mágoas para casa. Sobrepõe as questões de Estado a ofensas pessoais. Sacrifica o individual em nome do coletivo.
É sábio para distinguir situações e, mediante o cotejo de perdas e ganhos, calibra suas atitudes de modo a equilibrar responsabilidades e necessidades.
O presidente Luiz Inácio da Silva, a despeito da celebração de suas habilidades no ramo, não possui esses atributos.
Antes, exibe características opostas e age exatamente no sentido contrário ao do governante cujo objetivo primeiro é o zelo pelo bem-estar físico, espiritual, cultural e moral dos governados.(...)

O primeiro a ligar o forno - Editorial 
(...) "todos eles (os senadores da oposição) são bons pizzaiolos"(...)
(...) Mas o que chama a atenção no episódio, além da absoluta naturalidade com que o presidente se permite ofender uma instituição legislativa, embora apequenada, é o fato de ser ele o primeiro a ligar o forno onde pretende ver incinerados os derradeiros vestígios de autonomia do Senado, no que possam contrariar os esquemas de poder do Planalto.(...)

O exemplo que Lula nos dá - por João Mellão Neto

(...) Ninguém menos do que o nosso presidente se arvora em ser o exemplo contrário de tudo isso. Ele se vangloria de não ter estudado.
E procura passar a imagem de que, para vencer na vida, a diligência, o preparo e o esmero são valores inferiores à malandragem, à persuasão e à manha.
Então, é assim? Quem conquista um lugar ao sol são os mais espertos, e não os mais capazes?
Esses são os exemplos que Lula nos dá.
Será que posso recomendá-lo aos meus filhos?

16/07/09
Material fatigado - por Dora Kramer
"Governo dá um duro danado, mas nem assim salva Sarney ou consegue evitar CPI"

A captura de uma instituição - Editorial
(...) O escândalo dos escândalos é a transformação do Senado da República em repartição do governo Lula. A captura da instituição tornou-se a meta principal, nas relações com o Legislativo, de um presidente escaldado pela única derrota séria que a Casa lhe infligiu, ao derrubar a prorrogação da CPMF, em dezembro de 2007, e obcecado em remover do Congresso o menor obstáculo ao programa de aceleração do crescimento da candidatura Dilma Rousseff - a "sucessora", como não se peja de proclamar, indiferente ao prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para o início da campanha.(...)

15/07/09
Engenheiro de obra desfeita - por Dora Kramer
"Sarney anula no Senado o serviço prestado à democracia quando esteve no Planalto"

Eleição, o grande investimento - Editorial  [Sobre gastos eleitoreiros]
(...) Não há uma justificativa plausível para um novo aumento do Bolsa-Família, agora ou no próximo ano, e a única explicação convincente é a sua utilidade eleitoral. Da mesma forma, o reajuste salarial em vigor desde 1º de julho é obviamente incompatível com as condições do País, mas o presidente Lula dá preferência a seus planos políticos.(...)
 
Da crise ao caos no Senado - Editorial  [Sobre José Sarney]
(...) O ato ostensivo de Sarney, na véspera da instalação do Conselho de Ética onde já foram protocoladas duas representações contra ele, foi classificado como "atitude política". De fato, a política nacional está rebaixada a lances dessa categoria e ao tipo de argumento que Lula usa para justificar a mobilização do governo em favor daquele de quem diz não ser "uma pessoa comum".

14/07/09
Atropelado pelos fatos - por Dora Kramer
"Sarney perdeu todas as chances de tomar iniciativas na gerência da crise"

Receita perigosa - Editorial  [Sobre Lina Maria Vieira na Receita Federal] + Artigo de Dora Kramer + Reportagem do Estadão
Em 2008: (...) As piores previsões feitas quando da nomeação de Lina Maria Vieira para o comando da Receita Federal se concretizaram: o aparelhamento do aparato de fiscalização e arrecadação, uma das áreas ainda razoavelmente imunes ao loteamento partidário/sindical patrocinado pelo governo Luiz Inácio da Silva em setores-chave da administração federal. Trata-se de um plano bem planejado e gradativamente executado. Portanto, enquanto estiverem no manche do poder governantes com esse tipo de visão (utilitária) do Estado, nada há a fazer. Não adianta reclamar, denunciar, apontar os malefícios, os retrocessos, a ótica distorcida, o espaço aberto a ilicitudes e as intenções subjacentes, porque para tudo há uma justificativa quando a decisão de governo está tomada.(...)

Em 2009: (...) A nova secretária não se mostrou dócil e disposta a viver à sombra do ministro. Com personalidade própria, criou atritos dentro e fora do governo. Um desses atritos foi com certeza decisivo. Ao contestar o critério contábil da Petrobrás, a Receita colidiu com a maior estatal brasileira, responsável pela maior parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e um dos itens favoritos da retórica político-eleitoral do presidente Lula. O conflito surgiu porque a empresa mudou a escrituração, trocando o regime de competência pelo de caixa. (...)

"Situação-limite" - Editorial [Sobre José Sarney]
(...) Além de tudo que pesava contra o senador - as nomeações, os favorecimentos, o tráfico de influência, a propriedade omitida à Justiça Eleitoral -, a mentira pública manchou indelevelmente a sua biografia. A renúncia se impõe.

13/07/09
Punição exemplar - Editorial - [Passeata da Apoesp em desacordo com a legislação]
(...) Tanto por sua fundamentação jurídica quanto pela punição exemplar aplicada à Apeoesp, a decisão da 4ª Câmara de Direito Privado do TJSP deve servir de advertência a todos os movimentos sociais, organizações não-governamentais e entidades corporativas que insistem em bloquear ruas e avenidas importantes da cidade para realizar passeatas e atos de protesto, dificultando o tráfego e prejudicando a circulação dos paulistanos. (...)

A magia do jornalismo - por Carlos Alberto Di Franco
(...) A revalorização da reportagem e o revigoramento do jornalismo analítico devem estar entre as prioridades estratégicas. É preciso seduzir o leitor com matérias que rompam com a monotonia do jornalismo declaratório. Menos Brasil oficial e mais vida. Menos aspas e mais apuração. Menos frivolidade e mais consistência (...)

12/07/09
Utilização de TVs se espalha pelas Assembleias do País - Reportagem do Estadão
(...) Poderoso instrumento para promover a imagem do Legislativo, as TVs Assembleias estão presentes em três de cada quatro Parlamentos estaduais do País. Criadas para dar maior transparência ao trabalho dos deputados, elas custarão pelo menos R$ 58,4 milhões aos cofres públicos em 2009. Mas é justamente a falta de transparência, em particular na gestão dos recursos utilizados, a maior deficiência desses órgãos, considerados verdadeiras caixas-pretas.(...)

Dias de equilibrista - por Dora Kramer
(...) Vestido na saia justíssima que o presidente Luiz Inácio da Silva encomendou para a bancada do Senado, o PT tem sido obrigado a se equilibrar entre as conveniências imediatas do governo e os planos eleitorais de um partido que daqui a 14 meses joga o seu destino em votos.(...)

Campanha eleitoral na internet (1): Mordaça política na internet - Editorial
(...) Além disso, embora autorize os candidatos a fazer propaganda em sites próprios (e acertadamente vede a propaganda paga), o texto amordaça os provedores de conteúdo, que ficam proibidos de apoiar ou se opor a qualquer candidatura. Assim, um jornal que defenda, na página de editoriais, a eleição desse ou daquele nome, poderá ser punido se o fizer na sua versão online. (...)
(...) O pior de tudo é a consagração das doações ocultas. Os deputados correram a se antecipar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se preparava para barrar esse ladino mecanismo pelo qual os financiadores de candidaturas escondem as suas preferências, doando os valores aos partidos (que os repassarão aos beneficiários diretos). Nas eleições municipais do ano passado, 60% dos recursos desembolsados pelos grandes doadores, como empreiteiras, bancos e empresas prestadoras de serviços urbanos, se destinaram, no papel, aos caixas partidários. Agora, liberou geral.(...)


A galinha de Esopo - por Gaudêncio Torquato
"A galinha é o PT". "Ninguém duvide se Lula for capaz de fazê-la botar dois ovos por dia"

11/07/09
O dia depois de amanhã - por Dora Kramer
(...) Seja qual for o rumo da crise em curso – sustentação de José Sarney em andrajos ou eleição de um presidente-tampão – a maioria dos senadores já dá por perdida a atual legislatura. Não há, reza a avaliação preponderante, a menor possibilidade de recuperação de imagem.(...)

10/07/09
Crimes Digitais - Projeto sobre crimes cibernéticos em final de tramitação e a "politicagem"
(...) O objetivo de nosso estudo e acompanhamento deste tema tem sido entender o texto de um projeto que pode tornar-se Lei.
Neste processo tivemos oportunidade de conhecer melhor as pessoas envolvidas e os detalhes da tramitação. E até mesmo de participar, agindo e interagindo com parlamentares, juristas e mídia.
Considero isto de suma importância para aprimoramento do sentimento democrático de todos, enquanto cidadãos.(...)


Caso de polícia - Editorial do Estadão
(...) Assim, não se estranhe se, já tendo a Polícia Federal começado a investigar criminalmente os funcionários envolvidos, o Supremo Tribunal Federal se veja obrigado a investigar alguns senadores. (...)

09/07/09
Uma leve maquiagem - por Dora Kramer
Aos cinco meses de crise, O Senado não dá sinal de ruptura com a era do compadrio


Uma data que não pode ser esquecida - por Luiz Gonzaga Bertelli
(...) O 9 de Julho evoca os acontecimentos que mobilizaram os paulistas em 1932, em torno de uma causa nobre: a constitucionalização do País. Mas poucos sabem, hoje, o que significou esse movimento para os que o vivenciaram de perto, nas frentes de combate ou na retaguarda.(...)

08/07/09
Satisfação garantida - por Dora Kramer
Longe da crise há um PMDB bem servido que só trabalha com cenário de vitórias

Culpa de todos justifica perdão aos amigos? - por José Nêumanne
(...) A escolha da estratégia de defesa de Sarney - a crise não é da pessoa do velho patriarca, mas, sim, da instituição - revela, no fim das contas, a causa da luta pela manutenção do status quo no Senado e também a justificativa de Lula para exercer as funções - que se atribuiu no poder - de perdoador-geral dos amigos e carrasco-mor dos inimigos. O raciocínio é simplista: "Se a culpa é de todos e é impossível punir todos, pois seria o fim do Estado Democrático de Direito, vamos manter os companheiros no céu e os adversários no purgatório da distância do poder." O resto é papo furado.(...)

Para não esquecer! - Entrevista do senador Jarbas Vasconcelos à Veja: "O PMDB é corrupto"

Entrevista: Senador Tião Viana - "Lula nada fez para evitar a desconstrução e a perda moral do Congresso"

07/07/09
Coluna de Dora Kramer no "Estadão":  Honra ao demérito (Leitura obrigatória!)

04/07/09
Sarney (01) - Mensagem de Norberto + Editorial do Estadão: O Desgaste continua + "Saiba como usar a web para fiscalizar os parlamentares"

03/07/09
Msg de Luiz Nacinovic sobre o BLOCO RESISTÊNCIA: "Pegando em armas...virtuais!"

02/07/09
"Mensagem aberta" à Ouvidoria da Agência Brasil: Crítica sobre a matéria "Lula chama de censura projeto de lei que endurece penas a crimes cometidos na internet"

01/07/09
Novo: "BLOCO RESISTÊNCIA" + Editorial de Alice Ramos: "Caos da Telefônica ou da Telefonia no Brasil?"
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil