BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Junho 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


12/06/09

• Telebrás e Eletronet: de novo... (33) - Ambientação visando a audiência pública + Msgs de Carneiro, Cabral, Kuhl e Portillo

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Cc: Carlos Roberto Maciel Carneiro ; bruno@openline.com.br ; Rubens Kuhl Jr. ; julian.aportillo@gmail.com ; Smoka ; tele171@yahoo.com.br
Sent: Friday, June 12, 2009 2:31 PM
Subject: Telebrás e Eletronet: de novo... (33) - Ambientação visando a audiência pública + Msgs de Carneiro, Cabral, Kuhl e Portillo
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
O "Serviço Comunitário" está acompanhando o tema da "ressurreição da Telebrás", com mais atenção, desde setembro de 2007

01.
Precisamos com urgência de um ou mais voluntários para coordenar o debate sobre o assunto em nossos fóruns, como está acontecendo com a "1ª Confecom" num excelente trabalho do nosso Márcio Patusco.

Enquanto isso, já temos uma Seção 
Telebrás e Eletronet no site WirelessBR.
O sumário do conteúdo está aqui:
- Coleção de matérias
- Coleção de "posts" no BLOCO - Blog Comunitário

- "História" da Eletronet registrada nas matérias do Teletime
 
02.
"O projeto do governo federal de reativar a Telebrás será tema de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados no dia 23 de junho. O debate foi solicitado pelo deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC) e deverá contar com a presença de representantes da Telebrás, Anatel, Abrafix, Telcomp, Ministério das Comunicações, Ministério do Planejamento, Oi, Telefônica e Embratel. A preocupação do parlamentar é esclarecer quais as vantagens e desvantagens de o governo reativar a estatal."

Nestas vésperas da audiência vamos tentar manter o assunto na berlinda em nossos fóruns.
A ideia é conhecer o tema, acompanhar a evolução e interagir com a mídia, autoridades e o Deputado Paulo Bornhausen (
dep.paulobornhausen@camara.gov.br).

Um alerta: não confundir o deputado Paulo Bornhausen com o ex-senador e
ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen, afastado da vida parlamentar desde 2007.

Estão convidados para a audiência as seguintes autoridades:
 
HÉLIO COSTA - Ministro de Estado das Comunicações
PAULO BERNARDO - Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão
RONALDO SARDENBERG - Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
JORGE DA MOTTA E SILVA - Presidente da Telebrás
LUIZ EDUARDO FALCO - Presidente da Oi
ANTÔNIO CARLOS VALENTE - Presidente da Telefônica
JOSÉ FORMOSO MARTINEZ - Presidente da Embratel
JOSÉ FERNANDES PAULETTI - Presidente-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix)
LUIS CUZA - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp)
 
Nas próximas mensagens vamos sugerir mais alguns nomes.
 
03.
Opiniões
Opinião do Helio Rosa:
(...) Pessoalmente sou contra a reativação da estatal e já registrei isto em mensagens anteriores.
Mas creio firmemente que a "ressurreição da Telebrás" deve ser debatida no Congresso, em audiências públicas com ampla participação dos setores da sociedade civil.
O tema é por demais polêmico para ser decidido apenas nos gabinetes e deve ser tratado com toda transparência. 
Considero isto uma obrigação da Sra. Dilma Rousseff, Ministra-Chefe da Casa Civil, principalmente quando está aberta a pré-campanha eleitoral em que ela é pré-candidata à Presidência.
Creio também que o Sr. Rogério Santana, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e conselheiro de administração da Telebrás tem obrigação de vir à publico para dar explicações detalhadas sobre o tema, pois é sabidamente o maior defensor da reativação da estatal.
Na página do "Quem Somos" do Ministério seu nome é o único que não possui e-mail.
Mas um participante já informou: rogerio.santanna@planejamento.gov.br

Queremos conhecer os argumentos técnicos, financeiros e de mercado que possam justificar esta ressurreição. (...)
 
Opinião do jornalista Ethevaldo Siqueira em recente artigo em seu website:
 
(...) Depois de vários anúncios e balões de ensaio lançados pelo segundo escalão, o governo federal emudeceu nas últimas semanas e recusa-se a debater sua decisão de reativar a Telebrás. De repente, o projeto virou assunto proibido, embora seja importante demais para ser encaminhado como vem sendo, sem debate, sem qualquer participação do Congresso ou da opinião pública. Nos bastidores, entretanto, o governo acelera o passo. Prova disso é o pedido que o Executivo acaba de fazer à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que devolva 50 funcionários da Telebrás cedidos ao órgão regulador.
Mesmo com uma máquina estatal inchada, ineficiente e cara, o governo federal prefere gastar milhões inutilmente ao reativar uma velha estatal, que deverá ter no mínimo 500 empregados, entre engenheiros, técnicos e administradores. Os primeiros recrutados são antigos funcionários da Telebrás, que retornarão da Anatel, à qual foram cedidos em 1998. Poucos, entretanto, estarão preparados para conduzir uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações – até porque a Telebrás nunca foi operadora, e, sim, uma holding que controlava 27 subsidiárias.(...)
 
Opinião de Juarez Quadros em artigo no Convergência:
"Reativar a Telebrás dependerá de um circunstanciado estudo de âmbito político, jurídico, econômico-financeiro e tecnológico. Porém, se reativada, será um retrocesso e desperdício de dinheiro público, uma vez que nas telecomunicações no Brasil não faltam investimentos privados. Onde falta dinheiro público é, e cada vez mais, em educação, saúde e segurança pública."
 
Estas são opiniões "contra"!
Queremos conhecer opiniões dos participantes "a favor"!!!
 
04.
Até agora, na mídia, o tema "ressurreição da Telebrás" esteve vinculado à Eletronet.
Como veremos nas próximas mensagens, novos "vínculos" estão no forno e já vamos apelidando: "Petronet" e "Furnanet". :-)
Não custa lembrar:
"Eletronet é uma empresa que foi criada entre 1999 e 2000 para vender serviços de transmissão de dados em alta velocidade.
Possui 16 000 quilômetros de fibras ópticas do sistema de transmissão de energia elétrica das estatais do grupo Eletrobrás (Chesf, Eletronorte, Furnas e Eletrosul) e encontra-se em situação falimentar. A rede atravessa 18 estados, mas só chega até a periferia das grandes cidades."

Ver mapa da rede da Eletronet no final desta mensagem.
 
05.
Esperamos driblar o famoso "estrondoso silêncio" que ronda alguns dos temas veiculados em nossos Grupos.  :-))
Para tanto, vamos recordar algumas participações já ocorridos e os remetentes estão devidamente convocados para voltar ao tema (direto na jugular...).  :-)

Boa leitura das mensagens de Carlos Roberto Maciel Carneiro, Bruno Cabral, Rubens Kuhl e Julian Portillo!
 
Vamos lá?
Mais opiniões?
Animação, ComUnidade!  :-)
 
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
PS: Mensagem com cópia para dep.paulobornhausen@camara.gov.br e rogerio.santanna@planejamento.gov.br
 
-----------------------------
Mensagens de Carlos Roberto Maciel Carneiro, Bruno Cabral, Rubens Kuhl e Julian Portillo

----- Original Message -----
From: Carlos Roberto Maciel Carneiro
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br ; Celld-group@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, November 25, 2008 7:51 PM
Subject: Re: [wireless.br] Telebrás e Eletronet: de novo...

Por muito tempo a Eletronet ficou com a sua rede ociosa por vários motivos já conhecidos por muitos de nós, porém esse cenário vem mudando de uns anos para cá, principalmente em 2007 e 2008, onde algumas empresas de serviço de dados "descobriram" a rede da Eletronet que aprendeu a vender melhor os seus serviços e com isso passou a "encher" a sua rede.
Para o mercado a rede da Eletronet vem a ser uma ótima alternativa para os seus negócios visto que nos últimos 4 anos vimos um processo de concentração das redes de transmissão na mão de poucas operadoras, que nesse mesmo período diminuiu a oferta desse serviço no mercado aliado a alta dos valores vendidos.
Fazer da rede da Eletronet um meio de promoção de projetos de Inclusão Digital é uma idéia no mínimo de pessoas que não conhecem os locais onde estão os pontos de acesso da rede da Eletronet, participei mais ativamente no ano passado e hoje ainda participo mas não diretamente envolvido no projeto onde utilizamos a rede da Eletronet para atendimento a diversas cidades do Brasil, onde o objetivo inicial seria atender em um menor espaço de tempo quase que a totalidade dos pontos de acesso da rede da Eletronet existente, mas essa meta teve que ser revista por diversos motivos, sendo o principal deles é que a grande maioria dos pontos de acesso estão em locais distante das cidades, em boa parte dos casos no meio do mato, onde o esforço para construção de redes de fibra ótica ou redes de transmissão sem fio tem sido um trabalho constante da equipe de engenharia.
A Eletronet é uma empresa totalmente viável e a massificação e a disponibilização do uso das redes não só da Eletronet como também da Gaspetro (Subsidiaria da Petrobras que passou fibra junto aos gasodutos que cortam o país) não somente ajudarão a alavancar o processo de inclusão digital como também o mercado de telecomunicações do Brasil.
 
Carlos

------------------------------

----- Original Message -----
From: Bruno Cabral -
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, February 08, 2009 9:25 PM
Subject: Re: [wireless.br] Telebrás e Eletronet: de novo... - "Resumo sobre a Eletronet"

Olá
--- "Helio Rosa" <rosahelio@gmail.com> escreveu:
> "Eletronet é uma empresa que foi criada entre 1999 e 2000 para vender
> serviços de transmissão de dados em alta velocidade.


Várias outras empresas foram criadas no mesmo período e com o mesmo propósito, na época pré-estouro da bolha de 2000

Podemos citar além da Eletronet (o Rubens Kuhl Jr. pode corrigir alguma falha de memória minha) a Metrored (comprada por???), Rede Pegasus (comprada pela Telemar), Geodex (comprada pela GVT), Engeredes (comprada pela Algar/CTBC) e várias detentoras de cabos submarinos do Brasil aos EUA. O fato de quase todas terem sido
compradas denota concentração do setor com impedimento de uso dessas redes por autorizadas concorrentes. Nem por isso o CADE e a SDE barraram essas aquisições, diga-se de passagem.

Outro fator interessante é que os mapas das redes de algumas operadoras "sobrepõe-se" ao mapa da Eletronet, o que poderia indicar que esta é usada (com fibra apagada? ou com swap de fibra) pelas outras, em silêncio.

Pessoalmente acredito que se a Eletronet virar uma "estatal de transporte" (com ou sem "backbone") seria uma boa coisa.
As teles vendem e não entregam ou simplesmente "não vendem" em grosso, para não permitir a concorrência. Uma estatal
com certeza ofereceria mais isonomia que as (não) praticadas pelas concessionárias (com a complacência da agência reguladora).

> Enquanto isso...
> Gostaríamos de saber mais sobre a parte técnica e a topologia da
> "Rede de Fibras" da Eletronet.
> Para começar, alguém sabe onde encontrar um "mapinha"? :-)


http://www.eletronet.com/images/mapa_rede_eletronet.jpg 

Além da malha de cento e poucas estações ainda tem algumas redes metropolitanas em Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Os mapas dessas redes podem ser obtidos em
http://www.eletronet.com/acessom.htm
[]s, !3runo Cabral

-------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Rubens Kuhl
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, February 09, 2009 10:07 AM
Subject: Re: [wireless.br] Telebrás e Eletronet: de novo... - "Resumo sobre a Eletronet"

> alguma falha de memória minha) a Metrored (comprada por???),

A MetroRED foi comprada pela Brasil Telecom. Hoje ainda atende como Brasil Telecom Multimídia, mas é parte da Oi.

> Rede Pegasus (comprada pela Telemar), Geodex (comprada pela GVT),
> Engeredes (comprada pela Algar/CTBC) e várias detentoras de cabos


A Pegasus e a Engeredes já tinham as empresas que as compraram como acionistas.

> submarinos do Brasil aos EUA. O fato de quase todas terem sido
> compradas denota concentração do setor com impedimento de uso
> dessas redes por autorizadas concorrentes. Nem por isso o CADE
> e a SDE barraram essas aquisições, diga-se de passagem.


Em tese, não, pois as teles que as compraram costumam continuar prestando serviço para as outras.
Num setor com forte ganho de escopo como o de Telecom, é muito comum buscar verticalização ao comprar infra-estrutura da qual se costuma
ser cliente.

> Pessoalmente acredito que se a Eletronet virar uma "estatal
> de transporte" (com ou sem "backbone") seria uma boa coisa.


O problema é o possível passivo que pode ser imputado ao estado, que eram valores dos tempos da bolha... a Telebrás comprar alguns ativos da Eletronet tudo bem, mas pagarmos dos cofres públicos o rombo da Eletronet não é boa coisa.

>> Gostaríamos de saber mais sobre a parte técnica e a topologia da
>> "Rede de Fibras" da Eletronet.


A tecnologia da rede é SDH. Eles de vez em quando acenavam com a possibilidade de habilitar rede multisserviços em cima do SDH, mas as
condições financeiras não devem ter ajudado nessa idéia.
Rubens

----------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Bruno Cabral
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, February 09, 2009 12:05 PM
Subject: Re: [wireless.br] Telebrás e Eletronet: de novo... - "Resumo sobre a Eletronet"

--- Rubens Kuhl <rubensk@gmail.com> escreveu:
> > submarinos do Brasil aos EUA. O fato de quase todas terem sido
> > compradas denota concentração do setor com impedimento de uso
> > dessas redes por autorizadas concorrentes. Nem por isso o CADE
> > e a SDE barraram essas aquisições, diga-se de passagem.
>
> Em tese, não, pois as teles que as compraram costumam continuar
> prestando serviço para as outras.


Continuar, mas põe dificuldade em vendas novas

> > Pessoalmente acredito que se a Eletronet virar uma "estatal
> > de transporte" (com ou sem "backbone") seria uma boa coisa.
>
> O problema é o possível passivo que pode ser imputado ao estado, que
> eram valores dos tempos da bolha... a Telebrás comprar alguns ativos
> da Eletronet tudo bem, mas pagarmos dos cofres públicos o rombo da
> Eletronet não é boa coisa.

Os cofres públicos cobriram a compra da BrT pela Oi... isso sem contar com o PROER (cobrindo rombo de banqueiros com o dinheiro do contribuinte), compra do BV pelo BB, empréstimo da Nossa Caixa logo antes de ser comprada tb pelo BB etc. Nenhuma novidade aqui

O que falta é o governo agir com o poder que tem e enquadrar as teles (com o unbundling) e a agência OU decidir de uma vez ter uma estatal para concorrer, e fazê-la acontecer.

Obviamente pegou muito mal a estória do SERPRO dever FUST, cancelar a licença, continuar operando e depois ganhar as pressas uma
licença nova...
[]s, !3runo Cabral

-------------------------------------------

----- Original Message -----
From: Julian Portillo
To: wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, February 09, 2009 7:24 PM
Subject: Re: [wireless.br] Telebrás e Eletronet: de novo... - "Resumo sobre a Eletronet"

Senhores,
Para agregar um pouco mais de informação e complementar, parece que a rede da Eletronet será "doada" para Furnas Centrais Elétricas, pois detém boa parte da sua rede em cabos OPGW.
A Metrored foi comprada pela Brasil Telecom, agora Oi/Telemar.
Sds.
Julian 

 


 

Página da Eletronet na web

Rede
A Eletronet oferece serviços de transporte de dados, voz e imagem em alta velocidade para operadores de telecomunicações e provedores de serviços de valor agregado.
Através de uma rede nacional de fibras ópticas, integrada às redes de transmissão de energia elétrica, a Eletronet garante serviços com altos níveis de qualidade e disponibilidade.
 

Com mais de 16 mil km de rede em operação, a Eletronet possui redes de acesso metropolitanas nas principais capitais do país, estendendo a capilaridade até os grandes centros urbanos.
Entre em contato conosco para ver como a Eletronet pode atender às necessidades de sua empresa e de seus clientes.


O Centro de Operações e Gerenciamento da Rede Eletronet
O CORe provê as funções de supervisão para todos os elementos da rede eNET, tais como gerência de falhas, de desempenho, configuração e segurança, além do controle dos recursos da rede.
Para a Eletronet, excelência nos serviços prestados se traduz, também, no controle eficaz dos seus sistemas e da sua rede pelo CORe.
Para back-up, a Eletronet possui outro Centro de Operações e Gerenciamento, com todas as ferramentas e recursos do principal.
O Customer Services provê todo contato com o cliente Eletronet, de forma a responder, prontamente, toda solicitação ou reclamação recebida.

A
cesso Metropolitano
A Eletronet possui rede própria nas cidades de Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre e parcerias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Acordos realizados com as principais operadoras do país possibilitam a interligação dessas redes metropolitanas com as rotas de longa distância, permitindo o acesso aos principais centros tomadores de decisão do país, com qualidade e agilidade no atendimento dos serviços fim-a-fim. 

 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil