BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Maio 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


19/05/09

• Rádio Digital (42) - Crônica de uma ressurreição anunciada: Helio Costa e ABERT atacam novamente

----- Original Message -----
From: Helio Rosa
To: Celld-group@yahoogrupos.com.br ; wirelessbr@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, May 19, 2009 10:41 AM
Subject: Rádio Digital (42) - Crônica de uma ressurreição anunciada: Helio Costa e ABERT atacam novamente
 
Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!
 
01.
O "Serviço ComUnitário" acompanha o tema "Radio Digital" desde setembro de 2005 com registro no
BLOCO - Blog ComUnitário.
Reunimos este conteúdo numa
Seção Rádio Digital do site comunitário WirelessBR.
 
Repito de um "post" anterior: a tentativa do Minicom e da ABERT de adotar no Brasil o padrão americano IBOC de "Rádio Digital", na marra, está enquadrada na categoria de "enorme escândalo, que foi sem ter sido", qualquer que seja a interpretação desse bordão novelesco. :-)

Mas, calma, nem tudo está perdido, o escândalo pode ainda estar em gestação.

Recorto da notícia transcrita mais abaixo do Adnews sobre o 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT):
(...) Outro destaque do Congresso da Radiodifusão será a digitalização do rádio no Brasil. A consulta pública sobre o sistema de rádio digital a ser implantado no país deverá ser oficialmente anunciada no evento pelo ministro Hélio Costa.  Segundo Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, a chegada da tecnologia digital não vai significar apenas melhor qualidade de áudio nas transmissões radiofônicas. Ele avalia que a implantação será também uma oportunidade para diminuir a expansão das rádios ilegais. (...)
 
02.
Em gestação também está, por aqui, um novo blog comunitário.
Em breve o blog atual receberá o nome de BLOCO TECNOLOGIA e o novo será o BLOCO CIDADANIA, com sub-título provisório de "RESISTÊNCIA".
Os "posts" do "RESISTÊNCIA" não serão transcritos em nossos Grupos, apenas eventualmente referenciados.

Vamos cobrar bastante da  mídia e já me permito criar um novo bordão inspirado pela notícia mais abaixo: "Noticiou mas não informou".
Creio que o Adnews, que participa de nossos fóruns, tem obrigação de informar aos seus leitores, mesmo resumidamente, a "folha corrida" do tema "Rádio Digital".

03.
Sobre a crônica anunciada, vejam o título dos "posts" anteriores:
03/05/09
Rádio Digital (41) - Falta de sintonia: O ministro condena e a ABERT absolve o padrão IBOC + "Conclusões" e "Recomendações" do Relatório da ABERT + "Ressurreição à vista?"
21/04/09
Rádio Digital (40) - Ressurreição à vista? - A ABERT faz apresentação nos EUA sobre a "experiência brasileira" com o padrão IBOC de Rádio Digital!
 
04.
Arrisco um "resumo-resumidíssimo":
O Minicom e a ABERT recorreram ao Instituto Mackenzie para realização dos testes do padrão IBOC.
No início de dezembro de 2008 os resultados foram encaminhados ao Minicom.
No final de dezembro o ministro Costa, em artigo não muito divulgado, "desiste" do padrão IBOC e cita suas deficiências.
Mais recentemente, toma-se conhecimento que a ABERT "aprovou" o IBOC no citado relatório, apesar do noticiado desacordo do Instituto Mackenzie que, no entanto, assinou o documento.
Usando um jargão dos interrogatório policiais, "nada mais foi dito nem perguntado" pela mídia dita especializada mas não investigativa. Ou, mais apropriado ao tema, instalou-se o "rádio silêncio".
Em abril de 2009, também sem muita repercussão, a ABERT faz exposição nos USA sobre a "experiência brasileira" com o IBOC.
Aparentemente o ministro e a ABERT entram de novo em sintonia radiofônica digital no citado 25º Congresso que começa hoje.
 
05.
No "post" anterior escrevi:
Assim, creio que o Minicom, a Anatel, o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a ABERT devem explicações públicas sobre o assunto "Rádio Digital".
Que tal um "Comunicado Oficial" do Minicom sobre o tema?
Todos que estudaram e debateram o assunto merecem uma explicação definitiva além do "artigo de desistência" do ministro!
Repito também a opinião de sempre: apesar dos pesares, temas polêmicos como este devem ser levados ao Congresso, que deve ser prestigiado como instituição.
Todo este assunto deve ser esclarecido com transparência antes do 25º congresso da ABERT que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio em Brasília.

E acrescento:
A eventual implantação do Rádio Digital" no país deve ser deixada, no mínimo, para o próximo governo, seja ele qual for.
Até lá, deve-se destinar verbas à nossa competente Academia para estudar o tema como foi feito (e não aproveitado) com a TV Digital.
 
 
Vamos continuar acompanhando, ufa!
"Resistir" é preciso!

Ao debate!
 
Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa
 
-------------------------
 
Fonte: Adnews
[18/05/09]  
25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão acontece nesta terça
 
Mais de 1,5 mil empresários de emissoras de rádio e televisão, comunicadores, técnicos e pesquisadores estarão em Brasília na próxima terça-feira (19) para participar do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. Promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), durante três dias, o evento terá como um dos temas principais a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), convocada pelo governo federal para o início de dezembro.
 
Os empresários discutirão o assunto em uma plenária na quarta-feira às 14h30. Ao final do evento, será anunciado o posicionamento dos radiodifusores sobre os assuntos que devem estar presentes na pauta da Conferência.
 
Outro destaque do Congresso da Radiodifusão será a digitalização do rádio no Brasil. A consulta pública sobre o sistema de rádio digital a ser implantado no país deverá ser oficialmente anunciada no evento pelo ministro Hélio Costa.  Segundo Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, a chegada da tecnologia digital não vai significar apenas melhor qualidade de áudio nas transmissões radiofônicas. Ele avalia que a implantação será também uma oportunidade para diminuir a expansão das rádios ilegais.
 
Paralelamente ao congresso, será promovida uma Feira Internacional de Equipamentos e Serviços, com mais de 50 empresas nacionais e multinacionais, e o 28º Seminário Técnico Nacional da Radiodifusão, dirigido a profissionais da área, que discutirá temas como mobilidade para televisão, internacionalização do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), padrões para rádio digital e gerenciamento de conteúdo para TV.
 

 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil