BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Novembro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


30/11/09

• Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (97) - Artigo de Virgílio Freire: "O Nebuloso 'Plano de Banda Larga' do Ministro Helio Costa"

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br
cc Virgilio Freire <virgilio.freire@gmail.com>
data 30 de novembro de 2009 08:59
assunto Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (97) - Artigo de Virgílio Freire: "O Nebuloso 'Plano de Banda Larga' do Ministro Helio Costa"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Num "post"/mensagem recente, apresentamos Virgílio Freire:
"Virgilio Freire é Engenheiro Eletrônico com especialização e Pós Graduação em Telecomunicações na PUC do Rio de Janeiro; foi Diretor da Embratel, da Telebrás e da Telesp, Diretor de Sistemas Celulares da Nortel, Presidente da Lucent e da Vésper. Implantou e operou Sistemas de Telecomunicações na África, Israel, Kuwait, Estados Unidos, e em 20 estados do Brasil. Atualmente é Consultor na área de Telecom." (Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (85) - Opiniões do engenheiro e consultor Virgílio Freire)

02.
Transcrevo mais abaixo uma mensagem recebida hoje de Virgílio Freire.
A mensagem remete o leitor para dois links, correspondentes à primeira e segunda parte do artigo, no blog do autor.
Recomendo a visita à fonte!
Mas na próxima mensagem vamos transcrever o conteúdo completo.

03.
Como ambientação para quem passa a se interessar agora pelo assunto recorto da mídia:
(...) A reunião sobre o Plano Nacional de Banda Larga realizada nesta terça, 24, entre o presidente Lula e vários de seus ministros, escancarou uma já conhecida divergência interna entre o Ministério das Comunicações e os demais ministérios envolvidos nos grupos de trabalho que tratam da questão. Enquanto o Minicom trabalhava por uma proposta de plano baseada na iniciativa privada, na desoneração tributária e no estabelecimento de compromissos e metas de caráter regulatório, a Casa Civil, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, o Ministério do Planejamento e vários outros ministérios trabalham em uma proposta baseada no uso da rede estatal de telecomunicações, que agrega não apenas a Eletronet, mas também as redes das empresas de energia e da Petrobrás, para suprir as necessidades de backbone e backhaul em áreas onde as teles não chegam ou onde chegam sem concorrência. Essa rede estatal também serviria para atender as necessidades do próprio governo.(...) [Teletime]

04.
Ainda não li nem meditei sobre o "Plano do Helio Costa" esmiuçado pelo Virgílio Freire mas ele tem, no mínimo, um mérito: foi tornado público pelo responsável.
Já o "Plano da Casa Civil" continua envolto em mistério. Consta que este será o escolhido pelo Presidente.
Se não possui nenhum objetivo escuso deveria ser trazido à publico para discussão pela sociedade e pelo Congresso, antes da decisão presidencial.

Todos sabem que sou conta a reativação da Telebrás pois o processo vem sendo gestado a portas fechadas nos gabinetes do Planalto e não há justificativa para isso.
Não vou repetir os demais argumentos de incompetência do atual governo em elaborar e gerenciar a implantação de um plano desta envergadura em período eleitoral e o perigo da transformação de uma eventual nova estatal num enorme cabide de empregos.
Não há como ser contra um "Plano Nacional de Banda Larga" feito com equilíbrio, isenção e competência.
Mas este processo de eventual "ressurreição" oportunista da Telebrás, agora transmutado em "Plano Nacional de Banda Larga", é uma vergonha!

05.
Os 96 "posts" e mensagens anteriores sobre este tema estão no BLOCO e no website comunitário
Telebrás e Eletronet.

Parabéns, Virgílio, pelo enorme "dever de casa" feito sobre o "Plano do Helio Costa"!

Boa leitura da mensagem do Virgílio Freire e boa visita ao seu blog!

Comentários?
Ao debate!

Um abraço cordial
Helio Rosa

--------------------------------

de Virgilio Freire <virgilio.freire@gmail.com>
para Virgilio Freire <virgilio.freire@gmail.com>
data 29 de novembro de 2009 23:06
assunto O Nebuloso “Plano de Banda Larga” do Ministro Helio Costa

Na última sexta-feira, 24 de Novembro, Helio Costa, Candidato a Governador de Minas Gerais e atual Ministro das Comunicações, entregou ao Presidente Lula um “Plano Nacional de Banda Larga”. O documento tem 197 páginas com gráficos, tabelas, dados, etc. O assunto é importante, e vem sendo discutido pelo Governo e pela Sociedade Civil há vários meses.

Li na íntegra todas as 197 páginas do “Plano” do Ministério das Comunicações. É a única forma de avaliar o documento e poder fazer uma análise crítica do mesmo.

Hoje, segunda-feira, 30 de Novembro, estou publicando matéria no meu blog com minhas observações e críticas à proposta do Minicom.

Dividi o artigo em duas partes, a fim de facilitar a leitura e a impressão: na primeira parte, abordo o histórico do Projeto de Banda Larga Nacional, contando os principais episódios de sua evolução, e a dinâmica política envolvida, principalmente entre o Minicom, de um lado, e o Ministério do Planejamento e a Casa Civil, de outro.

Através deste relato cronológico espero que o leitor fique com uma boa percepção das idas e vindas, das manobras políticas, e do rumo que o Presidente Lula está definindo para a Banda Larga no Brasil.

Na segunda parte, faço uma análise do documento proposto pelo Minicom, mostrando inconsistências, incoerências e lacunas que não deveriam existir em um Plano de tal importância.

Ainda mais que, segundo o próprio Minicom, o documento foi elaborado pelas Operadoras de Telecomunicações, que têm em seus quadros profissionais de bom nível, e têm nas matrizes em Madri, Cidade do México, Roma, etc., mais recursos que poderiam ser mobilizados para a elaboração do Plano.

Ao final, proponho uma conclusão e um rumo para a Governança e a execução do Plano de Banda Larga Brasileiro.

A primeira parte da matéria, que trata do histórico do Plano, você pode ler clicando aqui:
http://virgiliofreire.blogspot.com/2009/11/o-nebuloso-plano-de-banda-larga-do_29.html 

A segunda parte, com uma análise mais detalhada do documento, você pode ler abaixo, ou clicando aqui:
http://virgiliofreire.blogspot.com/2009/11/o-nebuloso-plano-de-banda-larga-do.html

Virgílio Freire


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil