BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Setembro 2009               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


07/09/09

• Dois "posts" de Flávia Lefèvre sobre a demissão do superintendente da Anatel, Gilberto Alves

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br, wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 7 de setembro de 2009 20:56
assunto Dois "posts" de Flávia Lefèvre sobre a demissão do superintendente da Anatel, Gilberto Alves

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

Transcrevo abaixo dois "posts" recentes no blog da Flávia Lefèvre.

O tema "Gilberto Alves" foi tratado em recente
Denúncia contra a ANATEL no Tribunal de Contas da União promovida pela Pro Teste, com apoio da Frente dos Consumidores de Telecomunicações, em documento assinado pela Flávia.

O assunto é grave e novamente expõe a Anatel e sua atuação como Agência Reguladora.

Arrisco um resumo "recortado" da mídia (a conferir!) sobre o início do "incidente":
A Superintendência de Gilberto Alves elaborou um
Informe em maio do ano passado, que diz que há “fortes indícios da falta de razoabilidade dos montantes de multas impostos às prestadoras de serviços de telecomunicações”. Isto é, para a Superintendência de Serviços Públicos da agência, as multas aplicadas por ela própria são excessivas.
Os informes foram apensados a mais de 200 PADOs (Processo de Apuração de Descumprimento de Obrigação), que questionam o valor das multas contra as operadoras.
Ante a esse verdadeiro escândalo, a providência tomada pelo presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, foi a de pedir à Corregedoria da agência para apurar o caso.
Contudo, a Corregedoria simplesmente concluiu que a atribuição legal do superintendente de Serviços Públicos da Anatel é exatamente o de produzir informes favoráveis às teles. Ou seja, a função da SPB é produzir os argumentos – arcabouço jurídico, ....  para as teles questionarem o valor das multas que lhe são aplicadas.
Em sua “atribuição legal” pró-teles, Alves encaminhou memorando à gerência de Competição determinado que o informe no 149 fosse anexado aos PADOs.
O procurador da República e coordenador do Grupo de Trabalho em Telefonia do MPF, Duciran Farena, frisou que “não resta a menor dúvida de que nos casos de execução judicial das multas, o informe - que já é de conhecimento das empresas - será utilizado para questionar em juízo os valores aplicados. É um verdadeiro tiro no pé, justo no momento em que a AGU planeja cobrar as multas judicialmente”.

Assim, vale conferir os "posts" da Flávia (abaixo) que comentam o prosseguimento das ações.

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

----------------------------------

04/08/09
• A lei da Ação e Reação

de Flávia Lefèvre Guimarães <flavia@lladvogados.com.br>
para Comunidade WirelessBRASIL
data 4 de setembro de 2009 08:53
assunto A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO 

Bom dia!

Não pude deixar de me manifestar sobre a notícia transcrita mais abaixo:
A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO!
COMEÇAM AS REAÇÕES ÀS PERPLEXIDADES QUE SE INSTALARAM HÁ ANOS NA ANATEL ...

Um grande abraço
Flávia Lefèvre Guimarães

-------------------------------

Fonte: Teletime
[03/09/09]   Superintendente Gilberto Alves é exonerado, a pedido, do comando da SPB - por Mariana Mazza

Gilberto Alves deixa a Superintendência de Serviços Públicos (SPB) da Anatel

O Superintendente de Serviços Públicos, Gilberto Alves, deixou os quadros da Anatel. O Conselho Diretor da agência aceitou nesta quinta-feira, 3, o pedido de demissão de Alves, entregue na semana passada. A saída do superintendente está relacionada com a produção do informe das multas altas, produzido pela Superintendência de Serviços Públicos (SPB), no qual a própria agência sugere que as sanções aplicadas às concessionárias não são razoáveis e seu pagamento pelas empresas poderia gerar um risco sistêmico no setor.

Na carta de demissão, o superintendente rememora seus anos de trabalho no setor e faz questão de ressaltar que as investigações internas da Anatel não chegaram a nenhuma conclusão com relação à responsabilidade sobre a produção dos informes. Na semana passada, o Conselho Diretor decidiu que os informes devem ser retirados dos mais de 200 Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigação (Pados) e que o estudo que embasou os documentos não reflete uma posição oficial da agência, sendo de completa responsabilidade dos técnicos da SPB.

A substituição definitiva de Alves ainda não foi decidida. Por enquanto, o gerente-geral de Outorgas, Acompanhamento e Controle de Obrigações Contratuais da SPB, Fernando Pádua, assume interinamente o comando da superintendência. A exoneração a pedido foi negociada com Gilberto Alves, pois sua demissão já estava decidida informalmente pelo Conselho Diretor. Com a exoneração, a Anatel espera pôr um ponto final no que se tornou um dos maiores problemas da autarquia nos últimos tempos.

Após a divulgação dos informes por este noticiário, em março deste ano, os órgãos de controle externo abriram uma grande investigação sobre o caso. Provocados pelo Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) abriram processos contra a Anatel, que ainda podem resultar em ações por improbidade administrativa por conta da produção do informe. O grande problema para estes órgãos é que a Anatel teria formado prova contra si mesma, comprometendo sua atribuição sancionadora.

---------------------------------

06/09/09
• O Superintendente Gilberto Alves, pegou o boné magoado com a procuradora da Anatel, Ana Luiza Valadares

de Flávia Lefèvre <flavialefevre@yahoo.com.br>
para Helio Rosa e Grupos
data 6 de setembro de 2009 12:03
assunto O Superintendente Gilberto Alves, pegou o boné magoado com a procuradora da Anatel, Ana Luiza Valadares

Esta notícia pode complementar a anterior sobre a "lei da ação e reação".

O que será que está acontecendo dentro da ANATEL? Como pode um superintendente elaborar informe técnico de tamanhas proporções - concluindo que o valor das multas aplicadas pela própria agência às Teles é muito alto - baseado apenas em conversas com a Procuradora?

Sem uma análise jurídica concreta e materializada com o aval efetivo da procuradoria, o superintendente decidiu juntar o informe em centenas de processo!!! É razoável pensarmos que a agência funcione com esse grau de precariedade?

Ainda bem que o Conselho Diretor mandou retirar os informes de todos os processos. Mas vamos ver qual será o uso que os advogados das empresas vão fazer do documento.

Agora, é possível que os envolvidos nessa lambança passem a acertar tudo lá fora no "pinga fogo".

Lembro que na representação da Frente dos Consumidores de Telecomunicações, apresentada a PGR em novembro de 2008, que tem como objeto as improbidades ocorridas nos processos de alteração de metas de universalização e plano geral de outorgas, alguns dos personagens dessa mais nova novela estão expressamente referidos.

Será muito bom que o Sr. Gilberto não sirva de bode expiatório. É fundamental que se apurem as responsabilidades de todos os envolvidos em todas as irregularidades que, espero, sejam devidamente descobertas e corrigidas.

Caso contrário, o caso isolado funcionará como mais uma injustiça entre tantas que ocorrem na ANATEL, para justificar o rodízio de pizzas.

Abraço. 
Flávia

--------------------------------

Fonte: Tele.Síntese
[04/09/09]   Gilberto Alves deixa a Anatel - por Miriam Aquino  

O superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Gilberto Alves, pegou o boné. Depois de tirar um período de férias para acalmar os ânimos sobre os problemas causados com o informe técnico que questionava o valor das multas aplicadas pela Anatel, ele retornou ao cargo, por pouco tempo. 

Alves sai magoado com a procuradora da Anatel, Ana Luiza Valadares, que foi consultada inicialmente sobre o informe, e, em parecer da Procuradoria, atesta que o documento não provocaria impactos econômicos sobre os entes regulados. Com esse aval jurídico prévio Alves decide anexar o documento em centenas de Pados (Processo Administrativo de Descumprimento de Obrigações), que geravam multas milionárias contra as operadoras. Depois que o Ministério Público e a Ouvidoria da Anatel manifestaram-se contrários ao documento da superintendência,a Procuradoria resolve questionar o procedimento.

A decisão do conselho diretor da semana passada, referendando o parecer da Procuradoria, e mandando retirar dos Pados o estudo técnico da superintendência foi o que faltava para Alves deixar a agência. 


 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil