BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Abril 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


25/04/10

• Telebrás, Eletronet e PNBL (249) - Tele.Síntese afirma que Telebrás será reativada "com poderes em internet e telefonia"

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
O Tele.Síntese publicou, na sexta-feira (23) uma matéria que poderá gerar polêmica.
Como se fosse um "fato relevante oficial", afirma que "
a Telebrás será reativada com mais poderes do que já teve e "passará a ter por finalidade a prestação direta de serviços de telecomunicações".
A repercussão foi relativamente pequena na blogosfera e não encontrei referências nos principais sites noticiosos.
É provável que haja uma grande movimentação da bolsa com os papéis da Telebrás nesta segunda (26).
O Tele.Síntese cumpriu seu papel ao comentar o documento que teve acesso mas, novamente, alguma autoridade ou membro da equipe dos "planejadores", deixou vazar (de modo irresponsável e/ou com segundas intenções, no meu entender) uma informação - seja ela verdadeira ou falsa - que provocará o enriquecimento de muitos especuladores.
E a CVM..

Já lá vão seis meses deste "faz que vai mas não vai": isto é uma vergonha!

02.
Mais abaixo transcrevo a matéria citada:
Fonte: Tele.Síntese
[23/04/10]  Decreto de Lula reativará Telebrás com poderes em internet e telefonia - por Miriam Aquino

A suposta minuta do projeto, divulgada anteriormente, constou deste "post":
29/01/10
Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (135) - Banda Larga pode virar "serviço público"? + Íntegra da suposta minuta do "Decreto do PNBL" 

Ao debate!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

---------------------------------

Fonte: Tele.Síntese
[23/04/10]  Decreto de Lula reativará Telebrás com poderes em internet e telefonia - por Miriam Aquino

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) deverá ser anunciado para a Nação na próxima semana. Entre os documentos mais importantes a serem divulgados, estará presente o decreto assinado pelo presidente Lula, cujos termos são praticamente os mesmos àqueles da versão de 30 de dezembro de 2009, que o Tele.Síntese publicou com exclusividade em 29 de janeiro de 2010.

A Telebrás será reativada com mais poderes do que já teve e "passará a ter por finalidade a prestação direta de serviços de telecomunicações", conforme os dizeres do decreto, que foram mantidos na versão final. Mas haverá algumas restrições para a sua atuação: ela será usada para a implementação da intranet do governo federal; apoio e suporte a políticas públicas de conexão à internet e provimento de acesso em banda larga para universidades, centros de pesquisa, escolas, hospitais, postos de atendimento, telecentros comunitários e outros pontos de interesse público; provimento de infraestrutura e de redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas e conexão à internet; e provimento de acesso em banda larga para usuários finais, pelo menos em municípios onde inexista a oferta daqueles serviços.

O Decreto irá transferir ainda para a Telebrás a infraestrutura de redes de telecomunicações de propriedade ou posse da Administração Federal Direta e Indireta. No caso das estatais (empresas de economia mista), das empresas da administração indireta (como Serpro ou Dataprev), o uso da infraestrutura será realizado mediante contrato de cessão.

Além de reativar a Telebrás, conferindo maiores poderes à estatal, o decreto lista cinco diretrizes do governo e lista uma série de medidas regulatórias que deverão ser implementadas pela Anatel, para que a política de banda larga se efetive. Por fim, o decreto cria o Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital - CGPID.

Acesse aqui o link com a versão publicada pelo Tele.Síntese, em 29/01/2010, que refere-se à versão do dia 30/12/2009. O documento final tem poucas mudanças em relação a esta minuta, por isso decidimos disponibilizar o link de acesso.
 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil