BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Agosto 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


14/08/10

• "Telefonica+PT+Vivo+Oi+TIM" (8) - O balcão governamental de negócios

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

No último "post" (01 Agosto) critiquei a mídia pelo "desmemoriamento" em relação às ligações entre a PT (Portugal Telecom) e o PT.
Estas ligações eram necessárias para entender as colocações da nossa Flávia Lefevre e do Estadão que recorto:

Flávia Lefèvre: (...) Enfim, queria entender qual a lógica que vem regendo as movimentações desse jogo de interesses; ou mais ainda, se há lógica nisso tudo ou se estamos navegando sem rumo e prestes a sofrermos um colapso num futuro muito próximo.(...)
Editorial do Estadão:
(...) A verdade é que, ainda uma vez - por motivos que cada qual é livre para imaginar quais sejam -, a autoridade pública se colocou a serviço de corporações privadas familiarizadas com o caminho das pedras do Planalto. Se agora existe o "interesse social e econômico do País", de que falava o ministro das Comunicações para disfarçar a intermediação de 2008, ninguém sabe, ninguém viu. (...)

Recebi cordiais e-mails de "narizes torcidos" ao vincular José Dirceu à este grande negócio, quando citei uma matéria de 2005.

Quero agradecer à "Revista Veja" que veio em meu socorro :-) na edição de 4 de agosto de 2010 no artigo citado na capa "A multinacional socialista".
Copio do papel:
(...)
O ingresso da Portugal Telecom na Oi evidencia ainda o avanço do grupo português Ongoing no Brasil.
Comandado pelo empresário Nuno Vasconcellos, a Ongoing tornou-se recentemente um dos principais acionistas individuais na PT. Contou para isso com financiamentos concedidos por bancos públicos do seu país, conferidos sob os auspícios do primeiro-ministro Sócrates Vasconcellos, que herdou da família uma fábrica de sabão, é hoje um dos homens mais ricos de Portugal, dono de jornais e canais de TV, todos afinados com os socialistas. sua influência já cruzou o Atlântico, numa velocidade bem superior à das caravelas de Pedro Álvares Cabral.

No último ano a Ongoing lançou por aqui o jornal Brasil Econômico, além de ter fechado a compra do carioca O Dia.
A Ongoing, na verdade, possui 30% da Empresa Jornalística Econômico, que é a dona, juridicamente, desses jornais no Brasil, no limite que a legislação permite para a participação de estrangeiros em empresas do setor. Os demais 70% pertencem à brasileira Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos , que vem a ser... mulher de Nuno Vasconcellos.

O português soube como cultivar suas sesmarias em solo brasileiro. José Dirceu assina uma coluna no jornal. Além disso, Evanise dos Santos, mulher de Dirceu, é diretora de marketing do Brasil Econômico.

O ex-ministro nunca escondeu que defendia o ingresso da telefônica portuguesa na Oi, como manifestou mais de uma vez. Foi padrinho de casamento da PT com o PT.
(...)

No governo - e não é privilégio do atual - há um enorme balcão de negócios, fartamente noticiado pela imprensa séria.
E então, com tranquilidade, podermos vincular este hipernegócio ao PNBL, que a Oi pretende capitanear.

Ao debate!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil