BLOCO
Blog dos Coordenadores ou Blog Comunitário
da
ComUnidade WirelessBrasil

Fevereiro 2010               Índice Geral do BLOCO

O conteúdo do BLOCO tem forte vinculação com os debates nos Grupos de Discussão  Celld-group e WirelessBR. Participe!


03/02/10

• Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (139) - "É hora da manifestação individual!" + Notícias do Blog do Leonardo Araújo

de Helio Rosa <rosahelio@gmail.com>
para Celld-group@yahoogrupos.com.br,
wirelessbr@yahoogrupos.com.br
data 3 de fevereiro de 2010 09:22
assunto Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (139) - "É hora da manifestação individual!" + Notícias do Blog do Leonardo Araújo

Olá, ComUnidade WirelessBRASIL!

01.
Recebo uma pergunta em "pvt" sobre o "envolvimento" da ComUnidade com o tema Telebrás e permito-me responder em nossos fóruns.

Como participante da equipe de moderadores dos Grupos WirelessBR e Celld-group, parte da minha "função" é o convite permanente ao debate, ao questionamento, à critica construtiva e às especulações que instiguem as discussões.

Não raro o resultado desta constante "chamada geral" é o conhecido "estrondoso silêncio" nos fóruns o que não significa que os temas não estejam repercutindo em outras esferas. :-)

Os Grupos funcionam como uma enorme caixa de ressonância que constantemente irradia informações e conhecimento para o "mundo exterior" e lá estão os leitores de nossa páginas e os jornalistas conhecidos que recebem algumas de nossas mensagens.

Neste processo, como um simples participante, não me omito também em opinar livremente sobre os temas, dentro de minhas limitações.

Sou contra a reativação da Telebrás e tenho criticado duramente a gestação do PNBL feita a sete chaves nos meandros dos gabinetes ministeriais.

Creio que o vazamento da minuta do PNBL foi proposital, como uma espécie de "balão de ensaio" para aferir a opinião da sociedade.

Algumas "fontes de bastidores" citam que pessoas da área técnica dentro das equipes ministeriais também questionam fortemente o caráter eleitoreiro do PNBL, a dificuldade de costurar as parcerias e estabelecer metas, a falta de dados concretos do mercado e os entraves legais para reativação da Telebrás.
Por tudo isso, o PNBL poderá ser um "tiro no pé" na campanha, se não for bem conduzido. O governo está inseguro e cauteloso e isso é muito bom!  :-)

Na minha opinião o assunto deve ser enviado para o Congresso para continuação do estudo e possível implementação no próximo governo, seja qual for.

02.
Mas..."meno male", temos uma suposta minuta e, independente do texto ter vazado ou ter sido plantado, aí está a oportunidade para a discussão!

Não só de discussão e debate mas também de manifestação individual!
Contra ou a favor, escreva para seu deputado e seu senador (só para rimar...)  :-)

E aqui estão alguns endereços já mastigados para copiar/colar (Casa Civil, Minicom, CVM e um deputado que já se interessou pelo tema):
casacivil@planalto.gov.br; gabinete@mc.gov.br; ouvidor@cvm.gov.br; conjur@mc.gov.br; jorge.motta@telebras.com.br; loreni.foresti@planejamento.gov.br; rogerio.santanna@planejamento.gov.br; dep.paulobornhausen@camara.gov.br.

03.
Abaixo, as últimas notícias quentinhas, do forno do Blog Insight - Laboratório de Ideias, de Leonardo Araujo:

Marcelo Branco foi liberado para "tuitar" reunião de Lula

Reunião do Plano de Banda Larga do presidente Lula vaza no Twitter

Brazil May Use Telebras for Broadband, Santanna Says

Plano nacional de banda larga deve sair neste mês

Presidente Lula na reunião com a sociedade civil sobre o PNBL

Rádio Câmara entrevista o Dep. Federal Paulo Lustosa sobre o PNBL e o FUST

Plano Nacional de Banda Larga beneficia regiões remotas, diz diretor da RTIS

Governo diz ao Congresso que banda larga é prioridade em 2010 e pede mudança na Lei do Fust

Grupo de Trabalho discute hoje infraestrutura de Banda Larga com Lula

PNBL e Telebrás despertam a atenção do Vale do Silício

Banda larga com serviço público não tem apoio de Santanna

Latino América se convierte en un buen destino de inversiones TIC

04.
Consulte este "post":
29/01/10
Telebrás, Eletronet e "Plano de Banda Larga" (135) - Banda Larga pode virar "serviço público"? + Íntegra da suposta minuta do "Decreto do PNBL" 

Ao debate!

Boa leitura!
Um abraço cordial
Helio Rosa

 


 [Procure "posts" antigos e novos sobre este tema no Índice Geral do BLOCO]            ComUnidade WirelessBrasil